Quem você contrataria para desenvolver seu Web Site na Internet? O amigo do primo de seu vizinho (você não conhece, mas falaram muito bem dele)? Ou quem sabe seu provedor de acesso (sabe tudo sobre a Internet)?
Das opções abaixo, quem você contrataria para desenvolver seu Web Site na Internet?
- O amigo do primo de seu vizinho (você não conhece, mas falaram muito bem dele)
- O técnico de seu computador (é uma fera em informática)
- Um especialista em design (está no último período do curso de Desenho Industrial)
- Sua agência de publicidade (entendem tudo de propaganda e marketing)
- Um marketeiro de carteirinha (é o discípulo número 1 de Kotler)
- Uma multinacional famosa (promete fazer tudo por você)
- Aquele site que faz sua Home Page online (qualquer criança faz)
- Sua softhouse (conhece todo seu sistema)
- Seu provedor de acesso (sabe tudo sobre Internet)
- Você mesmo (afinal, você está com os livros “Aprenda a fazer sua Home Page” e viu que não é tão difícil assim)
O mercado hoje está realmente assim, com muitas opções. Pode parecer difícil tomar a decisão correta, mas é muito simples. Acredito que qualquer uma das opções podem desenvolver um bom trabalho, desde que sejam observadas algumas questões básicas como:
- Qual é seu objetivo na Internet
- Para que público se destina
- Qual a linguagem a ser utilizada
- Disponibilizar somente informações relevantes
- Navegabilidade com o máximo de objetividade
- Atualização constante do conteúdo
- Responder rapidamente as solicitações de informações, serviços, produtos, etc.
- Medir constantemente o resultado obtido
De nada adianta se pensar na construção de um Web Site se essas questões mínimas não forem atendidas. A Internet é acessada por usuários qualificados e altamente exigentes. Eles estão com sede de consumo, seja de produtos, serviços ou informações. Não tem sentido estar na Internet só porque seu amigo, vizinho ou concorrente já está, você deve ter um objetivo definido e se preparar para atingi-lo.
Além disso, não é só de comércio eletrônico que vive a Internet. Com um site bem elaborado, sua empresa pode disseminar informações (catálogo de produtos, serviços, etc.); melhorar a eficiência e produtividade da empresa e ainda atingir novos mercados, com o aumento da área geográfica de atuação.
Após o desenvolvimento do Web Site é que vem a parte mais importante: A divulgação dele. Provavelmente você deverá investir mais nessa fase do que na de confecção do site, já que disso dependerá o sucesso dele. Como fazer com que seu público alvo chegue até você? Esta é uma tarefa bem mais complicada e que merece muito mais atenção que a fase anterior. As dicas principais são: incluir o site em todos os mecanismos de busca, incluir o seu endereço virtual em toda mídia convencional realizada e em todo o material institucional da empresa.
Com essas pequenas dicas você certamente será o próximo caso de sucesso na Internet