Se vocĂȘ dirigisse olhando a imagem do retrovisor, sĂł conseguiria ver o que jĂĄ passou. Na verdade, vocĂȘ dirige olhando para a frente. Se vocĂȘ dirigisse olhando a imagem do retrovisor, sĂł conseguiria ver o que jĂĄ passou. Na verdade, vocĂȘ dirige olhando para a frente. Ă assim que vocĂȘ se precavĂȘ contra eventuais perigos ou imprevistos, que pode aproveitar as oportunidades para uma ultrapassagem segura ou para aumentar a velocidade.
Se vocĂȘ dirigir sua vida olhando para trĂĄs, onde chegarĂĄ? Ă impossĂvel criar o seu futuro ou o de sua empresa mantendo os olhos no que jĂĄ passou.
Nossa mente recebe novas informaçÔes por meio da percepção e compara-as com o que jĂĄ estĂĄ arquivado em sua memĂłria (as experiĂȘncias passadas) para checar se aquilo faz sentido. Usamos essas experiĂȘncias como um mapa para dirigir nossos passos futuros. O pensamento criativo, porĂ©m, exige que pensemos em novas direçÔes, fora daquilo que estĂĄ arquivado em nossos padrĂ”es.
Antes de dizer seu prĂłximo ?nĂŁo?, questione ?por que nĂŁo??!
1. Permita-se pensar grande, sonhar enorme. Quando Ă©ramos crianças, nossa criatividade rolava solta. Eu brincava de astronauta e me visualizava sentado numa nave interplanetĂĄria, fazendo manobras para assaturnizar (essa palavra Ă© fruto da minha criatividade; eu a inventei fazendo uma analogia com o verbo aterrissar para indicar que estava chegando a Saturno). Precisamos lubrificar as engrenagens de nossa mĂĄquina de pensar e colocĂĄ-la para funcionar o mais rĂĄpido possĂvel.
2. Pense 10 anos Ă frente. Visualize onde vocĂȘ quer chegar. Visualize seus objetivos realizados. EntĂŁo, imagine que hoje Ă© o passado, Ă© 10 anos atrĂĄs. Veja onde vocĂȘ estĂĄ pelo retrovisor.
3. Não julgue sue sonhos imediatamente. Lembre-se de que, no passado, muitas idéias foram rotuladas como malucas e, algum tempo depois, transformaram-se em sucesso. O presidente da então empresa cinematogråfica Warner, nos anos 50, disse o seguinte sobre a recém-inventada televisão: ?Isso é uma bobagem. Quem vai querer ficar vendo atores dentro de uma caixa de madeira??.
Mais do que nunca, os executivos e profissionais precisam permitir-se encontrar novas maneiras de pensar, de visualizar desafios e oportunidades desde uma nova idéia até a inovação propriamente dita.
Nossa mente Ă© flexĂvel para entender e assimilar novos padrĂ”es, novas informaçÔes, novos conceitos, novas formas de fazer as coisas. Isso Ă© flexibilidade, que nos permite usar o nosso potencial criativo para solucionar problemas ou inovar. Dirigir para o futuro Ă© olhar para a frente na maior parte da viagem.
Frase: ?O que estå agora provado jå foi apenas uma imaginação? ? AnÎnimo
Para Saber Mais: Inovação ? Como criar idéias que geram resultados, de Antonio Carlos Teixeira da Silva (Qualitymark).