Você tem senso de vendas?

O senso de vendas surge quando você se torna bom, mas bom mesmo, em uma série de sensos pessoais. O senso de vendas surge quando você se torna bom, mas bom mesmo, em uma série de sensos pessoais. Eles podem ser sutis ou estar escritos no seu rosto quando você entra em um local e são a chave do seu sucesso em vendas.

Atenção: este não é um artigo sobre como vender, é sobre como as vendas são feitas. Há uma grande diferença. ?Como vender? é sobre técnicas, scripts. ?Como as vendas são feitas? é entender seu sentido de vendas e o ajudar a ir de ?uma venda? para ?vendas para sempre?. Então, veja do que o seu senso de vendas é feito, como percebê-lo e usá-lo:

  1. Senso de si ? Você precisa saber quem você é, para ser capaz de projetar uma imagem e passar uma mensagem, que os outros irão aceitar e comprar. O senso de si é o primeiro da lista, pois o cliente ?compra? o vendedor muito antes de comprar o produto, serviço ou empresa. Esse senso significa que você entende quem é, como ajuda os outros e que acredita no que faz. É a maneira como você age, como se apresenta e o modo como subliminarmente mostra suas qualidades aos outros.

  2. Senso do próximo ? Fazer uma venda se torna um processo muito mais simples quando você entende a pessoa que pode vir a comprar algo. Isso vai muito além do conhecimento do serviço/produto e de fazer uma boa apresentação. É sobre quão bem você entende a cabeça do seu prospect. Se, na mente dele, ele está pronto e se aceita o que você diz. Se você percebe o que precisa fazer para criar uma atmosfera que o fará querer comprar. Quando você tem o senso do próximo, significa que é capaz de entender seus sentimentos, emoções e que tem competência para fazer a pergunta certa, aumentar a percepção de valor e dar as idéias que o seu cliente precisa, quando precisa e da maneira que ele deseja ouvir. Você deve conseguir pegar sua mensagem e entregá-la da maneira mais apropriada a cada uma das pessoas com quem fala.

  3. Senso de ambiente ? Muitos vendedores cometem o erro de não ficar confortáveis com tudo que cerca uma venda. Como resultado, eles podem ficar nervosos ou ansiosos durante a apresentação. Isso é ainda mais verdadeiro quando você está no escritório do cliente e é interrompido por telefones, outras pessoas ou celulares. É sua responsabilidade ter o controle sobre o ambiente. Relaxe e se adapte ao lugar. Não importa o que aconteça, não perca seu controle.

  4. Senso da situação ? Um dos grandes erros dos vendedores é se concentrar na apresentação e não perceber quando o momento ideal de finalizar a venda aparece. Você deixa de prestar atenção nos sinais emitidos pelo cliente. A forma mais fácil de estabelecer seu senso da situação é sempre fazer perguntas que envolvam o cliente, que estimulem seu desejo, interesse ou opinião. Quanto mais você perguntar mais irá entender e controlar a situação. A regra: quanto mais você falar menor sua chance de fechar a venda.  

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