Venda mais por e-mail!

Como posso aumentar minhas vendas utilizando o e-mail?

Depois de quase três horas de luta, Anderson Silva caiu nas graças dos brasileiros ao conquistar o 14º cinturão do UFC, no Rio de Janeiro, contra o japonês Yushin Okami. Foi a luta do ano, muito assistida e comemorada por quem ama o esporte. A Rede TV, único canal de televisão aberto que transmitiu a luta, conquistou o primeiro lugar de audiência, ficando à frente até mesmo da Globo.

A agência Meridiano Viagens e Turismo, de Curitiba (PR), aproveitou essa nova febre nacional para vender pacotes promocionais rumo ao UFC. Para que não sobrasse um pacote sequer, o diretor da agência, André Luiz Macias, testou uma nova ferramenta para a venda: o e-mail enriquecido. Em 10 dias, contabilizaram-se 60 cliques e 100% dos pacotes foram vendidos.

Como funciona?

O e-mail enriquecido é uma plataforma de marketing em que todos os e-mails corporativos da empresa ganham um banner. O usuário escreve o e-mail do jeito que sempre faz, sem precisar anexar nada; entretanto, ao enviar a mensagem, esta ganha informações adicionais que podem levá-lo a uma loja virtual, gerando mais vendas.

O CEO da LinkSaas, Márcio Araquam, que trouxe a tecnologia para o Brasil, explica que toda empresa tem um volume de e-mails corporativos diários muito grande. Em média, uma pessoa envia 20 e-mails por dia. Se há na empresa mil funcionários, são enviadas 20 mil mensagens por dia, ou seja, uma média de 400 mil por mês. “O e-mail corporativo não usamos para outra coisa a não ser se relacionar. Então, por que não oferecer mais produtos nele?”, questiona Márcio.

Qualquer empresa sabe que precisa investir em marketing, cartão de visita, papel timbrado, site, redes sociais, entre outros, mas, segundo Márcio, elas ainda não aprenderam a investir no maior veículo de comunicação da empresa, o e-mail corporativo. “O máximo que se consegue colocar é um banner ou alguma informação na assinatura do e-mail, mas sem gestão nenhuma, é aquela assinatura que o funcionário coloca como padrão”, completa.

Para que a ferramenta traga resultados satisfatórios, deve haver um planejamento de marketing e monitoramento constante dos resultados, caso contrário, ela não tem utilidade. “A LinkSaas só disponibiliza o outdoor em branco. Quem cria, gerencia e faz as campanhas é o gestor de marketing da própria empresa”, alerta Márcio.

É importante criar um controle para saber quantas pessoas clicaram no banner, quanto tempo se detiveram naquela informação e quantos efetuaram a compra. Para isso, é necessário contar com outras ferramentas, como o Google Analitycs.

Foi o que aconteceu com a Meridiano, que colocou no e-mail o banner da campanha do UFC Rio. Depois de dez dias, fizeram um relatório de todas as pessoas que clicaram naquele link e fecharam negócio. Hoje, esses compradores recebem também algumas campanhas de e-mail marketing. “O e-mail enriquecido é uma ferramenta importante porque você fala diretamente com quem já está em contato com a sua empresa. É uma nova oportunidade de oferecer ao cliente seus serviços”, complementa o diretor da agência de turismo, André Luiz Macias. 

Ele continua utilizando a ferramenta em outras campanhas, o que também traz bons resultados. “O retorno é interessante, você manda uma promoção para o Dia das Crianças, por exemplo, no e-mail enriquecido. O assunto do e-mail nem era esse, mas a pessoa acaba perguntando, se interessando”, finaliza Macias.

Dúvidas

Quando surge uma nova ferramenta, algumas dúvidas aparecem. Sobre o perigo de os e-mails acabarem caindo na caixa de spam do destinatário, Márcio Araquam garante que essas mensagens não correm esse risco, pois um indivíduo não as enviará para 20 mil pessoas ao mesmo tempo, ou seja, continua na proporção usual de um funcionário disparando 20 e-mails por dia. Ele ressalta outra vantagem, a de que todos esses e-mails serão abertos, pois o conteúdo que o usuário escreve é interessante tanto para ele quanto para o destinatário.

O e-mail também pode ser aberto com o banner, independentemente de por qual meio o usuário acesse a conta, seja pelo notebook, seja pelo iPhone, seja pelo Blackberry. “Você vai conseguir acessar o e-mail, ver todos os banners, com a possibilidade de, se clicar de qualquer telefone ou iPad, ser direcionado para aquela informação”, assegura Araquam.

Custos

Para instalar essa plataforma nos e-mails, o custo varia conforme o tamanho da empresa. É possível contratar o serviço para apenas um setor, por exemplo, enriquecendo os e-mails apenas da equipe de vendas. “Se tenho um cliente utilizando-a para cinco usuários, vai custar R$350 por mês. Fazendo a conta, cinco usuários mandando, em média, 20 e-mails por dia, ao todo a empresa mandará 100 e-mails enriquecidos. A empresa, na verdade, estará pagando 3 ou 4 centavos por banner no e-mail”, contabiliza o CEO da LinkSaas.

Surgimento

Em 2006, a Impactia Tecnologia, empresa israelense do grupo E-Wave (presente em 50 países), começou a desenvolver o e-mail enriquecido. Foram investidos mais de 10 milhões de dólares para comercializar a plataforma.

A Impactia entrou no Brasil pela LinkSaas, que aposta no projeto no País. No início, nem Márcio acreditava no potencial dessa solução. “Quando eu conheci esse projeto, em um primeiro momento eu não o valorizei. Depois de pensar muito e enxergar como a ideia era fantástica, larguei o emprego em uma multinacional para investir nele”, lembra Márcio.

Hoje, ele aposta que a solução pode ser útil para qualquer empresa, pois “o e-mail é um veículo de comunicação já difundido e de uso diário. Se parar para pensar, tanto o Bill Gates, presidente da Microsoft, usa o Outlook como eu ou como você”, finaliza.

Desafio

Teste o e-mail enriquecido em sua empresa! A LinkSaas vai disponibilizar a ferramenta gratuitamente para uma equipe de vendas por dez dias, basta responder por primeiro à seguinte pergunta: “Em média, uma empresa de mil funcionários envia quantos e-mails por dia?”. Mande sua resposta, assim que ler esta matéria, para: [email protected] e aguarde!

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