100% Vídeo – Em busca da excelência em videolocadoras

Em um mundo tão competitivo as pessoas estão trabalhando cada vez mais e deixando cada vez menos tempo para o lazer. O crescente nível de estresse presente nas organizações e o aumento de horas trabalhadas têm, no mínimo, desestabilizado as empresas e a vida pessoal dos colaboradores. Há 21 anos, a empresa 100% Vídeo, percebendo o enorme nicho de mercado, ingressou na área de lazer, locando vídeos.

Carlos Augusto, um dos fundadores da empresa, conta que no início tinha apenas quatro empregados. Atualmente, são 90 unidades em operação gerando cerca de 800 empregos. A partir do surgimento da franchising, em 1995, a empresa já cresceu em torno de 150%.

Visão

A visão da franqueadora é ser líder no segmento de entretenimento e lazer, buscando inovação constante do seu modelo de negócio e sendo reconhecida no mercado pelo valor da sua marca. Em 2005, a empresa provou que está no caminho certo quando foi eleita por uma importante revista como a melhor franquia do Brasil no segmento de lazer. Em 2006, ela não concorreu ao prêmio porque Carlos Augusto foi selecionado para participar como júri do evento.

Para ele, um dos grandes fundamentos da empresa é o espírito de equipe, pois todas as áreas da organização estão focadas no sucesso de seus franqueados e clientes. O modelo de negócio escolhido só trouxe benefícios à empresa que, hoje, conta com verdadeiros parceiros. “É muito satisfatório trabalhar com proprietários, pois eles não medem esforços para contribuírem para o sucesso de seus negócios”, revela.

Para a 100% Vídeo, os seus clientes são a razão da sua existência, conforme o próprio nome diz estão 100% focados na satisfação dos franqueados e clientes diretos. “Cliente satisfeito é cliente fidelizado à marca”, declara. Eles procuram prestar total suporte aos franqueados, antes, durante e depois da abertura da unidade, escolhendo o ponto comercial, fazendo treinamentos rigorosos de equipe, prestando suporte em marketing e auxiliando na implantação do layout interno e externo.

Normalmente, após três anos de vida da franquia, o franqueado tende a pensar que já conhece tudo sobre o negócio e, por isso, tenta se isolar. Para combater esse problema, a 100% Vídeo está sempre presente testando os produtos ou serviços como pilotos, analisando os resultados e planejando a implantação em toda a rede. Ela procura dar suporte constante através de consultores especializados, além de oferecer softwares próprios que proporcionam facilidades para operação e análise de resultados.

Parceria

Em consonância com sua visão, a 100% Vídeo adotou o conceito de “store in store“, ou seja, os franqueados têm a possibilidade de colocar dentro de suas locadoras outras franquias como Livraria Nobel, Casa do Pão de Queijo e Fran´s Café. A empresa ainda conta com a parceria da Laselva Bookstore, Postos BR, Elephant House e a rede McDonald’s. Essas parcerias têm contribuído para o fortalecimento de sua marca.

Selo

Uma dica essencial para quem quer aderir a esse modelo de negócio é conquistar o Selo de Excelência em Franchising da ABF – Associação Brasileira de Franchising. A 100% Vídeo, pelo quinto ano consecutivo, conquistou esse selo. Para atuar com esse modelo de negócio, possuir esse selo é algo fundamental. Hoje, a ABF é uma associação de grande prestígio e de uma imagem solidificada no mercado. Nos últimos anos, vêm compartilhando de inúmeras ações para o desenvolvimento do sistema de franchising no Brasil. O critério para a concessão do Selo de Excelência é totalmente objetivo, fundamentado na pontuação obtida pela rede franqueadora nas entrevistas realizadas com seus respectivos franqueados.

Inovação

Inovar é a palavra-chave de Carlos, pois ele entende que para empreender é preciso se destacar dos demais, seja trabalhando com produtos ou com serviços, o importante é entender o que o consumidor deseja e precisa. “É necessário que os empreendedores compreendam as transformações que o mundo e a sociedade de consumo desejam e procurem estar sempre à frente”, alerta. Uma das mais novas idéias da empresa é o “Clube Mais”, um plano de assinatura que permite aos clientes alugar de 30 a 100 filmes por mês com prazo de até 30 dias para a devolução, bastando apenas pagar uma taxa fixa. Em algumas unidades, os clientes também podem contar com serviço de delivery.

Para muitos, ter uma locadora de vídeos consiste simplesmente em oferecer bons filmes a um preço acessível. Mas para um empreendedor que inova, uma locadora pode ser um lugar onde, além de oferecer filmes que se constituirão em lazer, durante o período em que o cliente está na loja, ele pode usufruir o lazer que lhe é proporcionado, tomando um café com os amigos, comendo um pão de queijo ou lendo um livro, e muito mais. E ainda para aqueles que viajam podem contar com a presença da locadora em 17 estados brasileiros. Mas Carlos não quer parar por aí, a empresa já tem uma projeção: até 2009, ele espera alcançar o número de 140 lojas operando em todo o País.

Dicas

Confira ainda 10 segredos que a 100% Vídeo revela aos empreendedores do Brasil:

1. Acredite no potencial do País.
2. Creia na sua capacidade de empreender.
3. Seja criativo.
4. Inove.
5. Analise o mercado interno e externo no seu segmento de negócio.
6. Saiba ouvir os clientes.
7. Faça parcerias.
8. Tenha uma equipe motivada.
9. Aplique processos de gestão e comunicação.
10. Sonhe grande.

Conteúdos Relacionados

Dica número 1 de liderança em vendas

Volta e meia recebo perguntas como esta: “Raul, se você pudesse me dar só uma dica sobre como ser um gestor melhor, qual seria?”

Procuro evitar responder questionamentos como este porque eles costumam vir de alguém que está procurando um atalho ou uma pílula mágica, mas a verdade é que sempre existe mais de uma opção para resolver um problema ou desafio – por isso mesmo, buscar uma única ferramenta milagrosa raramente traz os melhores resultados.

Continuar lendo
Rolar para cima