Por Marcelo Loiacono
Ć fato que sobre Transformação Digital hĆ” diversos estudos, recomendaƧƵes de especialistas, teorias e cases que poderĆ£o lhe inspirar por onde comeƧar, como avanƧar e atĆ© mesmo materiais com as famosas āreceitas de sucessoā. Mas acredite: nĆ£o existe um Ćŗnico caminho, nem um mĆ©todo garantido. As estratĆ©gias de evolução digital podem variar de uma empresa para outra e, ainda dentro da mesma empresa, estratĆ©gias distintas serĆ£o necessĆ”rias de acordo com amplitude, segmentação e produtos envolvidos.
As competĆŖncias tĆ©cnicas, as metodologias e o processo estruturado sĆ£o disciplinas de extrema importĆ¢ncia no movimento rumo Ć transformação. No entanto, estas poderĆ£o ceder lugar para aspectos menos tangĆveis, como foco, atitude, engajamento e lideranƧa.
Confira a seguir 10 insights que podem ser somados Ć s suas ponderaƧƵes e anĆ”lises para este desafio:Ā
1. Um pequeno projeto, um case com enfoque digital, poderĆ” iniciar o convencimento e engajamento tĆ£o desejado na organização. Seu desafio Ć© iniciar com visĆ£o clara de inĆcio, meio e fim para seu projeto. Estruture seus resultados alcanƧados dando enfoque no antes e depois. Seu alvo Ć© conseguir sinal verde para o próximo projeto ou ampliação do escopo.
2. A transformação não necessariamente precisa iniciar com o comando da alta direção ou com um planejamento estratégico de alta complexidade e envergadura.
3. A atenção ao processo atual de relacionamento com clientes Ć© fundamental. NĆ£o basta apenas um olhar para a tecnologia. O contact center pode ser um importante centro de informaƧƵes e avaliação do nĆvel de maturidade de sua empresa para iniciativas de automatizar e digitalizar.Ā
4. Não hÔ uma regra sobre qual Ôrea ou quem deve iniciar um projeto ou plano de transformação digital, mas definitivamente não se trata de um projeto exclusivamente da Ôrea de tecnologia ou de investimento em novas tecnologias.
5. O digital pode, sim, estar sob a responsabilidade de um head ou de uma Ôrea, mas todos os movimentos, ações, iniciativas e debates são transversais na empresa, e é fundamental a habilidade de relacionamento e envolvimento de diversos setores, inclusive no momento dos pequenos projetos. Um importante passo para o engajamento da organização.
6. Ć medida em que novos projetos surgirem e o escopo for ampliado, habilidades mais tĆ©cnicas (menos importantes nos primeiros movimentos) comeƧam a ser vitais para garantia de visĆ£o estruturada, estratĆ©gica e abrangente, com visĆ£o sistĆŖmica e de processos que garantam a sinergia entre os diversos projetos para uma evolução sustentĆ”vel.Ā
7. Novos talentos, novo mindset e profissionais especialistas e com visão inovadora serão fundamentais na composição das equipes. Contudo, não menos importantes serão também os profissionais que conhecem hÔ mais tempo a organização. Eles são conhecedores de seus processos, produtos, história e cultura. A valorização da diversidade de talentos e experiências é crucial.
8. SerĆ£o vitais os lĆderes corajosos, disciplinados com o propósito e que transbordem atitude e habilidade para engajamento das pessoas.
9. As lideranƧas executivas devem abrir um espaƧo recorrente na agenda para ouvir, com genuĆno interesse, os colaboradores que estĆ£o na linha de frente conversando com dezenas de clientes todos os dias. Promova um ambiente colaborativo.Ā
10. Na maioria das empresas inovadoras existe a cultura do āFail Firstā, tolerĆ¢ncia ao erro como oportunidade de aprendizado. NĆ£o se deve ficar preso aos equĆvocos, mas num ambiente de empreendedorismo e inovação, o erro deve ser permitido.
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Marcelo Loiacono é diretor de marketing e novos negócios da XGEN, especializada em plataformas de Inteligência Artificial para canais de atendimento.