Venda mais organizando melhor seu tempo

O tempo é um componente crítico em vendas. Os clientes não estão à sua disposição e não é sempre que se pode escolher horário para atendê-los.

O tempo é um componente crítico em vendas. Os clientes não estão à sua disposição e não é sempre que se pode escolher horário para atendê-los. Por isso, você deve organizar satisfatoriamente seu tempo, sempre tentando otimizá-lo. Você já ouviu falar da lei mais democrática do mundo?

Toda e qualquer pessoa do mundo, independentemente de cor, raça, sexo, nível cultural e social, tem as mesmas 24 horas por dia.

Como aproveitá-las é uma decisão sua. Às vezes, não é suficiente apenas dar duro no trabalho. Faz-se necessário que você invista tempo em coisas que vão lhe dar maior retorno pelo tempo investido. Conscientize-se de que seu tempo de vendas é um investimento e suas vendas pessoais são resultados do retorno deste investimento.

Obtenha o tempo máximo de vendas em sua semana de trabalho!

Oito dicas para administrar melhor o seu tempo

Quer ganhar tempo? Siga algumas dicas:

  1. Utilize mapas para localizar seus clientes geograficamente, a fim de traçar uma rota coerente de visitas;
  2. Monte territórios que contenham clientes suficientes para você visitar durante o dia, economizando tempo de percurso. Talvez descubra que está passando por clientes que poderia ter visitado, caso estivessem em uma programação organizada;
  3. Inclua mais clientes do que precisa em seu plano diário, de modo que cancelamentos não prejudiquem seu índice de contatos diários. Se quiser visitar oito clientes, planeje a visita de dez;
  4. Não faça pessoalmente o que pode fazer por telefone, fax ou e-mail;
  5. Se possível, não cancele uma programação já marcada para atender a uma solicitação de um cliente, a menos que seja uma emergência ou um assunto que necessita atenção especial. Se não atendê-lo pessoalmente, faça o primeiro contato por telefone e depois programe o atendimento necessário. Você pode conseguir o mesmo resultado sem prejudicar sua programação;
  6. Programe os clientes de modo que possa minimizar o tempo de percurso. Talvez descubra que está dirigindo demais para ver um número reduzido de clientes ou consiga meios de evitar atrasos no trânsito, programando compromissos entre a manhã e a tarde, antes dos horários de pico;
  7. Organize uma frequência de contatos telefônicos e elimine visitas a clientes que podem ser contatados por telefone;
  8. Organize sua programação diária ou semanal agrupando atividades de escritório e atividades externas. Desta forma, você tem uma produtividade maior dos dois lados.

Você deve ter um plano do que fazer com seu tempo. Não é aconselhável começar o dia de trabalho pensando: “O que farei primeiro? Quais os clientes que visitarei hoje?”

Você pode até concluir que algumas atividades deverão ser feitas à noite ou nos fins de semana, pois estão interferindo no seu tempo diário de venda.

Ao adotar essas estratégias, acompanhe sempre seus resultados.

Posso lhe garantir que, com planejamento, estará muito melhor logo nas primeiras semanas – com progresso bastante considerável em alguns meses.

Boas vendas!

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