Você já trabalhou com marketing cooperado?

Como fazer uma campanha de incentivo com apenas um dos fornecedores?

A Agis é uma das principais distribuidoras de telecom e informática do País. Recentemente, lançou uma campanha de incentivo com a Lexmark (parceira da distribuidora desde 1997) com o sloganPromoção mágica Lexmark: seu estoque desaparece e você voa ao Universal Studios. Como resultado, vendeu 30% a mais que o normal.

 

A ação iniciou em janeiro, terminou no dia 18 de março de 2010 e teve como objetivo aumentar as vendas dos produtos Lexmark e também fidelizar a marca com as revendas da Agis. Segundo o gerente de marketing da empresa, Bruno Coelho, a ação foi uma iniciativa de marketing cooperado entre a distribuidora e a fornecedora de equipamentos Lexmark. “A verba para a campanha de incentivo vem da fornecedora e a gente faz toda a ação para que essa campanha se desenrole. Nós fazemos com que as ações aconteçam da melhor forma aqui dentro, como descrever o que deve ser feito à agência responsável pela campanha, fazer o controle, realizar o lançamento, etc.”, completa.

 

Toda a equipe de vendas da Agis, 65 vendedores de teleatendimento e o gerente de produtos que acompanha a marca, foi envolvida na campanha de incentivo. Quanto aos clientes, aproximadamente 75 revendas participaram ativamente da campanha, que teve no e-mail marketing e em informações em redes sociais, como o Twitter (twitter.com/plugagis) e o blog (plugagis.blogspot.com), sua principal forma de divulgação.

 

Para manter a equipe de vendas sempre motivada durante a campanha, Bruno relata que utilizava um artifício simples: “Toda terça e quinta-feira pela manhã, os vendedores recebiam o relatório de acompanhamento. Com ele, sabiam qual cliente realizou a compra, qual vendedor fez a venda, qual foi o valor negociado e como estava a diferença nas vendas entre os participantes para que, com isso, cada vendedor pudesse fazer um atendimento mais ativo em sua base de clientes”.

 

O vencedor, além da viagem com direito a acompanhante, ganhou ingressos para a Universal Studios Orlando e irá presenciar a inauguração da nova atração da temporada 2010, baseada no filme Harry Potter. A viagem dá direito a uma semana em Orlando, com cobertura de estadia e passagens aéreas de ida e volta. Com a revenda, também foi premiado o vendedor da Agis responsável pelo atendimento da empresa campeã.

 

Bruno afirma que essas campanhas de incentivo dão tão certo que eles fizeram um calendário especial dentro da Agis, em que a equipe de marketing cria diferentes campanhas em períodos distintos para cada um dos 32 fornecedores da empresa.

 

“Ganha quem tem o melhor planejamento. Montamos um plano para também sobrar vagas para todas as empresas interessadas. As marcas com maior market share podem fazer até duas campanhas por período”, comenta. Foi exatamente em um desses “espaços” do calendário da distribuidora que a Lexmark aproveitou para fazer a campanha de incentivo que aumentou em 30% a venda de seus produtos nas revendas.

 

Para saber mais:

Visite o site: www.agis.com.br

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