Vale a pena investir em princĂ­pios e valores

Um estudo feito pela London Business School em parceria com a Copenhagen Business School (duas renomadas universidades europeias) apontou que se as mĂ©tricas financeiras tiverem muito destaque, vĂŁo acabar destruindo as mĂ©tricas relacionadas aos princĂ­pios e valores que uma empresa defende, e isso fará com que ela perca seu potencial de atrair gente qualificada, pois essas “pessoas especiais” estĂŁo mais interessadas nos valores do que no lucro.

Mas se o objetivo das empresas Ă© o lucro, vale a pena investir nos princĂ­pios e valores organizacionais?

Creio que o lucro não é um objetivo, mas, sim, uma necessidade. Se uma empresa passar vários períodos sem obter lucro, ou fecha as portas ou os investidores retiram seu capital – o que leva à mesma situação. Em segundo lugar, ter o lucro como principal objetivo é vazio e não dá sentido de direção para as ações da empresa. Afinal, o lucro pode ser obtido de muitas maneiras – às vezes, tortuosas e efêmeras. Em terceiro lugar, o lucro representa uma aspiração típica dos proprietários ou acionistas, que, com ele, terão remunerado seu capital investido. Porém, as empresas possuem outras pessoas interessadas em sua atuação, que possuem aspirações diferentes: funcionários, clientes, comunidade. E elas devem atender também a esses anseios para que possam sobreviver e se perpetuar.

Assim, no atual ambiente de mercado princĂ­pios e valores podem representar fontes de vantagens competitivas. Podemos destacar:

  • Maior valor agregado Ă  imagem da empresa, Ă  marca e aos produtos e serviços. A empresa passa a ser mais admirada pelos consumidores atuais e potenciais e pela comunidade. Em muitos casos, a decisĂŁo de compra pode ser definida a partir dessa atitude.
  • Maior motivação de seus funcionários. Os funcionários percebem que trabalham para uma empresa que se preocupa com Ă©tica e responsabilidade social, e isso os leva a se sentirem mais motivados, a quererem melhorar seu desempenho e serem mais aderentes aos programas da empresa. AlĂ©m disso, possuir funcionários motivados e que vistam e suem a camisa da empresa Ă© uma importante fonte de vantagem competitiva.
  • Maior capacidade de atrair gente competente. As empresas que investem em ações sociais sĂŁo mais admiradas tambĂ©m pelos empregados em potencial, que desejam trabalhar em organizações desse tipo. Consequentemente, sĂŁo mais capazes de atrair melhores funcionários.

Para empresas que trabalham baseadas em princĂ­pios e valores, os resultados nĂŁo tardam a aparecer e duram muito mais tempo (diferentemente de quem vive de enganar e iludir clientes).

Acreditar que a organização deve se tornar mais responsável pelo alcance das aspirações de seus diversos públicos de interesse e que, em contrapartida, eles se sentirão também responsáveis pelo alcance das aspirações da empresa é uma aposta sábia. Tenha certeza que vale a pena investir na disseminação de princípios e valores virtuosos.

JB Vilhena é presidente do Instituto MVC e coordenador acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV. Proferiu palestra na ASTD, o maior evento mundial na área de Treinamento & Desenvolvimento.
Visite o site: www.institutomvc.com.br
E-mail: [email protected]

ConteĂşdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima