VocĂȘ delega corretamente?

Aprenda a delegar e faça com que tudo melhore para vocĂȘ e para seus colaboradores. Delegar Ă© essencial para que as coisas sejam feitas de maneira eficiente em uma empresa. Mesmo assim, muitas pessoas ainda se sentem desconfortĂĄveis com essa função. No entanto, quando nĂŁo delega, vocĂȘ acaba com bastante trabalho, pouco tempo e muito estresse por causa das diversas coisas que nĂŁo conseguiu fazer.

Mas tambĂ©m Ă© verdade que quando delega, vocĂȘ assume o risco de nĂŁo ter o trabalho realizado corretamente, no prazo e com a qualidade necessĂĄria.

EntĂŁo, onde encontramos o equilĂ­brio? VocĂȘ escolhe nĂŁo delegar e acaba estressado e cansado ou delega e assume o risco de ter erros na tarefa?

Antes de tudo, vocĂȘ deve começar decidindo o que e quando pode delegar. Saiba quando tem de pedir para seus funcionĂĄrios desenvolverem algumas tarefas e tomar decisĂ”es. Uma vez sabendo quais funçÔes sĂŁo apropriadas para serem delegadas, torna-se muito mais fĂĄcil decidir para quem e como vai delegar.

Para descobrir quais tarefas podem ser delegadas, leve isto em consideração:

Tempo ? VocĂȘ tem tempo suficiente para delegar? Precisa investir um pouco de tempo para que vocĂȘ mesmo tenha mais tempo. Parece estranho, mas faz todo o sentido. Uma vez que tenha dedicado um pouco de tempo para delegar uma tarefa, explicando o que deve ser feito, entĂŁo, vocĂȘ terĂĄ o tempo livre que aquela atividade estaria ocupando no seu dia para fazer outros trabalhos.

Disponibilidade ? Existe alguĂ©m disponĂ­vel para fazer a tarefa? VocĂȘ deve ter pessoas com as habilidades necessĂĄrias e o conhecimento para completar o serviço corretamente. FreqĂŒentemente, as melhores tarefas para delegar sĂŁo as que precisam de determinado conhecimento que sua equipe tem mais que vocĂȘ. Se seus colaboradores estĂŁo mais acostumados a realizar trabalhos operacionais do dia-a-dia, provavelmente completarĂŁo as tarefas mais rapidamente e melhor que vocĂȘ.

ImportĂąncia ? Qual Ă© a importĂąncia que a atividade tem para o sucesso de um projeto? É mais seguro vocĂȘ mesmo realizar as que tĂȘm baixĂ­ssima tolerĂąncia ao erro e tambĂ©m aquelas que sejam mais estratĂ©gicas que operacionais. Se precisar de mais tempo para cuidar das mais importantes, delegue ainda mais trabalhos operacionais. Lembre que a responsabilidade de um gerente e lĂ­der Ă© muito mais estratĂ©gica que operacional, e o que vejo Ă© que a maioria deles estĂĄ ocupada demais fazendo ?coisinhas? que poderiam facilmente ser passadas para outras pessoas.

Para passar uma atividade a alguém, considere estes fatores:

Estrutura organizacional ? Delegue para pessoas que respondam diretamente a vocĂȘ. Se incumbir algo a alguĂ©m que responde a outro gerente, vocĂȘ coloca todos em uma situação difĂ­cil. Caso seja necessĂĄrio uma pessoa de outra equipe, inclua o gerente dela no seu planejamento e dĂȘ a ele tambĂ©m alguma responsabilidade (e crĂ©dito) pela tarefa cumprida.

Envolvimento ? Considere o comprometimento do seu grupo. Ganhar a cooperação dele e o suporte na decisão de delegar pode ser um fator importante para o sucesso da operação. Eles se sentirão mais envolvidos e comprometidos com os resultados.

IndivĂ­duo x time ? Algumas tarefas podem ser facilmente cumpridas por apenas um indivĂ­duo. Mas quando vocĂȘ delegar pedaços maiores de um trabalho, pense em quantas pessoas precisam estar envolvidas e quais habilidades e conhecimento precisam ter.

Para finalizar, leve estes elementos em consideração durante todo o processo de delegação de tarefas:

Estabeleça suas expectativas ? Diga o que vocĂȘ espera de cada um. Quando a pessoa sabe do resultado desejado, fica muito mais fĂĄcil trabalhar de acordo.

Determine pontos de verificação ? Ao delegar, não espere para saber como andou o processo apenas quando jå acabou. Crie oportunidades para sentar com a pessoa que estå realizando o trabalho e descobrir se estå tudo bem, se os resultados serão alcançados e se ela precisa de ajuda.

Delegue o processo ? É muito comum vermos uma pessoa que estĂĄ delegando uma tarefa dizer exatamente o que, como e quando tem de ser feita, ou seja, ela espera que o funcionĂĄrio faça tudo exatamente igual ao que ela mesma faria. Nesses casos, as chances de o colaborador o decepcionar sĂŁo grandes, pois vai ser quase impossĂ­vel executar tudo do jeito que vocĂȘ quer. Por isso, delegue tambĂ©m o processo, a nĂŁo ser que a pessoa seja muito inexperiente. DĂȘ a ela liberdade de achar a melhor forma de atingir o resultado esperado.

Defina seu papel ? Explique quanto suporte vocĂȘ vai dar. Deixe a pessoa saber quando poderĂĄ contar com sua ajuda e instruçÔes.

Fale sobre conseqĂŒĂȘncias ? Se permitir que a pessoa tenha autoridade sobre a tarefa delegada, informe quais serĂŁo as conseqĂŒĂȘncias no caso de sucesso ou fracasso do projeto.

Lembre-se de que delegação não vem naturalmente para a maioria de nós e podemos sempre pensar que é mais fåcil e seguro nós mesmos realizarmos a tarefa. Infelizmente, esse tipo de pensamento gera um alto estresse para o líder, que acaba vendo o seu dia repleto de pequenas coisas operacionais para fazer, deixando muitas vezes elementos mais importantes de lado.

Por isso, precisamos treinar a delegação sempre. VocĂȘ nĂŁo pode fazer tudo, entĂŁo, decida o que realmente precisa ser executado por vocĂȘ e o que pode ser passado a outras pessoas. DĂȘ ao seu grupo a chance de aprender e crescer com essas tarefas.

O texto completo Ă© exclusivo para os assinantes da GestĂŁo em Vendas. Se vocĂȘ ainda nĂŁo tem a assinatura, poderĂĄ fazĂȘ-la atravĂ©s do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, jĂĄ na prĂłxima semana, as ediçÔes completas.

ConteĂșdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima