VocĂȘ sabe falar, ouvir, ler e escrever?

Às vezes, aquilo que parece elementar como falar, ouvir, ler e escrever pode estar sendo realizado de maneira inconsistente e ineficaz. SerĂĄ que isso atrapalha na hora de vender? HĂĄ muitos rumores sobre o perfil do novo profissional e as exigĂȘncias do mercado de trabalho, por exemplo: conhecimento de sistemas gerenciais e especĂ­ficos, lĂ­nguas estrangeiras, habilidades em informĂĄtica, etc.

No entanto, o que nĂŁo podemos deixar de lembrar Ă© que algumas habilidades que pareciam ser bĂĄsicas ou obrigatoriamente tinham de fazer parte do ?kit de primeiras necessidades? de qualquer profissional estĂŁo sendo negligenciadas ou pouco valorizadas.

É claro que toda organização possui suas necessidades especĂ­ficas quanto ao perfil profissional ideal e habilidades, porĂ©m nĂŁo temos como negar que coisas essenciais como falar, ouvir, ler e escrever sĂŁo cada vez mais indispensĂĄveis num cenĂĄrio em que o relacionamento com o cliente Ă© o grande diferencial.

NĂŁo me refiro ao falar e ouvir no sentido fĂ­sico da palavra, e sim no sentido de comunicar, pois existem muitas pessoas com necessidades especiais de audição e/ou fala que estĂŁo se comunicando melhor que outras que nĂŁo as tĂȘm, pois se concentram na comunicação, empenhando toda atenção, reflexĂŁo, expressĂŁo corporal e outros detalhes que o momento exige.

Da mesma forma, existe muita gente escrevendo sem se preocupar com aquele que lĂȘ ou lendo sem a preocupação de entender o que estĂĄ escrito.

Acompanhando o trabalho de vårias organizaçÔes, tendo contato com pessoas em nossas palestras e treinamentos pelo Brasil, sendo atendido em lojas, hotéis, restaurantes, etc., percebemos que, com as devidas exceçÔes, a qualidade de falar, ler, escrever e ouvir estå em níveis críticos. Sendo assim, confira atentamente estas quatro dicas:

1. Falar bem ? Sabemos que a qualidade, preço, garantia e características dos produtos estão cada vez mais padronizadas. Nesse cenårio, o diferencial acaba sendo o serviço, atendimento e relacionamento com o cliente.

Fraca argumentação sobre questionamentos, vocabulĂĄrio limitado, pronĂșncia errada, falta de atitude e mĂĄ vontade no falar acabam comprometendo o atendimento e a imagem do profissional e da empresa que ele representa. Falar bem nĂŁo Ă© jogar ao vento um amontoado de palavras desconexas ou rebuscadas, e sim utilizar um vocabulĂĄrio correto e de fĂĄcil entendimento para o interlocutor.

2. Ouvir bem ? Saber ouvir é a chave do bom relacionamento, das vendas, processo de liderança e muitas outras questÔes ligadas ao sucesso profissional. Muitos vendedores escutam, mas poucos ouvem.

Afinal, ouvir bem estå relacionado a nossa atitude e disponibilidade em prestar atenção no outro, desarmados de nossos pré-conceitos, imbuídos em entender e, muitas vezes, compreender os detalhes não óbvios da comunicação. Aquele que tem pressa, escuta, explica e se comunica pela metade, além de responder o que não foi perguntado.

3. Ler bem ? Talvez, ler seja um dos melhores exercícios para os neurÎnios e também uma atividade de muita importùncia para a aquisição de cultura específica ou geral. Além disso, ler bem é a capacidade de compreensão do que muitas vezes estå escrito nas entrelinhas, é a interpretação da mensagem.

Estamos na era da informação: a internet estå disponível e a quantidade de informaçÔes se multiplica diariamente. Ler bem também significa buscar a informação certa, sabendo como filtrå-la.

4. Escrever bem ? Se ler nos traz cultura, escrever é uma forma de expressar nosso conhecimento. Encaminhando um e-mail para um cliente, formatando um projeto, colocando uma idéia no papel, etc., a maneira como escrevemos faz parte de nossa imagem profissional.

Conhecer a lĂ­ngua portuguesa e escrever de forma correta, obedecendo a regras gramaticais, demonstra profissionalismo, qualidade e eficiĂȘncia. AlĂ©m do mais, a falta de tempo tem sido uma das preocupaçÔes de muitas pessoas.

Por isso, Ă© necessĂĄrio que saibamos escrever de forma clara, eficaz e, de preferĂȘncia, preocupando-se com o tempo daquele que irĂĄ ler a informação. Da mesma forma que temos de convencer quando nos comunicamos verbalmente, devemos convencer quando o fazemos atravĂ©s da linguagem escrita.

Talvez, essas informaçÔes pareçam óbvias, pois sabemos que é preciso falar, ouvir, ler e escrever bem, mas precisamos levå-las mais a sério e entender que para transformå-las em habilidades, devemos praticå-las com afinco. Pense nisso!

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