Voltando para casa

Descubra como fazer sua equipe alcançar excelentes resultados

A Volvo do Brasil tinha dificuldades para fazer a equipe interna de pós-venda vender mais, e buscava meios de tornar esse importante departamento mais lucrativo. A empresa, que no Brasil produz caminhões pesados e semipesados, estabeleceu que precisava aumentar 14% o faturamento em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Durante o processo, surgiram algumas dúvidas: por que os clientes não voltavam à concessionária para fazer uma nova compra? Como trazê-los novamente e, com isso, ampliar a venda de peças e serviços com garantia? De que maneira a empresa poderia incentivar o conhecimento da equipe interna e motivá-la para oferecer os produtos da companhia?

 

Focada nisso, a organização lançou a promoção Voltando para casa, que visava aumentar as oportunidades de vendas através de um fluxo maior de clientes e também de profissionais mais preparados.

O objetivo era fidelizar os consumidores conquistados nos últimos meses e trazer de volta os donos de caminhões já fora da garantia. Segundo dados da própria montadora, existem 50 mil caminhões da marca com mais de três anos em circulação no País.

 

Para auxiliar no processo, os funcionários do departamento receberam um fôlder explicativo sobre a mecânica da ação e as peças promocionais, além de um painel com ranking e os prêmios que receberiam de acordo com as metas atingidas. Os funcionários que alcançassem as metas de vendas participariam de um sorteio que dava até casas.

 

A promoção oferecia um cupom/raspinha para o cliente que comprasse peças ou serviços. Com esse cupom, ele concorria a mais de 30 mil prêmios instantâneos. Ganhando ou não um desses prêmios, o caminhoneiro ainda concorria, no fim do ano, a uma casa pré-fabricada e o dono do caminhão, a 10 mil reais em bônus para a compra de peças e serviços genuínos Volvo.

 

Os resultados foram rapidamente atingidos. Nos dois primeiros meses da campanha, mais de 50% das concessionárias (40 lojas) já tinham superado a meta de 14% de aumento nas vendas de produtos e serviços. Nos últimos dois meses, o número melhorou ainda mais: 70% das concessionárias (50 lojas) superaram a meta. Mais de 30 mil cupons da promoção foram depositados nas urnas e o total movimentando passou dos 22,5 milhões de reais.

 

Mais uma história de sucesso na qual os incentivos dados aos funcionários, com promoções aos clientes, conseguem aumentar as vendas e atingir metas mais audaciosas. E essa ideia não está restrita apenas às grandes instituições, com verbas altas para fazer promoções. Qualquer empresa, de qualquer tamanho e com qualquer tipo de recurso, pode incentivar seus colaboradores e criar motivos para seus clientes comprarem cada vez mais.

Conteúdos Relacionados

Pin It on Pinterest

Rolar para cima