Valor ou crescimento: em que vocĂȘ investe?

Responda rĂĄpido: qual Ă© sua filosofia de investimento? Se soube responder, ponto para vocĂȘ. Mas, caso tenha ficado procurando uma resposta, nĂŁo se desespere, pois a maioria dos investidores estĂĄ na mesma situação. Alguns atĂ© acreditam que seguem uma filosofia, mas basta uma notĂ­cia pessimista ou o surgimento de algum fato inesperado para que essa filosofia seja esquecida. No entanto, seguir uma estratĂ©gia Ă© fundamental para alcançar os objetivos estipulados. Um investidor sem uma estratĂ©gia clara vira presa fĂĄcil do mercado, fica sujeito a seguir conselhos de terceiros nem sempre confiĂĄveis, deixa de realizar ganhos por nĂŁo ser fiel a uma estratĂ©gia, gasta com corretagens desnecessĂĄrias um dinheiro que poderia estar rendendo em uma boa aplicação e perde o sono com medo do que poderĂĄ acontecer no dia seguinte

 

Aqui, nossa intenção não é apresentar fórmulas mågicas com resultados 100% garantidos, mas sim fornecer uma visão sobre estratégias sérias que fizeram a fortuna de grandes investidores. Hå décadas que o investimento em valor e em crescimento provam que dão resultado. Tanto que, enquanto um foi e é a base que norteia os investimentos de Warren Buffett, o outro contribuiu para tornar um pequeno fundo de investimentos o maior do mundo nas mãos do gestor de recursos Peter Lynch.

 

A escolha da filosofia que irĂĄ seguir dependerĂĄ de seu perfil e objetivos como investidor. ?Para fazer uma escolha vocĂȘ precisa olhar para dentro antes de olhar para fora. A melhor estratĂ©gia Ă© aquela que se adapta a sua personalidade no que diz respeito Ă s suas necessidades. Os investidores que optarem pelas filosofias de investimento que nĂŁo se coadunam com suas caracterĂ­sticas pessoais, mais cedo ou mais tarde, vĂŁo acabar abandonando-as, nĂŁo apenas pelo fato de que elas nĂŁo funcionam para eles, mas tambĂ©m devido a sua insatisfação com a inconsistĂȘncia de suas carteiras?, explica Aswath Damodaran no livro Filosofias de investimento ? EstratĂ©gias bem-sucedidas e os investidores que as fizeram funcionar.

 

O investimento em valor ? Value investing

Sabe aquelas promoçÔes imperdĂ­veis anunciadas pelos supermercados e redes de varejo? Às vezes, vocĂȘ estĂĄ precisando do tal produto anunciado e ele estĂĄ sendo vendido a condiçÔes imperdĂ­veis. VocĂȘ nĂŁo perderia a oportunidade de comprĂĄ-lo, certo? Essa mesma lĂłgica sintetiza o que o investimento em valor busca ? comprar açÔes quando estĂŁo em promoção, ou seja, subavaliadas pelo mercado. Essa estratĂ©gia foi a que Warren Buffett aprendeu com seu professor, o guru Benjamin Graham, na Columbia University. Buffett aperfeiçoou a teoria do mestre e o efeito disso vocĂȘ jĂĄ conhece. Alguma dĂșvida de que ela pode dar resultado?

 

O megainvestidor sempre defendeu a ideia de que as melhores empresas para se investir sĂŁo aquelas que comercializam produtos/serviços simples e fĂĄceis de entender. É muito mais prĂĄtico vocĂȘ encontrar barganhas procurando em lugares que jĂĄ conhece do que tentar entender negĂłcios complicados que aparentam esconder boas oportunidades.

 

No livro Investimento em valor ? Como lucrar com açÔes ?em promoção? e fugir das falsas barganhas, Christopher H. Browne explicita essa questão: ?Gosto de procurar negócios que eu possa entender e para os quais exista necessidade, um bom exemplo são os negócios com bancos. Desde que o homem deixou de ser um nÎmade, ele precisou de um banco. Talvez, os bancos sejam o setor mais antigo da economia e, até agora, ninguém inventou nada melhor.

 

Eu tambĂ©m gosto de alimentos, bebidas e gĂȘneros de necessidades bĂĄsicas que consumimos diariamente. Se vocĂȘ tem uma cerveja favorita, provavelmente, compra a mesma marca em 90% das vezes da mesma forma que faz com todos os outros produtos. Somos criaturas que adquirimos hĂĄbitos e costumamos repetir nossas preferĂȘncias quando saĂ­mos para fazer compras?. Ainda na obra, Browne sugere que vocĂȘ compre açÔes da mesma maneira com que compra carne ? em promoção. A lĂłgica do investimento em valor Ă© tĂŁo simples quanto os exemplos de Browne e a leitura desse livro Ă© um excelente ponto de partida para aprofundar os conhecimentos na ĂĄrea.

 

Em seu livro, Damodaran cita os exemplos a seguir como os fatores determinantes de sucesso do investidor em valor, confira:

 

  • Horizonte de longo prazo ? Para sermos bem-sucedidos na compra de açÔes, precisamos ser capazes de retĂȘ-las por vĂĄrios anos. Isso nĂŁo apenas porque essas açÔes exigem perĂ­odos de tempo longos para se recuperarem, mas tambĂ©m para permitir que diluamos os altos custos de transaçÔes a essas estratĂ©gias ao longo de um perĂ­odo maior.
  • Diversificação ? Como Ă© frequente que o mau desempenho de uma empresa seja seguido de problemas operacionais e financeiros, Ă© muito provĂĄvel que vĂĄrias das companhias que compĂ”em uma carteira perdedora deixem de existir. Nesse caso, se nĂŁo estivermos diversificados, o retorno da carteira tenderĂĄ a ser extremamente volĂĄtil, em consequĂȘncia de umas poucas açÔes que tenham perdido todo seu valor. Para contornar esse problema, devemos diluir nossas apostas por um grande nĂșmero de açÔes de empresas que atuem em um grande nĂșmero de segmentos econĂŽmicos. 
  • CaracterĂ­sticas pessoais ? O investimento em valor nĂŁo Ă© recomendado para investidores que sejam influenciados facilmente pelas mĂĄs notĂ­cias sobre seus investimentos ou pelas opiniĂ”es dos outros, sejam eles analistas, observadores do mercado ou seus amigos. Quase que por definição, poucas serĂŁo as notĂ­cias e opiniĂ”es favorĂĄveis que leremos a respeito das empresas, cujas açÔes compĂ”em nossa carteira. Para termos sucesso com essa estratĂ©gia, precisamos ter autoconfiança a fim de nos mantermos firmes em nossas posiçÔes enquanto outros pulam fora e estĂŽmago para enfrentarmos com tranquilidade a volatilidade no curto prazo.

 

As liçÔes de Aswath Damodaran para o investidor em valor

Para ser um investidor em valor, precisamos de:

 

  • Tempo ? As evidĂȘncias empĂ­ricas apontam para a direção de que o investimento em valor pode ter sucesso, mas seu segredo Ă© trabalhar com um horizonte de tempo de longo prazo. Se nosso horizonte de tempo for menor que dois ou trĂȘs anos, poderemos nos frustrar.
  • Disposição para assumir riscos ? Ao contrĂĄrio do que muitas pessoas pensam, as estratĂ©gias de investimento em valor podem envolver grandes riscos. Empresas que parecem baratas quando analisadas com base no Ă­ndice preço/lucro ou preço/valor contĂĄbil podem estar expostas tanto Ă  volatilidade nos lucros quanto a riscos de inadimplĂȘncia.  
  • De tolerĂąncia a mĂĄs notĂ­cias ? Como investidores que compram açÔes em baixa, devemos estar preparados para mais mĂĄs notĂ­cias sobre essas açÔes. Em outras palavras, as coisas podem piorar antes de começarem a melhorar.

 

O investimento em crescimento ? Growth investing

Podemos definir as açÔes de crescimento como pedras preciosas a serem descobertas. O investidor em crescimento estĂĄ sempre buscando açÔes que ainda nĂŁo foram percebidas pelo mercado, mas que tĂȘm alto potencial de crescimento. Geralmente, sĂŁo os papĂ©is de segunda linha, aqueles que nĂŁo fazem parte do Ă­ndice nem estĂŁo presentes nos noticiĂĄrios com frequĂȘncia.

 

Apesar dessa distorção entre uma filosofia e outra, tanto o valor como o crescimento buscam um mesmo objetivo: encontrar boas empresas a preços baixos. A diferença estå justamente onde cada uma procura essas companhias. Enquanto os value investors buscam a segurança e solidez das blue chips, os growth investors focam suas forças no futuro e crescimento das small caps.

 

O maior investidor em crescimento da história é, provavelmente, Peter Lynch. Muitos consideram-no o Warren Buffett do investimento em crescimento. Ele foi responsåvel por administrar, a partir de 1977, o então pequeno fundo de investimentos Fidelity Magellan Fund. Nos 14 anos que esteve à frente do fundo, Lynch transformou um patrimÎnio de US$18 milhÔes em US$15 bilhÔes e fez do Fidelity o maior fundo monetårio do mundo. Segundo Damodaran, a brilhante administração de Lynch ?ajudou a derrubar a ideia preconceituosa de que os investidores em crescimento eram otimistas incuråveis que compravam açÔes com base em promessas?. Em um artigo publicado na revista Worth, em 1996, Lynch apresentou seu sistema para detectar boas empresas. São 11 dicas que merecem ser consideradas.

 

  1. Preste atenção a fatos, e não a projeçÔes.
  2. Antes de investir em uma empresa, analise seu balanço anual para ver se ela é financeiramente saudåvel.
  3. NĂŁo compre opçÔes nem invista na margem. Com opçÔes, o tempo trabalha contra vocĂȘ e se estiver na margem, uma queda no mercado pode acabar com vocĂȘ.
  4. Quando vårios detentores de informaçÔes privilegiadas estão comprando açÔes de uma empresa ao mesmo tempo, isso é um bom sinal.
  5. Um investidor médio pode monitorar de cinco a dez companhias por vez, mas isso não quer dizer que irå comprar qualquer uma delas.
  6. Seja paciente. ApĂłs termos comprado, algumas açÔes demoram de trĂȘs a quatro anos para apresentar bons resultados, outras podem levar atĂ© dez anos.
  7. Entre cedo, mas nĂŁo muito. Pense no investimento em empresas de crescimento como se fosse uma partida de futebol. Tente entrar no jogo logo apĂłs o intervalo, porque o time jĂĄ terĂĄ se provado a essa altura. Se vocĂȘ comprar antes de saber a escalação, estarĂĄ assumindo um risco desnecessĂĄrio, caso compre no fim do jogo, poderĂĄ ser tarde demais.
  8. Não compre açÔes ?baratas? porque apenas são baratas. Compre-as porque seus fundamentos estão melhorando.
  9. Adquira pequenas empresas apĂłs mostrarem que podem ser rentĂĄveis.
  10. Os tiros no escuro frequentemente saem pela culatra ou ?nĂŁo saem?.
  11. Investigue dez companhias e é provåvel que encontre uma com perspectivas brilhantes não refletidas em seu preço.

 

As liçÔes de Aswath Damodaran para o investidor em crescimento

Para ser um investidor em crescimento, precisamos:

 

  • Ser capazes de fazer boas projeçÔes de crescimento e precificĂĄ-las bem ? O sucesso no investimento em crescimento reside, em Ășltima anĂĄlise, na capacidade de projetar o crescimento e de precificĂĄ-lo corretamente. Se formos melhores nisso do que o restante do mercado, melhoraremos nossas chances de sucesso.
  • Aproveitar os ciclos de crescimento quando ocorrem ? Historicamente, os investimentos em crescimento tĂȘm sido melhores quando o aumento dos lucros no mercado, em geral, Ă© baixo e os investidores estĂŁo pessimistas quanto ao futuro.
  • Saiba quando sair ? Ter uma boa estratĂ©gia de saĂ­da Ă© tĂŁo importante quanto uma de entrada. Saber como e quando sair de um investimento Ă© crĂ­tico para a proteção de seus lucros.

 

Dentro dessa visĂŁo geral sobre o investimento em valor e crescimento, Ă© provĂĄvel que vocĂȘ tenha se interessado mais por um que por outro ou, atĂ© mesmo, pelos dois ? nĂŁo importa. O que nĂŁo pode se esquecer Ă© que precisa ser fiel Ă  estratĂ©gia que seguir. Saber escolher boas empresas nĂŁo Ă©, necessariamente, exclusividade dos analistas de mercado. E sobre isso, Peter Lynch tem um Ăłtimo recado: ?Estou convencido de que qualquer pessoa, usando o bom senso e 3% de sua capacidade cerebral, pode escolher açÔes com a mesma competĂȘncia de um mediano analista da Wall Street?. Vai duvidar? 

 

Colaboração: João Guilherme Brotto

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima