Vendedora: você é demais!

Lugar de mulher é na cozinha? No tanque? NÃO!!!

Lugar de mulher é em vendas.

Entenda o grande avanço e as vantagens das mulheres na área comercial e saiba por que as empresas e o mundo seriam melhores se as mulheres estivessem no poder

Quem vende mais? O homem ou a mulher? Bem, esse não é o ponto importante. O que é bom de se dizer é que durante décadas os homens têm dominado o campo das vendas, mas, felizmente, as coisas têm mudado. As mulheres avançam e com tanto sucesso que muitas empresas comerciais já estão percebendo o valor e o diferencial delas na arte de persuadir e convencer.

A grande descoberta é que apenas o fato de ser homem ou mulher não tem vantagem nenhuma, isoladamente, na arte de vender. Há homens que são um fracasso em vendas. Há mulheres que são uma tristeza em vendas – o que conta é o ser humano profissional. Mas, embora vendas não tenha sexo, temos de pensar assim: quando a mulher se torna uma profissional excelente, notadamente há uma tendência no mercado em atribuir a elas maior eficiência e mais resultados do que aos homens. As razões para isso são, entre muitas, as seguintes:

1. A MULHER TEM MAIS DISCIPLINA E ORGANIZAÇÃO PESSOAL DO QUE O HOMEM. Observando equipes mistas de vendas, há muito que se observa que o senso de organização e a força da disciplina estão mais presentes na mulher. E o que é vender, a não ser também o casamento da disciplina com a organização? Essas duas características são escadas para o sucesso. Se você acrescentar energia e ousadia ao que você naturalmente já tem, então, se tornará imbatível e chegará além do topo. É um grande ponto a seu favor.

2. A INTUIÇÃO NA MULHER É MAIS FORTE. Intuição não é força sobrenatural. É a percepção natural do caminho a seguir. É quando um “clic” nos aponta direções até mesmo negando algumas lógicas racionais. A mulher tem mais intuição de que determinado cliente não pode ficar sem ser visitado, de que não se deve ir embora sem antes bater à porta daquela última empresa, etc. Intuição ajuda a fechar mais negócios. Intuição com sensibilidade é uma arma forte na mulher vendedora. Um ponto a mais.

3. A MULHER GANHA EM VISIBILIDADE E RECEPTIVIDADE. Tem alguém que duvida que a mulher é mais recebida que o homem? Ou mais percebida? Não estamos falando aqui da chamada sedução da aparência ou do visual da atração – recursos esses que são, muitas vezes, usados por vendedoras de inteligência emocional empobrecida e que são rejeitados pela inteligência multifuncional da mulher moderna. Uma mulher que evita acessórios extravagantes e que não exagera no visual tenderá a ser notada como uma pessoa de personalidade marcante e isso facilitará sua venda. Há uma verdade no ar: a mulher olha mais para a mulher – ou olha primeiro para a mulher -, e o homem nota mais a mulher. Nos fatores visibilidade e receptividade em vendas, ser mulher é um ponto a mais. De novo.

4. OS OUVIDOS DAS MULHERES SÃO MAIORES DO QUE DOS HOMENS. A mulher tem mais capacidade de ouvir do que os homens. Dizer que mulher fala mais que a boca e, por isso, não terá sucesso em vendas é coisa do passado. A própria natureza da mulher faz com que ela preste mais atenção aos detalhes, olhe mais nos olhos, perceba mais a obviedade e anote mais o que o cliente fala. Por ouvir mais, isso faz com que a mulher encontre mais alternativas e saídas criativas do que os homens.

5. A INICIATIVA PARA SUPERAR DESAFIOS É MAIOR NA MULHER. Neste item, os pontos quase se equivalem, mas a mulher ganha em determinação e resistência à pressão. Entre dois seres humanos eficazes: um homem e uma mulher, ambos desquitados ou divorciados, ambos com filhos para criar, por exemplo, há uma notada percepção de que a mulher tende a superar com mais garra seus problemas e desafios. A mulher tende a suportar mais as dores das dificuldades e ter mais êxito quando a questão é superação pessoal e profissional. Bota mais um ponto para elas!

6. O ESPÍRITO DE SUBORNO E CORRUPÇÃO NA MULHER É MENOR. Num mundo onde o desejo de ganho supera a ética ou onde a ética situacional corrompe a espiritualidade, quem quer customizar e fidelizar em vendas não deixa espaço para a corrupção. Há compradores que adoram o ICM – Incentivo ao Comprador Moderno, ou o PF (o famoso Por Fora). Para muitas empresas, esse é um terrível e incontrolável problema. Mas muitas dessas organizações estão fazendo uma grande descoberta: o instinto da maternidade praticamente bloqueia ou “vacina” a mulher contra a tentação da corrupção ou, na melhor das hipóteses, essa tentação é menor. Se as mulheres estivessem no poder, o mundo social e político seria melhor porque a corrupção é a mãe da miséria.

Há exceções, é claro. Porém prefeitas, vereadoras, deputadas, senadoras têm menos casos de corrupção, respeitando, obviamente, as proporções. Onde a mulher domina, a miséria é menor. Bem, mas como caráter não tem sexo, vendedor e vendedora estão no mesmo nível, quando o assunto é ética, um não tem vantagem sobre o outro. Homem e mulher não são melhores eticamente por causa do instinto, aptidões, diferenças químicas e fisiológicas ou peculiaridades e, sim, porque possuem valores que lançam fora o desejo por comportamentos que não combinam com um mundo em que ser malandro é ser honesto.

7. A MÁGICA DA RESPONSABILIDADE NA MULHER É MAIOR. Você sempre ouviu falar que uma menina amadurece mais cedo que um menino. Uma menina de 17 anos, em muitos casos, está pronta até para casar. Mas você consegue imaginar um menino de 17 anos casando na plenitude de sua responsabilidade? Embora também responsabilidade não tenha sexo, minha observação tem sido de que esse amadurecimento mais cedo concede, muitas vezes, à mulher mais responsabilidade perante a vida e por suas ações. Não são poucos os gerentes de vendas que pregam que, quando o assunto é responsabilidade, a mulher tem um ponto a mais.

 8. AS SECRETÁRIAS ESTÃO MENOS “VACINADAS” CONTRA VENDEDORAS. Quando o assunto é ética entre dois seres humanos excelentes na arte de abordar e introduzir uma venda, sendo um, homem, e outro, mulher, há uma notada tendência de a vendedora ter mais sucesso. Entre as muitas razões, está o fato de que uma vendedora não se dirige a uma secretária usando termos como “meu amor”, “fala, doçura” e outros chavões do repertório masculino do tempo do Onça.

Bem, depois de ganhar tantos pontos sabe qual é a moral da história?

Nunca na história do planeta você, mulher, teve tantas oportunidades como agora! Nunca você foi tão disputada comercialmente como hoje! Nunca os caçadores de cabeça estiveram tão à procura de você! Nunca você esteve tanto sob foco das luzes dos recrutadores de talentos humanos!

CONCLUSÃO: MULHER, É CHEGADA A SUA HORA!

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima