Jorge Brucinski, gerente de educaĆ§Ć£o corporativa das SoluƧƵes VendaMais (nosso braƧo de treinamento e consultoria em vendas), esteve recentemente no JapĆ£o, a convite do presidente e dos diretores da Casa Nissei (empresa com raĆzes japonesas que Ć© parceira das SoluƧƵes VendaMais hĆ” dois anos). Na bagagem de volta, alĆ©m de muitas experiĆŖncias inesquecĆveis, Brucinski trouxe liƧƵes que podem ser Ćŗteis a vocĆŖ.
āDuas vezes ao ano o presidente da Casa Nissei leva uma parte dos lĆderes da empresa para passar cerca de duas semanas no JapĆ£o, visitando diferentes cidades, hotĆ©is, parques, estabelecimentos, restaurantes etc. Do primeiro ao Ćŗltimo dia de viagem, os participantes tĆŖm a missĆ£o de identificar melhores prĆ”ticas que possam ser compartilhadas, multiplicadas ou reforƧadas posteriormente dentro da empresa ā para que as raĆzes japonesas sejam preservadas e fortalecidas.
Durante toda a viagem pudemos conhecer muitas caracterĆsticas presentes na cultura japonesa, como honestidade, Ć©tica, disciplina, gentileza e respeito, e, principalmente, um dos conceitos que sustentam a imagem de o JapĆ£o ser um paĆs extremamente educado: o omotenashi.
Essa Ć© uma expressĆ£o que combina educaĆ§Ć£o e polidez com o desejo de servir o cliente sem esperar nada em troca. Existe o cuidado em cada detalhe para proporcionar o mais alto nĆvel de bem-estar ao cliente. Mais do que isso, omotenashi Ć© um sentimento transformado em aĆ§Ć£o, transmitido de forma sutil, delicada e por vezes silenciosa, com muita discriĆ§Ć£o, mas com sentimento.
O espĆrito japonĆŖs do omotenashi estĆ” presente em todos os lugares:
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Ao pegar um tĆ”xi, as portas se abrem automaticamente, e o motorista ā uniformizado e com luvas brancas ā atende com muita gentileza, sem esperar gorjeta.
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Ao entrar em um estabelecimento, os atendentes sorriem, se curvam e recebem os clientes com um Irasshaimasse, uma maneira de desejar as boas vindas e demonstrar o quanto se sentem agradecidos e honrados pela sua presenƧa;
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Em obras nas ruas, placas indicativas trazem a figura de um trabalhador se curvando, como uma forma antecipada de se desculpar por possĆveis transtornos causados;
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AtƩ mƔquinas praticam omotenashi, como elevadores, mƔquinas automƔticas de vendas e caixas eletrƓnicos.
Ć uma prĆ”tica que vem sendo passada de geraƧƵes em geraƧƵes e que estĆ” enraizada na cultura japonesa, praticamente um patrimĆ“nio japonĆŖs.ā
Bacana, nĆ£o?
InspiraĆ§Ć£o
Um dos principais pilares da Pormade, empresa fabricante de portas, Ć© a educaĆ§Ć£o. Neste sentido, desde 2012 a empresa utiliza reportagens da VendaMais como base para palestras semanais, realizadas por colaboradores. A adesĆ£o para organizar a palestra Ć© voluntĆ”ria. Mesmo assim, a lista de espera Ć© grande.
Essa prĆ”tica desenvolvida pela Pormade faz com que os colaboradores discutam temas de interesse, alĆ©m de melhorar a comunicaĆ§Ć£o do apresentador ā que pesquisa, pratica a leitura e cria vĆdeos e slides para repassar o conteĆŗdo produzido pela VendaMais.
Na prƔtica
O colaborador encarregado pela palestra da semana escolhe um tema tratado na revista e cria uma apresentaĆ§Ć£o com o conteĆŗdo. Depois, os colegas podem opinar, questionar e apresentar uma situaĆ§Ć£o do trabalho relacionada ao tema apresentado.
Atualmente, a Pormade possui 15 assinaturas da revista VendaMais. Os colaboradores podem levar os exemplares para casa, trocar ediƧƵes entre si e tambĆ©m acessar todo o conteĆŗdo pela Ćrea do Assinante do Portal VendaMais (vendamais.com.br).
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Quem escolhe a capa da VendaMais Ć© vocĆŖ!
Para cada ediĆ§Ć£o da VendaMais, nosso Diretor de Arte ā Anderson L.A. ā apresenta trĆŖs ou quatro opƧƵes de capa. Como a opiniĆ£o de nossos assinantes e leitores Ć© muito importante para nĆ³s, recentemente passamos a promover votaƧƵes populares para eleger a escolhida da prĆ³xima ediĆ§Ć£o. Para dar o seu voto, basta seguir nossos perfis nas redes sociais e aguardar a chamada bimestral para dar sua opiniĆ£o.
āOlĆ”, caros amigos da melhor revista do mundo sobre vendas. Gostaria de compartilhar com vocĆŖs que para mim Ć© uma imensa alegria ver vocĆŖs pedindo a opiniĆ£o de assinantes e leitores sobre a prĆ³xima capa. Acho isso fascinante porque me sinto valorizado. Continuem fazendo isso. Grande abraƧo!ā
Dennis Gama, assinante VendaMais