VendaMais
Consultoria Treinamentos Liderança Games BPO comercial SalesTrain Cases Conteúdos Sobre Seja um parceiro · VM Partners Fale com um especialista →

Uma semana marcante

Site VendaMais

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Uma semana marcante

Olá.

Três dias de muita correria, várias lições e muitos debates. A quinta edição da ExpoVendaMais terminou deixando saudades. Em novo formato, o evento separou os cerca de 500 participantes de acordo com suas funções em mesas circulares. Assim, gestores, líderes, profissionais de vendas e a comunidade Small Giants puderam conhecer outros profissionais de cargos semelhantes em outras empresas e, dessa maneira, trocar informações e debater assuntos provocados pelos sete palestrantes.

Tudo começou com a palestra de George Vidor sobre o futuro da economia brasileira. E que futuro! Ele explicou que 2011 não será apenas um ano, e sim o início de uma fase de excelentes notícias para os empresários brasileiros que deve durar os próximos 20 anos.

E como se preparar para todo esse potencial? Seguindo os passos orientados no restante da programação! O primeiro dia contou ainda com a presença de Fábio Fiorini, que perguntou ao público quanto pagariam por um lindo brinco de brilhantes da famosa marca Tiffany e por um brinco à venda nos supermercados Walmart. Com esse exemplo, ele mostrou a diferença da marca na vida (e nas vendas) das empresas e sugeriu formas para sair do ambiente de hiperconcorrência.

Em seguida, foi a vez de Paul Spiegelman contar como é a vida na Beryl, empresa norte-americana de call center. Desmistificando a ideia de que call center é um lugar com alta rotatividade de pessoas, Paul mostrou como, ao lado de suas centenas de colaboradores, transformou a Beryl na segunda melhor empresa para se trabalhar da América.

E você, o que tem feito para tornar a sua empresa diferente e agradável para os seus clientes internos? Aliás, para aqueles chefes à moda antiga, que acham que esse tipo de ação traz prejuízos para a companhia, vale ressaltar os números da Beryl: ela atinge lucro de 21% ao ano, enquanto a concorrência atinge em média 5%.

A festa ficou completa com a surpresa que minha equipe e eu preparamos em parceira com a empresa Melhor da Vida. Uma experiência única, em que todos os participantes da ExpoVendaMais 2010 puderam aprender a tocar instrumentos e a sambar com uma verdadeira escola de samba – com direito a passistas, bateria, mestre-sala e porta-bandeiras! Imagine cerca de 500 empresários (incluindo eu) vivendo esse desafio nada convencional?

No segundo dia, foi a hora de colocar a mão na massa. Edison Talarico apresentou a ferramenta GeoSale, destinada a fazer cada participante analisar minuciosamente o que sua empresa está fazendo (ou deixando de fazer) para crescer e se preparar para o futuro, e ensinou a criar uma estratégia consistente e que traz resultados.

Depois, foi a vez de João Baptista Vilhena desmistificar algumas visões do que é ser líder e ressaltar os novos paradigmas da área de liderança em vendas. Para Vilhena, está faltando razão e emoção à maioria desses líderes, que estão agindo como se tivessem um “coração de ouro”, ou seja, duro e frio.

A discussão sobre vendas permaneceu no último dia, com Walter Longo apresentando a sua visão de futuro para a profissão. Comparando as empresas e os empresários a elefantes de circo, ele afirmou que muitos estão presos em uma forma de pensamento antiga e limitante. Para ele, o futuro será daqueles que conseguirem utilizar a tecnologia para realmente dialogar com seus clientes – e não impor propagandas e induzir vendas forçadas aos consumidores.

Para finalizar, nada mais adequado que uma chacoalhada para percebermos as várias oportunidades que deixamos para trás ao nos prendermos a atitudes acomodadas. Steven Dubner contou como é a vida na Associação Desportiva para Deficientes e provou que, independentemente de qualquer dificuldade da vida, é preciso acreditar, e não ficar reclamando dela e se fazendo de coitado. Problemas todo mundo tem, assim como oportunidades. A que você vai dar foco?

Além das palestras, fizemos rodadas de negócios em parceria com a Amcham e tornamos a feira ainda mais atrativa ao realizarmos mais uma edição do Experience, momento para fazer negócios, conhecer pessoas e, por que não, concorrer a prêmios?

Foi um evento muito marcante para mim e que consolidou uma nova forma de fazer a ExpoVendaMais. A riqueza dos debates e as várias ideias que tive ao conversar com centenas de participantes mostraram que estamos no caminho certo.

No mais, só tenho a agradecer a todos que participaram desse evento. Caso você não tenha conseguido vir este ano à ExpoVendaMais ou queira rever um pouco do que vivemos nesses três dias, acesse o site: www.expovendamais.com.br e confira a cobertura feita em tempo real das palestras e dos debates realizados.

Um abraço e boa$ venda$, nos vemos em 2011!

Raúl Candeloro
 

Site VendaMais https://vendamais.com.br
Twitter Raúl Candeloro http://twitter.com/raulcandeloro
DICA DO CONSULTOR DA SEMANA

Quais competências um gestor comercial precisa ter?

Por J. B. Vilhena

Competências gerais:

  • Capacidade de comunicação É preciso tomar cuidado para não confundi-la com falar muito. A comunicação eficaz pressupõe capacidade para ouvir, destreza para convencer e humildade para calar.
  • Habilidade de coordenação Significa ser capaz de juntar peças aparentemente distintas, fazendo com que cada parte funcione em sintonia com o todo. Do que adianta vender muito se não temos produtos para entregar? A capacidade de coordenar os esforços da sua área com outras distingue o gestor comercial do simples gerente de vendas.
  • Liderança Um líder deve buscar o aporte de especialistas para obter conhecimentos da área e ser uma pessoa capaz de mobilizar pessoas na busca por resultados.

Competências específicas da função:

  • Capacidade de pensar, planejar e administrar recursos estrategicamente.
  • Capacidade de escolher a melhor estrutura da força de vendas.
  • Competência para recrutar, selecionar, treinar e remunerar a equipe de vendas.
  • Capacidade de avaliar pessoas, processos e estrutura.

Veja que as duas listas acima contemplam competências bastante distintas daquelas que poderiam ser atribuídas aos grandes vendedores.

J. B. Vilhena é professor, colunista da VendaMais e presidente e consultor sênior do Instituto MVC.
Visite o site: www.institutomvc.com.br
E-mail: vilhena@institutomvc.com.br

Esse texto foi extraído da Comunidade ExpoVendaMais. Lá, estão publicados alguns conteúdos para fomentar discussões entre os participantes desse evento. Se você participou da ExpoVendaMais 2010, acesse o site: www.expovendamais.com.br e confira esse artigo na íntegra, além do material extra de liderança focada em resultados.

OPINIÃO DO LEITOR

“Gostaria, nesta oportunidade, de parabenizar a equipe da VendaMais pelo brilhante trabalho desenvolvido. Os textos e as dicas que vocês nos proporcionam são excelentes ferramentas de trabalho para o nosso dia a dia. Obrigado por permitir que façamos parte dessa conquista!”
José Pereira Rodrigues – Gerente administrativo

PARA PENSAR

“Profissionais bem-sucedidos são aqueles que conseguem alinhar suas atividades com o futuro da empresa”
Cynthia Shapiro

Mande suas ideias por e-mail ou contribua com sugestões, enviando sua mensagem para: raul@vendamais.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda

Quando (e como) um líder comercial deveria pedir ajuda?

O erro não está apenas em pedir tarde, mas em ...
Leia Mais →
Quando demitir

Quando uma empresa deveria demitir um vendedor?

Quando demitir um vendedor? Demitir um vendedor nunca deveria ser ...
Leia Mais →
Negociando com IAs: o que as IAs revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs: o que elas revelaram sobre empatia e firmeza

Negociando com IAs Até a IA já cansou do negociador ...
Leia Mais →