Não saia por aí pedindo um aumento de salário sem ter argumentos que mostrem que você realmente merece. Aprimore-os e aí sim vá atrás do que quer Se existe uma questão polêmica e delicada nas empresas, ela aflora quando se trata de pedir aumento salarial. A maioria dos profissionais se diz insatisfeita com o salário e, obviamente, imagina que trabalha mais do que deveria e ganha menos do que merece.
As necessidades humanas são ilimitadas. Lembre-se daquela regrinha básica na economia: sua despesa cresce na mesma proporção da sua receita, portanto, um simples aumento de salário não vai solucionar seus problemas. São raros os casos em que o valor equivalente ao aumento salarial é automaticamente transformado em poupança, em vez disso é utilizado para o início de novas dívidas.
Aumento salarial funciona muito bem quando você consegue sobreviver com o que ganha atualmente, caso contrário, para muitos, o valor será suficiente apenas para cobrir a despesa antecipada no cartão de crédito ou mediante o uso do limite do cheque especial.
Essa é uma das razões pela qual o gerente do banco adora você. Quanto mais endividado, maior a receita do banco, melhor o cliente. Entretanto, de acordo com Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico Pai Pobre, ?quanto mais credores você tem, mais pobre você é?.
O fato é que num mercado extremamente competitivo sempre existe alguém disposto a realizar o dobro do seu trabalho pela metade do seu salário, portanto, antes de pedir aumento, procure avaliar os prós e os contras da sua atividade. Aliás, se você fosse o chefe, daria um aumento a si mesmo por conta do seu desempenho?
Antes de pensar em ?dar o bote? no líder, uma auto-reflexão deve ajudá-lo a encarar essa difícil tarefa para evitar erros grosseiros do tipo ?eu preciso de aumento? e outros argumentos ineficientes.
» Prepare-se ? Antes de abordar o chefe, mapeie seu desempenho: participação em projetos, resultados obtidos, indicadores e conhecimento da política salarial. Tudo é válido na hora da argumentação.
» Programe-se ? Não aborde seu líder na hora nem no lugar errado. Marque um horário com antecedência. O assunto é sério e exige formalidade quanto ao tempo e ao tratamento, isento de interrupções e longe da platéia.
» Evite comparações ? Você não deseja aumento porque seus colegas ganham mais, e sim porque tem o ?hábito de caminhar um quilômetro extra?, aplica todo seu potencial e sempre vai além do que é solicitado. Quem deve avaliar é o chefe.
» Seja profissional ? Sua dívida não é problema dele, portanto, nada de mencionar carnês, empréstimos, limite de cheque estourado, etc. Salário também é uma questão de disciplina, ou seja, de saber viver com o que se ganha.
» Seja íntegro ? Nunca utilize o argumento ?recebi uma proposta melhor?. Imagine que o chefe pode aconselhá-lo a aproveitar a oportunidade e você ficará sem saída, portanto, nada melhor que a transparência, apesar de tudo.
» Be quiet! ? Salário é uma questão pessoal e diz respeito somente ao interessado. Cada profissional tem uma história na empresa, portanto, ninguém precisa ficar sabendo quanto você ganha nem quanto conseguiu de aumento. Pense nisso e seja feliz!