Virei vendedor. O que faço agora?

Virei vendedor. O que faço agora?

Muitas pessoas começam a trabalhar na área de vendas sem ter se preparado devidamente para fazê-lo. Essa é uma prática antiga, que ainda demorará muitos anos para ser modificada.

Se você está nesta situação, gostaria de alertar para alguns riscos e aproveitar para dar algumas ideias sobre como garantir que possa se tornar um vendedor de sucesso.

Em primeiro lugar, cuidado com três mitos muito perigosos: (a) o mito do vendedor nato; (b) o do aprendizado baseado em tarimba; (c) o da teoria desnecessária.

Em primeiro lugar, é preciso que você tenha absoluta consciência de que ninguém nasce vendedor. Converse com qualquer profissional verdadeiramente bem-sucedido em vendas e ele te dirá que para crescer nesta profissão é necessário dedicação, esforço e busca permanente do aprendizado. É fato que existem pessoas que desenvolveram algumas habilidades importantes desde a mais tenra infância. São aqueles que, ainda quando criança, foram estimulados a defender seus pontos de vista, negociar para obter resultados e ouvir mais do que falar. Mas isso não os transforma automaticamente em excelentes vendedores.

Também não é verdade que para aprender a ser vendedor basta passar anos e anos tentando. Isso se chama “aprender na base da tentativa e erro”, um caminho longo e demorado, que pode ser encurtado por aqueles que possuam a disciplina de estudar.

Por último, é preciso perder a crença ingênua que teoria é algo desnecessário. Conhecer bastante de psicologia do consumo, comportamento de compras, negociação, estratégia e planejamento é muito importante para acelerar o sucesso e evitar cometer erros desnecessários e, às vezes, muito traumáticos.

Depois de se livrar desses mitos, é preciso adotar três saudáveis práticas que com toda a certeza vão acelerar seu sucesso profissional. São elas: (a) pensar antes de fazer; (b) aprender todos os dias; (c) investir em você mesmo.

Muita gente pensa que o sucesso deriva do impulso de fazer. São pessoas muito esforçadas, mas que geram poucos resultados, não obstante o enorme esforço que dedicam a tudo que fazem. Isso acontece porque essas pessoas agem sem pensar. Planejar é o caminho mais curto para o sucesso, seja em vendas ou em qualquer outra atividade profissional. Jamais saia de casa sem ter pensado no que vai fazer naquele dia. Planeje cuidadosamente cada visita. Antecipe os problemas que poderá ter que enfrentar.

Outra coisa muito importante é aprender sempre. Uma coisa de cada vez, mas sempre. Existe gente que poderia evitar cometer novamente muitos erros simplesmente parando para pensar em porque algumas coisas funcionam e outras não. Se você quiser se tornar um excelente vendedor, precisará desenvolver a disciplina de avaliar os resultados de cada uma de suas ações.

Por último, uma dica que considero preciosa: invista em você mesmo. Não aceite a ideia simplista de “aprender na escola da vida”. Planeje o seu desenvolvimento profissional da mesma forma que planeja cada venda. Verifique as oportunidades que sua empresa lhe oferece, conhecendo os detalhes de seu programa de Treinamento e Desenvolvimento. Em seguida, discuta com a área de RH (ou com algum amigo mais experiente e que você reconheça ser uma pessoa bem sucedida) que cursos deve frequentar, que livros deve ler, que programas pode fazer gratuitamente pela internet.

Tenho certeza que seguindo essas dicas simples seu caminho para o sucesso será muito mais breve do que imagina.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima