Como dar um basta à ansiedade?
Todo mundo já passou pela desagradável experiência de se sentir ansioso. Aqueles momentos que antecedem um desafio em que vemos, como num filme, como ele deve se desenrolar e tudo de errado que pode acontecer – e vamos ficando aflitos.
Ansiedade: “angústia, aflição. Perturbação do espírito causada pela incerteza ou pelo receio, sem causa evidente, e a que se agregam fenômenos somáticos como taquicardia, sudorese, etc.”, é a definição do Dicionário Aurélio.
Ansiedade é o mal do momento. Uma pergunta certa quando entrevisto as pessoas é: “O que você mudaria em você, se pudesse?”. E o que 99% delas respondem é: “Adoraria ser menos ansioso”.
Se a ansiedade é mais um mal moderno, como o estresse, a síndrome do pânico, etc., é importante que saibamos lidar com esse problema, principalmente se ele interfere diretamente no resultado do nosso trabalho.
Acompanhe alguns fatores que levam à ansiedade nas negociações:
- Desencontro no tempo de fechamento– Ocorre quando o comprador não tem pressa para fechar a venda, mas o vendedor sim. Sendo malsucedido, o profissional começa a perder o autocontrole e passa a se sentir nervoso e ansioso, afetando seu desempenho dali em diante.
- Supervalorização das circunstâncias– Muitos vendedores tendem a superestimar o tamanho dos clientes e dos concorrentes criando medos e problemas infundados. Assim, acabam vendo “monstros”, em vez de desafios normais.
- Expectativas muito altas– Projetar metas ou objetivos muito difíceis, ou até mesmo inalcançáveis, é um modo fácil e direto de disparar a ansiedade.
- Estilos de negociação diferentes– Falta de sintonia entre as pessoas, tanto na própria empresa como com quem está negociando, pode causar muita irritação e angústia. Nesse caso, pare de achar que sua forma de entender a situação é a correta, baixe a guarda e tente perceber a lógica da outra parte.
7 dicas para superar a ansiedade
- Não dê ouvidos ao seu “diabinho” interno– Sabe aquele que fica em cima do seu ombro pontuando tudo que pode sair errado? Não lhe dê muita atenção. Concentre-se em você e nas suas capacidades.
- Conquiste a simpatia do seu cliente– Todo cliente é um ser humano e, por mais frio e chato que pareça, no fundo sempre existe algo do que ele gosta e que acaba por desarmá-lo. Estabeleça uma relação pessoal, nem que seja mínima, evitando assim um ambiente tenso e pesado.
- Demonstre convicção nos gestos e na fala– Insegurança gera mais insegurança num círculo vicioso, e o contrário também é verdade: segurança gera mais segurança. Então, fale e aja com convicção, pois isso só contribuirá positivamente para afastar a ansiedade.
- Tenha sempre um plano “B”– “E se ele não aceitar a minha proposta, o que eu faço?”. Quando essa pergunta não tem resposta, é óbvio que você pode se colocar numa situação de ansiedade facilmente, então tenha sempre um plano B, C, D…
- Quando detectar a ansiedade, “dê um tempo” –Ao menor sinal físico de taquicardia, sudorese, etc., recue, “dê um tempo” e procure se recompor, porque, numa situação de ansiedade, coisas rotineiras podem sair do controle.
- Compartilhe responsabilidades– Sempre que você se perceber numa situação de risco profissional, procure compartilhar com o chefe, colegas ou subalternos formas de dividir essa responsabilidade em equipe. Isso, sem dúvida, ameniza a ansiedade imediatamente.
- Esteja sempre bem preparado e aprenda com a própria ansiedade– Nada melhor que combater a ansiedade com a memória dos erros passados e estando sempre bem preparado para sua próxima venda.
Boas negociações e xô, ansiedade!