VocĂȘ fecha uma venda a qualquer custo?

Vendedores que pensam apenas em desovar o estoque das prateleiras e receber a comissĂŁo em vez de examinar as verdadeiras necessidades do consumidor e traçar estratĂ©gias que as atendam. Esse cenĂĄrio parece familiar para vocĂȘ? Infelizmente, essa Ă© uma realidade bastante presente no universo das vendas e ocorre, muitas vezes, por culpa das prĂłprias empresas, que pressionam tanto os vendedores – e comissionam tĂŁo agressivamente – que acabam forçando-os a fechar vendas a qualquer custo.

O que essas empresas (e esses vendedores) parecem nĂŁo perceber Ă© que esse custo Ă© altĂ­ssimo, pois ter essa atitude acaba com as chances de fidelização e lealdade. Pesquisas da consultoria global empresarial Bain & Company apontam que conquistar novos clientes custa mais do que manter os clientes jĂĄ fiĂ©is. As lĂ­deres em fidelidade tĂȘm despesas menores e crescem duas vezes mais do que as outras. As que conseguem aumentar em 5% a fidelidade dos clientes conseguem 100% mais lucros.

Fred Reichheld, sĂłcio da consultoria, reforça os benefĂ­cios das relaçÔes em longo prazo: “Clientes leais investem em relacionamento por meio de compras adicionais, de orientaçÔes e ao aproveitarem o tempo para fornecer feedbacks e fazer sugestĂ”es Ă s empresas. Uma das melhores estratĂ©gias para ganhar essa lealdade Ă© ter vendedores que se preocupam, escutam, entendem e atendem cuidadosamente Ă s necessidades e preocupaçÔes dos clientes”. 

SĂ©rgio Almeida, conferencista especialista em clientes, Ă© taxativo ao afirmar que muitos vendedores precisam de uma verdadeira “lavagem cerebral”: “Todos precisam entender que nĂŁo basta mais vender de qualquer maneira, cumprir metas, objetivos e sair por aĂ­ fazendo operação ‘terra arrasada’, ou seja, vendendo apenas uma vez e cultivando o Ăłdio da clientela. Costumo dizer: perca a venda, mas nĂŁo perca o cliente”.

Para Michael A. Aun, autor do livro É o cliente que importa, os vendedores tĂȘm a responsabilidade de informar ao cliente quando ele estĂĄ cometendo um erro: “Defenda as prĂĄticas da sua companhia, mesmo que isso nĂŁo renda comissĂŁo para vocĂȘ. Agindo dessa maneira, vocĂȘ mostrarĂĄ ao cliente que as necessidades dele estĂŁo em primeiro lugar”.
Segundo ele, a confiança Ă© a crença mĂștua que vendedor e consumidor depositam um no outro. “Vendedor, os clientes querem confiar em vocĂȘ. Ficam atormentados quando os desaponta, porque isso contraria a decisĂŁo que tomaram. Uma vez violada, a confiança de um relacionamento se perde e as pessoas raramente perdoam”, explica.

Nossos leitores enviaram comentårios sobre a questão, com histórias vivenciadas por eles, tanto como vendedores quanto como clientes. Confira os depoimentos e as liçÔes tiradas por quem jå agiu das duas maneiras: com foco no cliente e na comissão.


“Hoje em dia, mais do que nunca, a pressĂŁo para bater metas Ă© enorme. A concorrĂȘncia estĂĄ acirradĂ­ssima. NĂŁo somente entre concorrentes, mas principalmente entre vendedores da mesma equipe, o que ocasiona uma corrida atrĂĄs do alto faturamento, a qualquer custo. A qualquer custo, sim. Nestes tempos, esquece-se da satisfação do cliente e da qualidade da venda, tudo para que, no fim do mĂȘs, o bolso fique cheio e a chefia afrouxe um pouco a corda no pescoço dos funcionĂĄrios. Tenho amigos vendedores que dizem: ‘NĂŁo estou nem aĂ­. Eu faço a venda e, se der algum problema, aĂ­ o assunto Ă© com o gerente’. EntĂŁo, no fim do mĂȘs, aquele vendedor que Ă© correto, que se preocupa com o cliente e com a qualidade da venda, alĂ©m de nĂŁo bater a meta estipulada, ainda leva um baita sermĂŁo do chefe, sentindo-se diminuĂ­do, porque olha para o lado e vĂȘ que aquele que nĂŁo se preocupou com nada Ă© endeusado e ele Ă© tripudiado por todos.”

Jair Fernando Pereira Frauches


“NĂŁo adianta acharmos que as empresas pressionarĂŁo os vendedores a trazerem pedidos, pois isso seria uma grande ilusĂŁo. Acredito que um diferencial para essa mudança estĂĄ em gestores bem conscientes e planejados. Sou vendedor e luto para prestar o melhor atendimento aos meus clientes porque sei da importĂąncia de tĂȘ-los ao meu lado. O maior patrimĂŽnio do vendedor sĂŁo os clientes, e das empresas sĂŁo os colaboradores. O dia em que essa equação der um resultado positivo, certamente teremos um grande avanço na ĂĄrea comercial.”

Eduardo Rodriguez Bezerra


“Quando eu focava o resultado, era sempre o vendedor ‘de ponta’, era muito elogiado pelos nĂșmeros e nĂŁo era cobrado pela satisfação dos clientes. Quando passei a trabalhar pensando na satisfação do comprador, deixei de ser o vendedor ‘de ponta’ e nĂŁo ganhei mais elogios. Passei a ser cobrado por nĂșmeros, e a verdade Ă© que nunca me gratificaram por gerar satisfação, mas o resultado Ă© que meus clientes me seguem e sĂŁo fiĂ©is.”

Vicente Junior Brasil


“Infelizmente, essa Ă© a realidade da empresa em que trabalho. Existe muita teoria, mas na prĂĄtica nĂŁo hĂĄ preocupação nenhuma com o cliente. Percebo que os vendedores da empresa sĂł se preocupam em fechar a venda. Chegam a combinar um prazo de entrega que nĂŁo poderĂĄ ser cumprido pela empresa e sequer ligam para o cliente para saber se o produto ou serviço foi realmente entregue. Fui contratada para fazer o serviço de pĂłs-venda, mas, quando repasso o sentimento negativo do cliente em relação ao nosso trabalho, a equipe nĂŁo aceita e diz que o cliente Ă© ‘enjoado’ ou ‘aborrecido’. Acredito que essa discussĂŁo de ‘PressĂŁo por resultados x Satisfação do cliente’ tem muito a ver com o nosso cotidiano, alĂ©m de servir como alerta para enxergarmos as deficiĂȘncias existentes na equipe.”

Cristiane Glicério


“Percebo que falta as empresas enxergarem sustentabilidade na relação entre cliente, vendedor e empresa. Elas sugam o mĂĄximo dos funcionĂĄrios, exigindo metas altĂ­ssimas que provocam efeitos colaterais, como forçar o vendedor a ‘entupir’ os clientes de produtos que, muitas vezes, nĂŁo servirĂŁo para ele, ou a oferecer descontos para desovar o estoque, o que acaba prejudicando o cliente. Contudo, percebo que Ă© muito difĂ­cil para as empresas racionalizarem essa relação, uma vez que elas necessitam, a cada dia mais, vender e vender. Mas acredito que dias melhores virĂŁo para os profissionais da ĂĄrea de vendas deste PaĂ­s, que metas racionais serĂŁo impostas para serem trabalhadas de forma sustentĂĄvel, a fim de valorizar o funcionĂĄrio, fidelizar o cliente e fazer a empresa crescer financeiramente.”

Ronaldo Marques Rodrigues Filho

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