Você sabe para onde está indo?

Como posso me destacar de forma positiva e manter minha marca pessoal em evidência?

 

Você já pensou por que o mercado escolheria você? Já se perguntou como anda seu marketing pessoal? De forma provocativa, o especialista em estratégias de marketing Arthur Bender adverte que o livro Personal branding tem a intenção de “mexer com as reflexões do leitor e, com isso, sacudi-lo para a realidade e ajudá-lo”.

 

A maioria dos profissionais, independentemente de qual fase da carreira esteja, sofre do mal de não saber administrar seu caminho profissional. Pior que isso, muitas dessas pessoas passam a vida frustradas com uma carreira medíocre. O preço que se paga por permitir que isso aconteça é muito alto, pois a má administração da carreira é um dos principais fatores da infelicidade profissional. Diante desse quadro, como recuperar o tempo perdido e reposicionar sua marca pessoal?

 

A resposta é muito clara: você precisa trabalhar com aquilo que gosta. Faça uma retrospectiva em relação à sua vida profissional, pense em todos os empregos que teve e nas funções que exerceu, em quais dessas situações você esteve mais próximo de sua realização pessoal?

 

É possível transformar você em uma prestigiada marca de sucesso pessoal e profissional por meio do marketing pessoal ou personal branding, termo criado por Tom Peters. Posicionar um indivíduo como uma marca de prestígio, por meio de ações planejadas, e desenvolver uma postura adequada e consistente, que evidencie seus diferenciais pessoais e profissionais, resultará em um novo conceito de marca pessoal.

 

Caso tenha passado por um caminho tortuoso, cheio de altos e baixos, ao sabor dos ventos, das oportunidades e das crises e ainda não tenha conseguido chegar a lugar algum, reflita sobre esta simples pergunta: “Você sabe para onde está indo?”. Bender ilustra essa situação com um trecho de Alice no país das maravilhas, de Levis Carrol:

 

Gato Cherise – começou Alice, timidamente – poderia me dizer, por favor, que caminho eu devo seguir para sair daqui?

Isso vai depender muito de onde você quer chegar – respondeu o gato.

Não me importa muito onde… – disse Alice.

Então, não importa que caminho você tome – respondeu o gato.

 

Se você não sabe para onde está indo, pode acabar em qualquer lugar e sua realização profissional dependerá exclusivamente de dois fatores: sorte e acaso. No entanto, se trabalhar corretamente seu marketing pessoal, conseguirá se diferenciar desse contexto e fazer uma escolha assertiva.

 

A VendaMais conversou com Bender para entender a importância do marketing pessoal. Confira as dicas exclusivas para se diferenciar no mercado!

 

VendaMais – Qual é o foco principal do livro?

Arthur Bender ­– O objetivo do livro é dar uma “sacudida” nas pessoas em relação ao que elas poderiam fazer pelo seu valor pessoal e por sua realização a partir do bom direcionamento da sua marca.

 

Como o leitor deve se destacar de forma positiva para manter sua marca pessoal em evidência?

 

Quando trabalhamos com marca, tanto corporativas como pessoais, realizamos quatro grandes estágios geradores de valor:

 

  1. 1.     Conhecimento para se diferenciar e, dentro desse conhecimento, ser reconhecido. Precisamos ser lembrados pelas qualidades corretas, pelas qualidades que nós gostaríamos de ser reconhecidos.
  2. 2.     Diferenciação. O mercado tem muitos profissionais, pessoas com boa formação que o mercado não consegue suprir. Contudo, como temos muita demanda, os melhores cargos são decididos com base na confiança, ou seja, na reputação. Essa diferença que eu proponho no livro, construir em cima de nossas marcas, está ligada diretamente em criar consenso no mercado e trabalhar a reputação das marcas.
  3. 3.     Relevância, ou seja, preciso ser conhecido; preciso ser diferente, como único para aquele problema, e também relevante quando alguém pensar em solucionar um problema. Preciso ser importante para o mercado.
  4. 4.     Qualidade de percepção da marca, isto é, ter sua marca em alta conta, perceber a marca como a melhor naquela especialidade.

 

É esse conjunto de quatro aspectos que irá formar esse gerenciamento da marca que te colocará acima da média do mercado.

 

O livro fala, muitas vezes, sobre o poder dos objetivos. Que ações o leitor deve aplicar para alcançá-los?

Como se fosse um grande plano de uma marca, o leitor pode partir sobre dois grandes pontos: saber onde está nesse momento e quais são seus maiores objetivos. Se ele souber exatamente como está agora, saberá a diferença do que tem hoje de patrimônio pessoal e o quanto ele tem de modificar, crescer e alterar para conseguir atingir seus objetivos. O que acontece com a maioria das pessoas é uma ansiedade de querer estar sempre muito à frente, mas sem olhar para o presente. Dessa forma, não sabem o que podem mudar para alcançar seus objetivos.

 

Na obra, você também fala sobre conhecimento pessoal para a percepção da marca. Qual estratégia você indica para os leitores promoverem sua marca pessoal?

Fazer uma autoanálise e tentar ler os sinais das pessoas à sua volta. Como elas te tratam no ambiente de trabalho, o que deu certo e o que deu errado no último emprego, tentar não olhar as coisas apenas por meio de nossas perspectivas. Faça uma investigação em relação à sua marca, escolha pessoas próximas e peça para que elas te analisem sinceramente em relação aos seus diferenciais competitivos, suas forças e sua maior fraqueza. Pergunte para cinco pessoas do seu círculo íntimo e cinco do profissional e, a partir daí, você terá um retrato de como os indivíduos te veem no mercado. Será um grande mergulho interno, pois entenderá o que as pessoas pensam sobre você e saberá onde deve melhorar para promover sua marca.

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