10 maneiras de desmotivar uma equipe de vendas

demotivar uma equipe

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É impossível dar motivação para as pessoas. Motivação é algo que vem de dentro. São os motivos que cada pessoa tem para se colocar em ação.

Porém, é normal que, em algum momento de suas trajetórias, líderes imaginem o que devem fazer para conseguir mais engajamento, mais brilho nos olhos e mais comprometimento de suas equipes. É possível criar o clima, gerar uma cultura para que as pessoas que já são motivadas permaneçam na equipe e produzam mais, mas nada disso de fato motiva alguém. Por outro lado, desmotivar os integrantes de qualquer equipe é muito fácil. Espero que você não coloque em prática a lista a seguir, pois basta aplicar um dos tópicos para arrasar com o moral de qualquer profissional!

1- Seja grosseiro.

Rispidez, brutalidade, falta de paciência e um tom de voz agressivo. Uma receita simples e altamente eficaz para conseguir desmotivar qualquer colaborador.

2- Seja mal-educado.

Confesso que tenho um pouquinho de receio de quem não fala palavrão em momento algum. Fico com a impressão de que, bem no fundo, essas pessoas estão aprisionando um instinto animal. E quando enjaulados, alguns animais se tornam ainda mais ferozes (e perigosos).

Mas falar palavrão é muito diferente de faltar com a educação. Uma pessoa que diz com alegria e entusiasmo: “Porra, muito obrigado! Você realmente salvou meu dia”, é muito mais educada do que uma pessoa que nunca agradece ninguém! “Por favor” e “com licença” também não fazem parte do vocabulário de pessoas mal-educadas.

3- Não deixe claro o que você espera da sua equipe.

Não adianta falar que quer mais comprometimento. Não adianta falar que as pessoas devem vestir a camisa da empresa. Bons líderes deixam bem claro que tipo de comprometimento (ações e atitudes) esperam de cada pessoa. Desmotivar uma equipe usando essa “arma” é muito fácil: estipule uma meta e corra para trás de sua mesa sem apontar os melhores caminhos.

4- Não dê o reconhecimento por um trabalho bem-feito.

“Não fez mais do que a obrigação, já estou pagando o salário em dia.”

Essa é uma frase típica de líderes desmotivadores. Nós, seres humanos, temos uma necessidade básica de pertencer a um grupo. Quando recebemos a aprovação de um líder, de um colega de trabalho e até mesmo dos clientes, nos sentimos acolhidos. Agora, um segredinho: funcionários dedicados e que fazem seus trabalhos com muito capricho, se não tiverem o reconhecimento do líder, uma hora ou outra recebem o reconhecimento de um cliente que irá indicá-los para concorrência.

5- Atrase os salários com frequência.

Uma das prioridades de qualquer instituição é pagar em dia o salário de seus colaboradores. Atrasos recorrentes são altamente desmotivadores. De uma maneira geral, o brasileiro não tem o hábito de poupar. Ou seja, salários atrasados significam que as contas pessoais dos funcionários ficarão atrasadas também. Quer ver os integrantes de sua equipe perderem o entusiasmo em trabalhar em sua empresa? Comece a atrasar os salários.

6- Seja extremamente rigoroso com detalhes insignificantes.

Dizem que Steve Jobs era extremamente rigoroso com detalhes que aparentemente eram insignificantes. Acontece que o criador da Apple trabalhava com produtos revolucionários, principalmente pelo design. Para se destacar da concorrência, ele escolheu ser rigoroso com detalhes. Uma escolha que certamente nunca deu a ele o prêmio de chefe do ano. Sim, podemos dizer que Jobs alcançou a glória, mas também podemos dizer que ele foi uma exceção. Liderar é ter consciência de que o caminho que já foi trilhado por outra pessoa será diferente quando alguém decidir percorrê-lo novamente.

7- Deixe que as pessoas façam fofoca.

As pessoas não pedem demissão de uma empresa. Elas pedem demissão de seus colegas de trabalho. Elas pedem demissão do ambiente em que estão tendo que conviver. Em uma empresa em que a fofoca é frequente e mordaz, a rotatividade de funcionários é alta. Bons líderes sabem que é importante cuidar para que a fofoca não se transforme em uma erva daninha.

8- Chame a atenção de um funcionário na frente dos clientes.

“Não chamar atenção de um colaborador na frente de outras pessoas” é um conselho antigo (e básico), mas ainda existem “líderes” que não se importam em chamar atenção e até mesmo xingar na frente de outros colegas e clientes. Erros precisam ser corrigidos, mas na hora certa e do jeito certo. Os bons líderes procuram sempre fazer o melhor que podem para ajudar e inspirar suas equipes. Conselho amigo: não espere que sua equipe faça o melhor pela sua empresa se você não faz o melhor pela sua equipe

9- Faça ameaças.

O líder que faz ameaças para sua equipe, no fundo, no fundo está dizendo que não tem controle da situação. Ameaçar fazer uma demissão ou ameaçar cortar um benefício é uma demonstração clara de falta de planejamento.

10- Não cumpra o que prometer.

Liderar, antes de mais nada, é assumir o controle sobre si mesmo. Ao fazer promessas, tenha certeza de que conseguirá cumpri-las (e, sempre que possível, supere as expectativas). As pessoas esperam que seus líderes tenham, no mínimo, a honestidade de cumprir o que prometeram. Os que não cumprem são grandes desmotivadores.

Faltou algum item nesta lista? O que desmotiva você? Conte para mim. Mande um e-mail para contato@leandrobranquinho.com.br.

P.S.: A ferramenta mais poderosa de liderança continua sendo a mais simples: o exemplo.


Leandro Branquinho é palestrante de vendas e liderança de vendas, tem a tatuagem “Eu Amo Vender” no braço e é podcaster no www.radiovendas.com.br

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