Você dirige olhando pelo retrovisor?

Se você dirigisse olhando a imagem do retrovisor, só conseguiria ver o que já passou. Na verdade, você dirige olhando para a frente. Se você dirigisse olhando a imagem do retrovisor, só conseguiria ver o que já passou. Na verdade, você dirige olhando para a frente. É assim que você se precavê contra eventuais perigos ou imprevistos, que pode aproveitar as oportunidades para uma ultrapassagem segura ou para aumentar a velocidade.

Se você dirigir sua vida olhando para trás, onde chegará? É impossível criar o seu futuro ou o de sua empresa mantendo os olhos no que já passou.

Nossa mente recebe novas informações por meio da percepção e compara-as com o que já está arquivado em sua memória (as experiências passadas) para checar se aquilo faz sentido. Usamos essas experiências como um mapa para dirigir nossos passos futuros. O pensamento criativo, porém, exige que pensemos em novas direções, fora daquilo que está arquivado em nossos padrões.

Antes de dizer seu próximo ?não?, questione ?por que não??!

1. Permita-se pensar grande, sonhar enorme. Quando éramos crianças, nossa criatividade rolava solta. Eu brincava de astronauta e me visualizava sentado numa nave interplanetária, fazendo manobras para assaturnizar (essa palavra é fruto da minha criatividade; eu a inventei fazendo uma analogia com o verbo aterrissar para indicar que estava chegando a Saturno). Precisamos lubrificar as engrenagens de nossa máquina de pensar e colocá-la para funcionar o mais rápido possível.

2. Pense 10 anos à frente. Visualize onde você quer chegar. Visualize seus objetivos realizados. Então, imagine que hoje é o passado, é 10 anos atrás. Veja onde você está pelo retrovisor.

3. Não julgue sue sonhos imediatamente. Lembre-se de que, no passado, muitas idéias foram rotuladas como malucas e, algum tempo depois, transformaram-se em sucesso. O presidente da então empresa cinematográfica Warner, nos anos 50, disse o seguinte sobre a recém-inventada televisão: ?Isso é uma bobagem. Quem vai querer ficar vendo atores dentro de uma caixa de madeira??.

Mais do que nunca, os executivos e profissionais precisam permitir-se encontrar novas maneiras de pensar, de visualizar desafios e oportunidades desde uma nova idéia até a inovação propriamente dita.

Nossa mente é flexível para entender e assimilar novos padrões, novas informações, novos conceitos, novas formas de fazer as coisas. Isso é flexibilidade, que nos permite usar o nosso potencial criativo para solucionar problemas ou inovar. Dirigir para o futuro é olhar para a frente na maior parte da viagem.

Frase: ?O que está agora provado já foi apenas uma imaginação? ? Anônimo

Para Saber Mais: Inovação ? Como criar idéias que geram resultados, de Antonio Carlos Teixeira da Silva (Qualitymark).

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima