Uma nova visão

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Para superar as diferenças entre pessoas e departamentos, você deve chegar a um denominador comum. Um ponto em que todos concordem. Muitas pessoas usam o comum “todos queremos o bem desta empresa, que ela dê lucro”. É um bom começo, mas outras organizações vão além. Criam uma imagem que simboliza o que querem passar e a utilizam como ponto de união.

Dom Quixote foi a referência escolhida por uma dessas empresas. A ideia era que os colaboradores incorporassem características como imaginação, compromisso e disposição para enfrentar os concorrentes (que parecem gigantes, mas não passam de moinhos de vento). Como é uma história conhecida pela maioria, a identificação é imediata e todos concordam com os valores, ajudando a diminuir as diferenças.

Faça uma reunião de brainstorming e chegue, junto com sua equipe, à referência que vai orientar o trabalho de sua empresa. Esse debate em conjunto é o pontapé inicial para fazer as coisas acontecerem da maneira correta.


Você está pronto para receber uma promoção?

Se você é candidato a uma promoção – ou pensa que deve ser –, responda estas perguntas o mais objetivamente possível:

  1. Eu sou competente na minha função atual? Se você ainda não é um profissional respeitado no que faz, uma promoção pode ser perigosa tanto para você quanto para a empresa.
  2. Eu quero essa função? Não deseje algo, pois você pode acabar conseguindo. Pense por que você quer essa promoção. Não se coloque em uma posição na qual você vai acabar recebendo mais responsabilidades do que realmente deseja.
  3. Eu posso me comunicar efetivamente? O que conta não é o quão brilhante você é, mas como se impõe perante as pessoas que vai supervisionar. Gostar de trabalhar sozinho é aceitável em algumas funções, mas não em um cargo de gerência.
  4. Eu posso motivar os outros? Querer que as tarefas fiquem prontas não é suficiente. Gerentes eficazes têm de ser capazes de demonstrar o seu entusiasmo para os membros da equipe. Você precisa descobrir formas de motivar sempre.
  5. Eu estou pronto para supervisionar outras pessoas? Se a promoção for para um cargo de supervisão, ela requer alguns conhecimentos em psicologia e muita habilidade. Esteja certo de que você está pronto para abrir mão da sua contribuição individual em favor do grupo.
  6. Eu posso superar as minhas falhas? Veja se suas dificuldades podem ser contornadas de forma que não prejudiquem ninguém.

Gerenciar, supervisionar e liderar equipes não é brincadeira. Antes de aceitar uma promoção, certifique-se de que você está preparado para o cargo que lhe foi oferecido. O futuro da sua carreira (e da empresa em que você trabalha) depende disso!


Outra cultura

Em sua passagem pela DuPont, o especialista Ram Charan observou que dificilmente pequenos projetos recebiam verbas; toda a atenção ia para os grandes lançamentos, que prometiam abalar o mundo. Charan mudou a cultura, mostrando que pequenos projetos podem gerar uma boa lucratividade todos os meses. Hoje, esses produtos menores geram 20% do faturamento da companhia. Como isso funciona na sua empresa?

“A maior dificuldade do mundo não é fazer com que as pessoas aceitem as novas ideias, mas, sim, fazê-las esquecer as velhas.” – John Maynard Keynes


Mudanças à frente

placa mudancaA todo momento, os liderados são confrontados com situações que envolvem novos rumos, principalmente quando existem temores no mercado devido à situação financeira. Veja como manter a situação sob controle:

  • Seja claro. Não esconda nada. Mostre a situação da empresa no momento, o que está sendo prejudicado ou o que não está funcionando como deveria. Tome cuidado para não apontar culpados. Deixe que cada um faça a reflexão que quiser. Atenha-se aos fatos, aos números.
  • Diga que a empresa não precisa ser daquele jeito. Compartilhe projetos, o que você espera que as pessoas estejam fazendo dali a alguns anos. Abuse de histórias e exemplos cheios de detalhes para fazer com que todos, literalmente, sonhem.
  • Aos poucos, traga sua visão positiva e otimista para perto da realidade. Diga algo como: “Para isso, os departamentos precisam cooperar e precisamos chegar em novembro com ‘tal coisa’ realizada.”
  • A partir daí, pergunte ao seu pessoal: “O que você pode fazer para ajudar todos a alcançarem as metas?” Faz parte do seu papel como líder entender as dificuldades da equipe e saber como pode resolvê-las.
  • Faça com que cada um anote seu objetivo e registre uma maneira de mensurá-lo. A seguir, cada grupo de trabalho ou equipe deve unir aqueles objetivos individuais em objetivos maiores.
  • Por último, defina parâmetros de mensuração e datas em que os resultados serão cobrados. A cobrança é fundamental para manter a equipe nos trilhos.

Não exagere

Reconhecer as vitórias de sua equipe é essencial para mantê-la motivada a conquistar resultados cada vez melhores. No entanto, é preciso fazer isso da maneira correta. Exageros podem ser interpretados como uma forma de “comprar” a pessoa, ou como falsidade pura e simples. Quando a situação exigir apenas um “muito bem” público, fale apenas isso. Guarde as grandes celebrações para momentos realmente especiais.


Organize sua mesa

organize mesaMantenha a mesa do seu escritório sempre arrumada seguindo estes conselhos:

  • Determine um lugar na mesa para cada material e tente mantê-los nesses lugares.
  • Limpe a sua mesa todo final de tarde.
  • Se sua mesa já é um desastre, comece a trabalhar por partes. Junte toda a bagunça e avalie cada item, colocando cada um no seu lugar ou jogando fora.
  • Uma vez que você começou, mantenha-se na linha. Persistência e continuidade irão ajudá-lo a manter sua mesa organizada.

A mesa de um líder fala muito sobre ele. Você não quer que sua mesa demonstre que você é desorganizado, desfocado e descomprometido, quer?

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