Web Vitrinismo

Para quem é do ramo de negócios tradicional, especialmente no setor comercial, a vitrine é uma daquelas coisas indispensáveis para o sucesso das vendas. Esta tática de venda também é conhecida como vitrinismo. Mas olhando para o mundo da Web, pergunte-se: Com posso eu fazer vitrinismo? Para quem é do ramo de negócios tradicional, especialmente no setor comercial, a vitrine é o lugar onde são expostos os produtos oferecidos, trata-se de uma daquelas coisas indispensáveis para o sucesso das vendas. Esta tática de venda, ou especificamente esta ação promocional, também é conhecida como vitrinismo.

Mas olhando para o mundo da Web, pergunte-se: Com posso eu fazer vitrinismo?

Certamente se você faz comércio eletrônico, quer seja B2B ou B2C, o vitrinismo é essencial. Importante lembrar que quando um internauta visita um site, com certeza espera encontrar rapidamente o que deseja e de forma clara e objetiva, isto sem perder o charme para seduzir, atrair e conquistar o visitante.

Apenas considerando o termo vitrinismo na web, caberia algumas especulações quanto a melhor nomenclatura, eu pensei nos seguintes nomes: WebVitrinismo; e-Vitrinismo (eletronic – vitrinismo); vitrine virtual; vitrinismo digital ou OnLine.

No jargão da tecnologia da informação, o vitrinismo é apenas referenciado como fazendo parte do trabalho de WebDesign ou do projeto visual do site.

Especificamente o Web Vitrinismo pode ser encarado como o cerne do sucesso das vendas do seu site, seja produto ou serviço. Então na hora de montar esta vitrine virtual, tenha como foco o seu público alvo, isto é, coloque-se no lugar do internauta (e-consumer) e tente fazer com que esta empatia gere questões e todas as possíveis necessidades de seu cliente. Uma vez de posse destas questões, procure respondê-las com um visual que atenda as necessidades do cliente. Um dos maiores pecados que o empreendedor comete é entregar ou delegar totalmente esta tarefa a agências de publicidade. Pois, mesmo tendo as habilidades necessárias para criar e tornar viável o desenvolvimento técnico do site, não raro, as agências costumam se perder no tênue fio entre a criatividade e a venda. É comum encontrar sites pomposos que rodam vídeos ou imagens geradas por programas como Flash e que costumam consumir muito tempo para serem abertas, o que desestimula e causa um número considerável de desistências a consulta do site. É importante lembrar, que ainda estamos longe de possuir uma base interessante que tenha acesso a internet via banda larga e que estejam dispostos a comprar via internet.

Portanto se você pensa em vender seus produtos na web, usando um WebVitrinismo de sucesso, esteja atento as pequenas dicas que enumero abaixo:

1. Rapidez é a Lei, não demore mais 10 segundos para carregar seu site em uma conexão caseira de internet via modem (tipo dial up). É comum desenvolverem sites testando em conexões de internet de banda larga e depois ver a surpresa de como fica lento o acesso ao seu site.

2. Visual Limpo e Objetivo. A organização é fundamental e somente aparece num site limpo e objetivo, onde facilmente você pode encontrar a informação ou o produto desejado;

3. Navegação Direta e sem rodeios. Isto quer dizer que você deve facilitar a navegação do internauta, minimizando o números de cliques para chegar a informação desejada. O máximo permitido são 3 clique até chegar ao objetivo.

4. Uso de Cores, Formas e Textos de acordo com seu público alvo, se for um público mais conservador, prefira usar cores suaves e formas geométricas tradicionais (Euclidiana), quanto aos textos evite gírias, muita atenção no uso correto da língua portuguesa e de preferência usar o vulgo “preto no branco”. Porém, se o seu público for muito jovem, aí você pode abusar das cores, utilizar formas fractais e os textos poderão ser invertidos entre cores de fundo e cor da fonte do texto, é até comum encontrar sites desta natureza com fundo negro e textos em branco ou coloridos.

5. No caso do comércio eletrônico, a exposição estratégica do produto e a facilidade de acesso são muito importantes. Alguns estudos na área de psicologia apontam que o lado superior direito do browser costuma ser um dos primeiros pontos em que os olhos do internauta se concentra. Então procure colocar nesta posição aquilo que você considera muito importante.

6. Seja Cativante, isto é bastante subjetivo e a única maneira de direcionar seu site de modo a cativar o visitante, é o balanceamento entre a criatividade e a objetividade de vender o produto. Por isso, recomendo que faça um pré-teste do visual de seu site com algumas pessoas para conhecer suas opiniões sobre a beleza, atração e conquista que o site está causando-as.

7. Por fim, procure sempre mudar e inovar sua vitrine virtual, pois se ficar muito tempo do mesmo jeito, acaba com o interesse do internauta em voltar a visitá-la. Claro que quando falo de mudar rapidamente a vitrine virtual, cujo o principal objetivo é vender, não peço que mude a identidade visual da empresa com freqüência, isto é, os padrões visuais, a logomarca e etc.

Com estas dicas, espero sinceramente que você tenha um WebSucesso em suas WebVitrines.

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