Vender ou tirar pedido?

Visitei um amigo, vendedor ?dos bons?, neste final de semana. Contou muitas passagens engraçadas e também tristes, relacionadas ao seu trabalho. Algumas até meio ?cabeludas?… Visitei um amigo, vendedor ?dos bons?, neste final de semana. Contou muitas passagens engraçadas e também tristes, relacionadas ao seu trabalho. Algumas até meio ?cabeludas?, mas, considerando que, entre a verdade e o exagero um passo é pouco… e, melhor ouvir do que ser surdo, tirei algumas conclusões que servirão para o nosso melhor desempenho, para esta semana.

??? Disse-me que é representante comercial de uma empresa, e que ao chegar num cliente, a necessidade de adquirir seus produtos é tão grande que até deixam de atender aos consumidores para o receber, para ?ficarem por dentro? das últimas! … Você não faz isso com seu cliente, faz? Ufa!!!, isso é muito bom. Fico feliz em saber que não lhe tira ?o pão da boca?, permitindo que o atendam, antes mesmo de terminarem de satisfazer necessidades e curiosidades daqueles que estão movendo para cima e para frente a empresa que os recebe.

??? Contou-me que, em visitas mais distantes, exige um pedido de valor mínimo estipulado de cada cliente, visando fortalecer o ?volume de vendas?, que o ajuda a atingir a ?meta?. Meta?

Sabe, acho engraçado esse tipo de ?gente?. Primeiro sofre, visita, dá ?murro em ponta de faca?, pede que lhe concedam um pedido, somente um para testarem a qualidade e saída da mercadoria. Saem do Oiapoque e vão ao Chuí, comem poeira, perdem dinheiro com viagens distantes, investem em clientela, gastam apostando num retorno futuro e, quando esse retorno começa surgir, iniciam o que uso chamar, perdoem-me os leitores, de ?FRESCURA?.

Pôxa! Cliente quer amizade descomprometida, companheirismo, certeza de parceria, resultado da franqueza e honestidade. Isso tenho certeza que você tem buscado aplicar em suas visitas. Ou não…

Quando me dei por conta, percebi que o amigo vendedor era mesmo um ?tirador de pedidos?. E, pior de tudo, agindo forçosamente contra o patrimônio.

Sabe onde vai parar um profissional desse tipo?

Muito bem. No futebol, além dos jogadores que estão em campo, contamos com os reservas. Estes só colocam o ?pé na bola? quando são chamados. Depois, temos os ?gandulas?. Estes, ah! estes pedem por favor para que a bola saia pela lateral ou pela linha de fundo, para que possam tê-la nas mãos, ainda que seja por um segundo. O profissional que tem a atitude desse ?amigo?, ficará como gandula. E, só será procurado por empresários que têm pensamentos e atitudes iguais às dele, que propõe um ?reveillon de besteirol? a exemplo dos dele. Têm os dias contados. São os ?corvos? do trabalho de vendas.

Minha alegria se torna maior, caro Campeão, porque sei que essas atitudes e devaneios não são coisas que você vem aplicando e, tal qual, não são aplicáveis ao seu comportamento. É a certeza que o comércio, indústria e consumo têm quando se deparam com um ?visitante? que agrega satisfação, melhorando e atualizando o conceito de empresas verdadeiramente sérias.

Para que as coisas se tornem, cada vez mais, sérias e bem aplicadas, vai aqui uma palavrinha:

– Vendo que os doze estavam à Sua volta, partiu o pão e o deu, dizendo: Tomai e Comei. Depois, o mesmo fez com o cálice de vinho.(Mateus, capítulo 26, vs. 26-b a 27)

A esta ação, costumamos dar o nome de ?partilha?.

E… Sabe o que necessita o cliente que o aguarda?

Pois, então. Vá e venda-se. Ofereça-se. Partilhe e seja sucesso.

Ótimas vendas. Ótimos resultados. Muitas felicidades. Sorriso estampado e, Vitória!

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