As 7 piores formas de utilizar o Twitter para negócios
O Twitter pode ser realmente fantástico para as empresas e vendedores. A facilidade de espalhar uma mensagem e a construção de uma audiência como ativo de longo prazo estão entre os principais benefícios proporcionados pela rede. No entanto, não basta apenas criar uma conta e esperar que as coisas aconteçam. Você só conseguirá resultados se souber utilizar a ferramenta. Neste artigo, pegamos o caminho contrário e indicamos o que não fazer, contando a você as sete piores formas de utilizar o Twitter. Acompanhe e, ao usar a rede, evite-as:
- Ser excessivamente autopromocional – Você almoçaria com alguém que fala somente dos próprios interesses e necessidades? Provavelmente não. Por que, então, agir assim no Twitter? Nele, as pessoas escolhem se querem o seguir ou não (diferentemente da propaganda na TV, que é empurrada goela abaixo). Por isso, é preciso ser mais atrativo. Compartilhe conteúdo interessante, educativo ou até engraçado sobre o seu mercado. Dessa forma, você aumenta a chance de receber retweets e ganhar novos seguidores rapidamente.
- Seguir todos e qualquer um – Alguma vez você viu um perfil com 10 seguidores seguindo 1000 pessoas e pensou: “Puxa, essa pessoa deve ser interessante!”? Não? Nem eu. É importante manter um equilíbrio entre seguidos/seguidores. Seguir qualquer um vai fazer com que seus números fiquem distorcidos e passem a imagem de que você é um spammer. Seja cuidadoso e escolha bem quem você quer acompanhar, principalmente no começo. Analise os tweets e as conversas e certifique-se de que há interesse no seu mercado antes de seguir.
- Não interagir com outros usuários – Seguimos no Twitter pessoas com quem realmente poderíamos interagir. Se você só divulga conteúdo, por mais interessante que seja, pode decepcionar diversas pessoas que esperam uma resposta e um pouco de atenção em uma conversa. Lembre-se de, todos os dias, verificar as menções e responder os comentários. Manter alguns contatos próximos satisfeitos pode ser a chave para que eles levem sua mensagem adiante.
- Não divulgar o perfil no seu website – As pessoas que acessam o seu website são as mais propensas a lhe seguir, já que estão interessadas em algo que você oferece. Mantenha disponível para o visitante do seu site, de forma facilmente encontrável, a opção de seguir e entrar em contato com sua empresa através das mídias sociais.
- Não monitorar o que está sendo falado sobre a marca e o mercado – Esse item é básico, mas extremamente importante. Embora sua empresa possa criar uma audiência cativante e usar o canal na comunicação com clientes atuais e em potencial, o que as pessoas falam da sua marca e do seu mercado é ainda mais importante. Acompanhe tudo o que está sendo dito sobre sua marca, para saber quais têm sido os resultados de suas ações e resolver problemas que tenham aparecido, antes que se tornem crises. Acompanhe palavras-chave do mercado e identifique formas de engajar novos interessados no tema, além de estar por dentro das novidades na área. Monitore os concorrentes e não fique para trás.
- Não customizar as informações básicas do perfil – Segundo pesquisas da Hubspot, empresa norte-americana de marketing para internet, uma conta com foto pode ter dez vezes mais seguidores, e ter a “bio” preenchida aumenta em oito vezes o número de seguidores. Não é necessário fazer um grande investimento em criar um plano de fundo personalizado ou outras coisas do gênero. No entanto, vale ter a sua logo como imagem e gastar algum tempo pensando em um texto capaz de descrever a sua empresa, além de indicar o tipo de conteúdo que o usuário deve esperar ao segui-lo no canal.
- Usar o Twitter apenas raramente – Seguimos centenas e às vezes até milhares de usuários no Twitter. Se você usar a ferramenta só uma vez por semana, dificilmente vai ser notado no meio de tanto ruído. Para conseguir resultados reais, é importante que o uso do Twitter faça parte da sua rotina e da sua empresa.
- Não estudar mais a fundo como o Twitter funciona e quais são seus benefícios – Há muitas empresas entrando na rede sem ter objetivos claros e sem entender as regrinhas do Twitter. Este artigo ilustra alguns erros principais que são cometidos, mas há muito mais oportunidades e armadilhas no caminho até gerar bons resultados. Por isso, vá além e aprenda mais, especialmente através da comparação com outras empresas e profissionais que são referência.
Glossário
Tweet: nome dado a cada mensagem enviada pelo Twitter.
Retweet ou RT: mensagem que compartilha conteúdo postado por outros usuários.
Bio: espaço reservado para uma breve descrição da pessoa que usa o perfil.
Spammer: perfil que envia quaisquer mensagens não solicitadas e repetitivas.