Bradesco

Apesar do fraco resultado no 4T08 e da perda da liderança de mercado, situação confortável e administração conservadora ajudarão o banco a superar os efeitos da crise Banco Brasileiro de Descontos talvez não seja um nome familiar para muitos brasileiros. Fundado em 1943, iniciou um período de intensa expansão e, no fim da década de 60, já era o maior banco comercial do setor privado no Brasil. Nos anos 70, estendeu suas atividades para todo o País, conquistando mercados urbanos e rurais. Mas foi em 1988, ao incorporar as subsidiárias de financiamento imobiliário, banco de investimento e financiadora, que se tornou um banco múltiplo e mudou sua denominação para Banco Bradesco.

Acostumado a histórias de recordes e conquistas ao longo de sua trajetória, o Bradesco viu sua liderança ameaçada em novembro do ano passado, quando o Itaú anunciou uma fusão com o Unibanco, dando origem ao maior banco do País.

Missão
Consolidar a posição como a principal instituição financeira privada no mercado brasileiro que presta uma gama completa de serviços, aumentando a rentabilidade, maximizando valor para os acionistas e gerando um retorno acima da média em comparação com outras instituições do setor financeiro brasileiro.

Conglomerado ? Atualmente, o Bradesco é constituído de um grupo de empresas que possibilita atuar de forma eficiente nas atividades identificadas como prioritárias. O modelo adotado é diversificado entre os ramos financeiro, de seguros, previdência e capitalização, além de outras atividades.

No ramo financeiro, destacam-se o próprio Banco Bradesco, bancos no exterior e outros adquiridos nos últimos anos; empresas de consórcio, financiamento e leasing; de administração de recursos; corretora de títulos e valores mobiliários.

Já nas atividades de seguros, previdência e capitalização está a Bradesco Seguros ? uma holding que concentra as empresas que atuam nos diversos tipos de seguros (de vida, autos e saúde), administração de planos individuais e empresariais de aposentadoria, pensão e pecúlio e no mercado de títulos de capitalização.

Quando analisada a contribuição dos ramos de negócios para o lucro consolidado do grupo, verifica-se que 65% são provenientes das atividades financeiras e 35% de seguros e previdência.

Estratégias ? As estratégias do Bradesco para consolidar sua missão estão focadas não somente em continuar a expandir a base de clientes como também em consolidar o papel de um banco completo. Para oferecer aos clientes produtos e serviços que atendam verdadeiramente as suas necessidades, ele segmenta cada vez mais o atendimento por meio da alocação eficiente dos recursos e talentos humanos. Afinal, acredita que a atenção dispensada ao perfil financeiro dos clientes e o respeito à individualidade deles resultam em maior satisfação e fidelidade traçadas no relacionamento com o consumidor.

Focando suas ações no relacionamento, o processo de segmentação no Bradesco alinha-se à tendência do mercado de reunir grupos de clientes com um mesmo perfil, o que possibilita atendimento diferenciado, ganhos crescentes de produtividade e rapidez, além de maior flexibilidade e competitividade na execução de sua estratégia de negócios.

Em virtude da fusão entre Itaú e Unibanco, uma das principais estratégias do Bradesco para reassumir a liderança é concentrar esforços em linhas de negócios como crédito a grandes empresas e atendimento a clientes de baixa renda. Afinal, o banco tem cerca de 18 milhões de clientes sem conta corrente ? boa parte das classes C, D e E. Como eles utilizam um único produto financeiro, poupança ou cartão de crédito, um dos objetivos para os próximos anos é transformá-los em correntistas a fim de torná-los mais rentáveis.

Mudanças ? O compromisso com a melhoria contínua se caracteriza pelo pioneirismo na inovação tecnológica e aprimoramento dos produtos e serviços, cujas etapas de trabalho e crescimento são respaldadas por investimentos constantes em tecnologia da informação e automação bancária.

Focar menos em produtos e mais no atendimento às necessidades financeiras de seus clientes foi uma das principais mudanças no Bradesco no decorrer de sua trajetória. Houve um grande investimento na segmentação do atendimento de sua base de clientes, o que, aliado à utilização de ferramentas de gestão de relacionamento, viabilizou um serviço mais adequado.

É importante destacar também todas as aquisições feitas nos últimos anos, que já foram incorporadas na estrutura do grupo, gerando sinergias que permitem reduzir custos e aumentar as receitas.

Tanto que os resultados, que no passado eram concentrados na rede de varejo, estão cada vez mais diversificados. Um percentual crescente deles advém das operações de seguros e prestação de serviços financeiros, dentre as quais se destacam a gestão de fundos e carteiras de investimento.

Pessoas ? Desde o início de suas atividades, o Bradesco reconhece que a base de sustentação dos negócios está no valor do desempenho e potencial realizador das pessoas. O tratamento dispensado ao colaborador em termos de capacitação, promoção e criação de uma cultura de solidariedade no trabalho é fundamental para melhorar a qualidade e criar um ambiente favorável ao trabalho em equipe, crescimento pessoal e eficácia organizacional.

Acreditando na capacidade de promover crescimento sustentado para as pessoas e por meio delas, o Bradesco estabelece as seguintes premissas para o gerenciamento e desenvolvimento de seus recursos humanos:

» Cumprir todas as exigências, normas regulamentadoras e convenções legais pertinentes às relações e ambiente de trabalho aplicáveis às suas atividades.

» Assumir o compromisso público de defesa e proteção aos direitos humanos, direitos da criança e direitos fundamentais do trabalho.

» Respeitar a diversidade e dignidade do ser humano, preservando a individualidade e privacidade e não admitindo a prática de atos discriminatórios de qualquer natureza.

» Assegurar o bom relacionamento entre todos os profissionais, mantendo um ambiente seguro e saudável que propicie ótimos níveis de desempenho e produtividade.

» Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, oferecendo condições para o equilíbrio entre trabalho, saúde e família.

» Incentivar os profissionais a superarem seus limites e estimular a criatividade deles na busca de soluções, visando a autorrealização, satisfação dos clientes e expansão dos negócios.

» Promover o constante desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores com mecanismos favoráveis que lhes permitam administrar seu plano de crescimento.

» Garantir oportunidades para o crescimento profissional pelo desenvolvimento permanente das competências internas, valorização, conhecimento e formação profissional.

No ano passado, o Bradesco integrou pela sétima vez a lista das 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Também foi considerado uma das 50 melhores companhias para a mulher trabalhar pelo quarto ano consecutivo.

Sustentabilidade ? A atuação no campo da responsabilidade socioambiental faz parte dos valores corporativos do Bradesco, objetivando estimular o desenvolvimento econômico, melhoria da qualidade de vida da comunidade onde atua e sociedade como um todo.

As ações responsáveis fazem parte do conjunto de estratégias da companhia, expressam o compromisso de todos os seus colaboradores e atendem às modernas exigências de sustentabilidade corporativa.

Constantemente, o Bradesco confere a eficácia de suas práticas e o valor gerado para os públicos a que se destinam. Além disso, há uma preocupação constante em avaliar as novas demandas e buscar formas de atendê-las.

Uma das principais iniciativas é a Fundação Bradesco, que mantém e administra o maior programa privado de educação do País e o mais importante dentre as práticas sociais adotadas pela organização. Em atividade desde 1956, mantém 40 escolas prioritariamente instaladas em regiões com acentuadas carências socioeconômicas. Em 2008, os recursos aplicados foram de R$220,791 milhões, proporcionando mais de 518 mil atendimentos.

Reconhecimento ? Importantes homenagens e citações destacam a excelência e liderança empresarial do Bradesco, a força da marca e a qualidade de seus produtos e serviços. Conheça os principais prêmios recebidos pela companhia em 2008:

» Banco brasileiro melhor colocado no ranking da revista Fortune 500.
» Banco com maior nível I de capital e volume de ativos da América Latina ? revista The Banker.
» Banco do ano e melhor do Brasil (revista LatinFinance).
» Banco líder das melhores e maiores (revista Exame).
» Criação de valor para acionista ? Setorial Bancos (Abrasca).
» Empresa modelo em sustentabilidade (revista Exame).
» Líder do Top of Mind (jornal Folha de São Paulo).
» Líder em sustentabilidade e governança corporativa na América Latina (Consultoria Management & Excellence).
» Maior grupo privado do Brasil (jornal Valor Econômico).
» Marca mais valiosa do Brasil e setor bancário da América Latina (BrandFinance) e País (BrandAnalytics).
» Melhor banco da América Latina (publicação Emerging Markets).
» Melhor banco de varejo, vida, previdência e leasing (Consultoria Austin Rating).
» Melhor banco do ano no Brasil e melhor banco do mundo em meio ambiente e governança social corporativa (revista The Banker).
» Melhor banco do mercado e líder do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa (Consultoria Economática).
» Melhor banco do País (revista Euromoney).
» Melhor em responsabilidade socioambiental (revista Época Negócios).
» Melhor empresa de seguros da América Latina (revista World Finance).
» Melhor empresa em recursos humanos (revista Época).
» Vencedor do prêmio Personalidade Ambiental (ADVB/SP).

Mercado ? O Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco ressaltou que a volatilidade das economias foi tamanha que 2008 poderia ter sido caracterizado como um período de vários anos em um só. ?No primeiro semestre, a despeito da desaceleração em vários países desenvolvidos, as principais economias emergentes continuaram exibindo sinais robustos de expansão endógena, o que contribuiu para explicar a continuidade da elevação dos preços das commodities, que alcançaram os mais altos patamares registrados, gerando pressões inflacionárias que levaram várias autoridades a adotar políticas monetárias restritivas?, lembra.

No segundo semestre, a tônica foi dada pela percepção de contágio generalizado, o que deflagrou um processo de desalavancagem financeira, atingindo vários mercados, inclusive o de commodities. Em setembro, a quebra do Lehman Brothers desencadeou uma crise sistêmica sem precedentes, intensificando a aversão ao risco. ?As respostas por parte das autoridades nacionais e multilaterais foram e têm sido, muitas vezes, inéditas ? o que ajudará a impedir uma depressão global, mas não impedirão uma trajetória de forte desaceleração da economia mundial em 2009?, acredita.

A partir de meados de setembro, acompanhando o restante do mundo, a robustez da economia doméstica, afetada negativamente, começou a revelar sinais de reversão. Os principais canais de contágio pelos quais a economia brasileira tem sido afetada são a depreciação cambial, as condições mais restritas para o crédito e a deterioração da confiança de consumidores e empresários. ?A desaceleração da economia do País será inevitável, com o ritmo de expansão do PIB passando de 5,6% estimado para 2008 a um patamar próximo a 1,5% neste ano. Sob esse cenário, o espaço para políticas monetárias e fiscais mais frouxas será maior. No entanto, olhando para horizontes mais ampliados, o Bradesco reafirma sua convicção em relação às perspectivas para o País, que, apesar das mazelas econômicas e sociais já conhecidas local e internacionalmente, continuam favoráveis, em um ambiente democrático com poucos paralelos entre os países emergentes. Para que essas perspectivas se materializem, é necessário avançar com a agenda de reformas que possibilitarão levar o PIB a um outro e mais elevado patamar de expansão sustentável. Talvez, a crise seja a oportunidade para isso?, sugere o Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.

Perspectivas ? Depois de décadas de liderança, o Bradesco acabou perdendo a posição quando o Itaú anunciou a fusão com o Unibanco, originando o maior banco do País. Em meio a esse cenário, Luiz Carlos Trabuco Cappi assumiu a presidência da companhia na qual começou como escriturário, há 40 anos. Traz na bagagem a liderança da Bradesco Seguros, que no seu comando se tornou mais eficiente e lucrativa.

Mesmo avaliando que o pior momento da crise global já ficou para trás, o Bradesco prevê que a maior parte dos seus efeitos ainda está para ser colhida nos próximos meses, na forma de desaceleração nas operações de crédito e aumento da inadimplência.

Embora não faça projeções, no 4T08 o volume de empréstimos não pagos há mais de 90 dias atingiu 3,6%, em contrapartida aos 3,5% dos trimestres anteriores. Já quanto às operações de financiamento, espera-se crescimento de 13% a 17%, numa acentuada retração diante dos 33,4% de expansão registrados em 2008.

O crédito à pessoa física deve crescer de 11% a 15% neste ano, também abaixo da expansão de 24,4% registrada em 2008. Já para pessoa jurídica, a expectativa do Bradesco é de crescimento de 14% a 18%, após o salto de 38,6% do ano passado.

Por produtos, a expectativa é que os financiamentos a veículos subam de 9% a 16%, enquanto os empréstimos consignados devem avançar de 18% a 27% e cartões terão alta de 15% a 20%. O banco informa também que tem previsão de registrar 5 bilhões de reais originários de financiamentos imobiliários.

Ações ? Em novembro de 1946, o Bradesco listou suas ações (BBDC3, BBDC4) na bolsa de valores no Brasil, apenas três anos após sua fundação, quando ainda tinha atuação restrita no estado de São Paulo.

Em junho de 1997, iniciou a negociação de suas ações preferenciais no mercado norte-americano e, em fevereiro de 2001, elas passaram a ser negociadas na bolsa de valores de Madri (XBBDC). Já em novembro do mesmo ano, também passaram a ser negociadas na bolsa de valores de Nova Iorque (BBD).

Consciente de que estar cotado em bolsa de valores é primordial para o desenvolvimento das corporações, o Bradesco aderiu, em junho de 2001, ao nível 1 de governança corporativa da Bovespa, comprometendo-se principalmente com melhorias na prestação de informações ao mercado e com a dispersão acionária.

Em março de 2003, associou-se ao Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), na qualidade de associado patrocinador, apoiando sua iniciativa e realização, sendo publicamente reconhecido como praticante da boa governança corporativa.

O IBGC promove a divulgação das melhores práticas, auxiliando os praticantes para melhor desempenho de suas funções, contribuindo para aprimorar o funcionamento do mercado, gerando maior confiança dos investidores e maior fluidez de recursos para as empresas.

Dentre as práticas adotadas pelo Bradesco, destaca-se sua agressiva política de dividendos que garante, em cada exercício, 30% do respectivo lucro líquido ajustado ? acima da lei que estabelece o mínimo de 25%. Além disso, foi a primeira empresa do setor financeiro a distribuir dividendos todo mês, a partir de 1970.

Opinião do especialista ? No mês passado, o Bradesco divulgou os números referentes ao quarto trimestre de 2008. Confira os principais destaques da companhia sob a ótica de Laura Schuch, analista da Ativa Corretora:

?Os resultados do 4T08 vieram ligeiramente abaixo das expectativas do mercado. O lucro líquido ajustado foi de R$1.806 milhões no trimestre e, ao compararmos esse montante com o lucro líquido ajustado do 3T08 e 4T07, observamos uma queda de 5,4% e 2,6% respectivamente. O retorno sobre o patrimônio líquido médio (ROAE) no 4T08 ficou em 22,8%, representando queda de 2,3 p.p. sobre o trimestre anterior e -6,6 p.p. YoY.

O destaque positivo do resultado ficou por conta da carteira de crédito do banco, que atingiu R$215,3 bilhões, um crescimento 9,2% sobre o 3T08 e +33,4% em relação ao 4T07, diante de uma evolução do sistema de 6,5% QoQ e +31,1% YoY.

A carteira de crédito, incluindo avais e fianças e valores a receber de cartões de crédito, atingiu o montante de R$ 215,3 bilhões, um crescimento de 9,2% QoQ e +33,4% YoY. Esse incremento foi puxado pelo segmento de pessoas jurídicas, com destaque para as atividades de capital de giro e financiamento à exportação, que são as mais representativas do setor. Em relação à carteira de pessoas físicas, podemos destacar mais uma vez o crescimento do segmento de leasing, representando 15,6% da carteira total de pessoas físicas, devido ao foco dado pelo banco, desde 2007, para financiamento de veículos novos nessa modalidade. Nesse contexto, é importante comentar que o saldo de PDD atingiu R$10.263 milhões, crescendo também na razão PDD/carteira de crédito, o que evidencia a preocupação do banco com futuros aumentos de inadimplência no decorrer de 2009.

O índice de inadimplência do Bradesco no 4T08, considerando os atrasos acima de 90 dias sobre a carteira de crédito total, foi de 6,6%, uma piora de 0,1p.p. tanto na comparação QoQ quanto na evolução YoY. No trimestre, a maior elevação ocorreu no segmento de micro, pequenas e médias empresas, enquanto no ano a elevação no índice ocorreu basicamente no segmento de pessoa física, que evoluiu de 6,4% para 6,7%.

A margem financeira ajustada perfez R$6.672 milhões, com crescimento de 5,3% QoQ e incremento de 15,0% YoY, em função de um aumento dos spreads, conforme esperado.

A receita de prestação de serviços de R$2.818 milhões no 4T08 ficou estável em relação ao trimestre anterior e cresceu apenas 3,8% sobre o 4T07. O aumento de algumas contas, como rendas com cartão, foi mitigado pela menor receita com operações de crédito em razão do realinhamento das tarifas imposto pelo Banco Central e pelo fim da Taxa de Abertura de Crédito (TAC) para as pessoas físicas.

Já as despesas com pessoal e administrativas apresentaram aumento mais forte, de 6,2% QoQ e 13,9% YoY, de R$4.180 milhões, puxadas principalmente por provisões para acréscimo dos níveis salariais, investimentos na otimização da plataforma tecnológica, ampliação da rede de atendimento e aumento no volume de negócios com a consequente contratação de funcionários.

O índice de eficiência operacional acumulado nos últimos 12 meses atingiu 42,0% no 4T08, esboçando uma piora 0,4 p.p. QoQ e de 0,2 p.p. YoY.

Apesar do expressivo crescimento da carteira de crédito do Bradesco e elevação da margem financeira ajustada, diante de maiores spreads, pudemos observar redução do lucro líquido ajustado e deterioração do ROAE, tanto na comparação trimestral quanto evolução anual. É importante ressaltar que a queda dessas duas contas já era aguardada, porém veio mais intensa que se previa em função de maiores despesas com PDD, refletindo a preocupação do banco com o aumento da inadimplência em 2009, e um crescimento das despesas com pessoal e administrativa acima das receitas de prestação de serviços.

Apesar do fraco resultado no 4T08, mantemos nossa recomendação de compra para as ações do Bradesco a fim de manter nossa exposição no setor e por acreditarmos que ele encontra-se em uma situação confortável para superar os efeitos da crise financeira, além de apresentar caráter mais conservador em sua administração em relação aos grandes bancos brasileiros. Dessa forma, acreditamos que o Bradesco será capaz de cumprir seu guidance de crescimento da carteira de crédito para o ano de 2009 de 10% a 15%.?

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