Você já clicou num outdoor?

Imagine-se indo para o trabalho, quando vê um outdoor de um produto que muito lhe interessa. Você desvia o seu caminho só para ir procurar o tal produto? Então porque as pessoas esperam que os internautas desviem, clicando em banners de sites? São poucos os dispostos a isso, não importa a quantidade de efeitos especiais do banner. “Um dia eu estava no meu carro parado no sinal quando vi um outdoor anunciando uma nova lanchonete, do tipo Fast Food, que só vendia chocolates. Nossa, como adoro chocolates! Guardei na memória. Mas só fui conhecer a tal lanchonete dois meses depois”.

Imagina se outdoor tivesse taxa de cliques? Quantas pessoas deixariam de fazer o que estão fazendo para “clicar” no outdoor? Quantas pessoas pegariam o seu carro e iriam para o tal fast-food de chocolates imediatamente após terem visto um outdoor na rua?

Muitas pessoas dizem que o banner dá uma porcentagem muito baixa de cliques, a maioria com menos de 1%. Convencionou-se que o importante é a taxa de cliques e que banner dá uma resposta baixa quando consultamos tal medição. Então inventaram um tal de “banner dhtml” que voa sobre o site, explode, toca música… só pra ver se essa taxa de cliques aumenta.

E não vai aumentar, sabe porquê? Porque para um ser humano deixar de fazer o que está fazendo para desviar um caminho ou ir até algum lugar, precisa de algo em troca. Se o seu banner ou dhtml anuncia a sua empresa de forma institucional, vaga, sem oferecer um benefício direto, não adianta, o clique vai ser baixo mesmo.

Quando você oferece algo em troca, diretamente para o internauta, a taxa de cliques é diferente. Podemos citar o caso de um banner que anunciou um sorteio de cortesias para o show da Marisa Monte que foi veiculado através de um grande portal de conteúdo de Fortaleza. Enquanto os banners com mensagens indiretas, institucionais ou muito específicas tinham uma taxa de até 1%, esse alcançou 30%!

Se o seu banner não oferece brindes, mesmo assim ele estará sendo visto. O fato de ter sido clicado ou não no banner necessariamente não quer dizer que ele não tenha surtido algum efeito na memória do internauta. A sua marca será fixada e a importância da sua empresa ou produto será lembrada sempre que for necessário para aqueles que simplesmente assistiram ao banner mas não clicaram. Assim como uma campanha para a TV ou um anúncio de página de revista. Ninguém clica.

Às vezes banners pouco clicáveis mas com público-alvo específico trazem mais resultados do que aqueles banners enganadores, tipo janela de windows, que possuem indíces altíssimos de cliques e resultado final zero.

Então não podemos avaliar o sucesso de uma campanha online utilizando apenas os relatórios de cliques. É preciso mais. É necessário realizar pesquisas de recall de marca, observando a taxa de influência da campanha online nas visitas em determinado site ou na compra de determinado produto.

Pense nisso.

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