10 erros mais comuns na prospecção de novos clientes

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Embora esteja super na moda chamar tudo que é feito para atrair clientes de “outbound”, a verdade é que prospecção de novos clientes sempre existiu, sempre foi feita e sempre foi fundamental para o sucesso de uma empresa.

As armas mudaram (na verdade, o que aconteceu foi que o arsenal aumentou), mídias sociais ganharam um espaço enorme e temos hoje aplicativos e ferramentas que facilitaram muito a automatização, o controle e relatórios de indicadores sobre quase todas as etapas do processo de prospecção.

Decidimos então criar um material especial sobre isso na VendaMais, um verdadeiro manual completo, cobrindo todas as etapas e todas as ferramentas de prospecção.

Começamos com uma pesquisa e já descobrimos muitas coisas interessantes. Conforme eu for tabulando os resultados, irei dando parciais com comentários.

Aqui está a primeira parcial, com os 10 erros mais comuns cometidos em processos de prospecção:

  1. Não prospectar!
  2. De longe a mancada mais comentada: não definir corretamente seu PCI (perfil de cliente ideal).
  3. Erros de cadência (exagerada e/ou inexistente).
  4. Dependência de uma só fonte para leads.
  5. Falta de qualificação da equipe para lidar com os leads/oportunidades.
  6. Falta de qualificação dos leads/oportunidades (lead scoring).
  7. Não pedir indicações para clientes atuais (eu complementaria com pedir indicações também para prospects!).
  8. Só prospectar usando preço baixo/promoções como atrativos.
  9. Não ter um planejamento, cronograma nem orçamento definido para prospecção.
  10. Não usar indicadores de performance específicos da prospecção para tornar o processo mais eficiente.

Em todos meus trabalhos sobre Alta Performance reforço que a melhor forma de começar um processo de melhora de resultados é avaliando os erros mais comuns, ver se estão sendo cometidos e rapidamente trabalhar para melhorá-los.

Leia também!
Reunimos em um só lugar nossos melhores conteúdos sobre prospecção de clientes. Clique aqui e confira!

Perguntas coach, para terminar:

  1. O que mais chama sua atenção ao avaliar essa lista?
  2. Se você avaliar hoje seu processo de prospecção de novos clientes, algum desses erros está sendo cometido?
  3. O que pode ser feito para melhorar esse ponto?
  4. Algum outro item que incluiria na lista?

Raul Candeloro – prospecçãoAbraço e boas vendas,

Raul Candeloro
Diretor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

10 estratégias simples para aumentar a prospecção do seu time

10 estratégias rápidas, práticas e simples para líderes aumentar a prospecção de novos clientes (+1 bônus poderoso)

Hoje quero lhe apresentar, de maneira rápida, prática e simples 10 estratégias práticas (mais 1 bônus para acelerar resultados) que todo líder pode aplicar agora ...
Leia Mais →
trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →