VocĂȘ acredita em excelĂȘncia?

A maioria das empresas busca a excelĂȘncia, certo?

Ótimo! E quando vocĂȘ sentir que a alcançou?

Isso me fez refletir que o foco talvez nĂŁo seja “estar” na excelĂȘncia, mas sim “estar sempre a caminho dela”!

Quando vocĂȘ Ă© um dos primeiros naquilo que se propĂ”e a ser, existe uma centena de outros querendo ser, ou passar vocĂȘ.

Ou seja, estar no topo nĂŁo Ă© um momento de glĂłria ou de descanso.

Estar no topo sĂł faz parte do processo, pois em outro momento vocĂȘ jĂĄ pode estar em terceiro ou quarto lugar. EntĂŁo quem procura a excelĂȘncia como um trofĂ©u como o fim de uma jornada, encontrarĂĄ frustração!

Por isso acredito que o segredo dos grandes é não se importar em que posição se estå no mercado, mas sim, olhar para dentro de sua organização e se perguntar: estou fazendo o meu melhor?

E “estar fazendo o melhor” em cada ĂĄrea Ă© um trabalho ĂĄrduo e de total envolvimento de todos!

Hoje vocĂȘ precisa ter a melhor gestĂŁo, precisa estar enxuto com seus gastos, precisa estar com visibilidade, precisa ter o melhor produto, precisa ter um preço justo, precisa ter uma equipe motivada, precisa estar totalmente antenado Ă s novidades – novidades comportamentais, tecnolĂłgicas, oportunidades de novos campos Ă  serem explorados, etc.

Mas o que vemos Ă© que nem sempre a “maior” empresa ou o “melhor” produto ou ainda o que tem o “melhor” preço sĂŁo os que tĂȘm os melhores resultados.

Percebemos que, hoje, tudo isso que citamos jå faz parte das obrigaçÔes!

E que isso nunca foi critério determinante do sucesso!

Se isso fosse verdade existiria somente um carro, uma pasta de dentes, um supermercado, uma loja de calçados, um celular, etc.

Pois, com certeza, existe um que Ă© o “melhor” ou o mais barato.

Mas entĂŁo por que isso nĂŁo acontece?

Pois quem decide tudo isso Ă© o consumidor final!

O que é bom pra ELE? O que é preço justo pra ELE? Quais e como descobrir os critérios que esse ou aquele comprador julga importante?

O que faz com que ele compre o mais caro ou o pior, em sua opiniĂŁo de vendedor?

Para que existe juiz e advogados? Se uma das causas deve ser a mais justa!

A palavra-chave é: comunicação eficiente e confiança!

As pessoas compram e somente gostam de comprar coisas e ideias, as quais elas aceitam como justas e confiantes!

Hoje, mais do que nunca, vendedor que mira a excelĂȘncia deve ser um Ăłtimo comunicador e, atravĂ©s dela, conseguir a empatia e a confiança de seu cliente.

Ricardo Ventura – EmpresĂĄrio e Palestrante – autor do livro “COMUNICAR VENDER E NEGOCIAR COM PNL” www.ricardoventura.com.br

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