Você precisa de férias

Como tirar férias e não deixar o cliente de lado?

Pare com tudo! Esqueça (literalmente) celular, rádio, notebook, jornal, computador, relógio e televisão em casa. Parece impossível se considerarmos que esses aparelhos nos acompanham praticamente 24 horas por dia, 7 dias por semana. Sem alguns deles, sentimo-nos desprotegidos, incomunicáveis com o mundo, praticamente despidos… Pare com tudo! Você precisa descansar sua alma!

Fique mais próximo da natureza, veja o pôr do sol em algum lugar tranquilo, faça longas e demoradas caminhadas, converse com pessoas diferentes, leia um bom livro, tire um cochilo, coma quando der fome, pegue o carro e ande sem destino, sorria e limpe a sua mente. Tire (verdadeiramente) férias!

Um vendedor só consegue fazer isso quando reconhece algum ganho, portanto darei um incontestável: quando voltar dessas férias, sua produtividade aumentará o dobro!

Ouvi isso a vida inteira, mas pergunte se eu consegui executar um ano pelo menos? Sabe aquele tipo de coisa que você sabe que está certo e que tem de fazer, mas não consegue? Essa é uma delas.

Sempre pensei: “Como vou tirar férias dos meus clientes?”, “Como vou deixar que alguém dê continuidade àquilo que foi tão difícil construir: o relacionamento com o cliente?”. Isso sem contar que, se o concorrente descobre que tirei férias, ele vai lá e “créu” nos meus clientes!

Então, como é que faz? Bem, eu só tirava férias quando o mercado parava: véspera de Natal, réveillon, feriados e coisa e tal. Um profissional de vendas precisa entender que a nossa profissão tem uma necessidade e que deve ser atendida.

Um piloto de Fórmula 1 passa o ano todo atrás do “circo”, viajando sempre de lá para cá. Aí vem o pessimista de plantão e fala: “Você sabe quanto ganha um piloto de Fórmula 1?”. E eu respondo: “Você sabe quanto ganha um profissional de vendas bem-sucedido?”.

Se na sua equipe de vendas você denota que existem profissionais ainda focados na venda como um evento, e não como um processo, infelizmente lhe digo que seus problemas estão apenas começando. Venda é ciência! Dê férias eternas a esses aí.

Se a venda é um processo, o fechamento é uma consequência natural de um processo bem executado. Se o profissional de vendas moderno é aquele que já não foca mais em fechar, e sim em ajudar o cliente a comprar, como é que ele vai se comprometer com a essência do seu trabalho ausente?

“Não falte para que seu cliente nunca perceba que você não faz falta!”, escutamos. Mas será que você só está presente quando está na frente dele?

Você pode utilizar as armas que estão à sua disposição, sendo um efetivo e fiel canal de comunicação sintonizado com o tom do seu cliente. Se ele gosta de pescaria, que tal mandar semanalmente um report via e-mail das últimas tendências do mercado de pesca?

Há gente que está visitando o cliente semanalmente, mas já está de férias dele há muito tempo e não sabe.

Conquiste um espaço na mente do seu cliente, gere uma dependência sadia, aquela em que ele imagina você como um grande consultor. Ser uma referência para o cliente é a única chance de você conseguir tirar suas tão sonhadas férias.

Você tem de ser um todo, afinal, quem gosta de ir por partes é o Jack. Por isso, crie mecanismos para estar sempre presente, independentemente da sua presença física

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima