Assumir um cargo de liderança, ou colocar-se em uma situação que exige atitudes de líder pela primeira vez pode ser uma experiência desagradável. Assumir um cargo de liderança, ou colocar-se em uma situação que exige atitudes de líder pela primeira vez pode ser uma experiência desagradável. Em muitos casos, as empresas esperam que você se torne imediatamente o líder modelo, levando destemidamente a equipe a chegar lá. Só que algumas esquecem de dizer como fazê-lo; outras, felizmente raras, não dizem nem mesmo onde é esse “lá”.
Tornar-se um verdadeiro líder leva tempo. Requer o desenvolvimento de algumas características pessoais. Acompanhe:
- Seja você mesmo
Não tente imitar quem ocupou o cargo anteriormente, o diretor geral da empresa nem copiar o estilo de gerenciar daquele seu parente que se deu bem.
Faça uma análise de suas características e de seu estilo, da maneira como você se sente bem no trabalho, e use isso da melhor maneira possível.
- Comece aos poucos
Sim, sempre há pressão no novo líder por resultados. Mais ou menos como o técnico de futebol que assume o time numa quinta-feira e o jogo decisivo do campeonato é no sábado. Pressão de cima, apreensão e desconfiança da equipe.
Assegure a todos que nada vai mudar até você aprender tudo por ali, converse com cada membro da equipe e com seus superiores, e só então trace seu plano de ação. - Informe-se
Conversar com os membros de sua equipe é vital, pois cada um possui uma visão de como o trabalho é feito e os pontos fortes do time. Além disso, é uma forma de descobrir exatamente o que cada membro de sua equipe espera de você. É preciso estabelecer confiança e troca de informações logo no primeiro momento. A partir de então, todas as outras decisões se tornarão mais simples.
- Arrume um mentor
- Conheça as fronteiras e as regras não escritas
Uma das funções do líder é mudar. Só que, muitas vezes, esse “mudar” bate nos “não pode” da empresa.
Descubra quais os procedimentos escritos e as regras não escritas. Converse, negocie e convença o pessoal a fazer de maneira diferente.
- Cresça e apareça
Mostre-se a todos. É relativamente fácil mostrar-se “disponível” por telefone ou e-mail, mas nada bate um bom encontro frente a frente. Saia da sua sala, circule, circule. Você nunca vai se arrepender de estar ao lado de sua equipe, acompanhando cada passo e fazendo os ajustes necessários. Muitas coisas não podem ser faladas por telefone, simplesmente porque não podem ser descritas em palavras.
Ambiente, fluxo do processo, maneira como as pessoas se tratam. Sim, há um lado negativo: líderes ?invisíveis?, que se escondem atrás de intermináveis reuniões, tendem a encontrar muito poucos abacaxis para descascar pela frente. Porém, eles continuam lá, escondidos, atrapalhando sua equipe. Até que uma hora ninguém mais consegue escondê-los e vão até você. É muito melhor circular e resolver diversos probleminhas em um dia do que enfrentar um problemão por dia, todos os dias, daqui a seis meses.
- Seja justo e evite panelinhas
Muitas vezes você tem amigos pessoais dentro da sua equipe.
Apenas esse fato pode levar a desconfianças e uma mancha na sua autoridade e imagem. Evite isso sendo imparcial sempre. Fale com seu amigo. Vocês vão continuar a jogar a pelada juntos no fim de semana, a freqüentar o barzinho com a turma. Mas na empresa o mais importante é a equipe, e você deve tratar todos igualmente.
- A comunicação deve ser a mais aberta possível
Sua equipe deve estar bem informada sempre. Números da companhia, resultados parciais de determinado projeto, posição dos concorrentes, opinião dos clientes. Do contrário, será o mesmo que navegar sem uma bússola.
Você pode, se quiser, iniciar um jornal ou boletim via e-mail para comunicar sua equipe sobre os fatos da empresa. Estimule o pessoal a participar desse canal de notícias. Vai ajudar na construção de um bom ambiente de trabalho. Apenas não permita que esse jornalzinho saia do prumo. Cada edição deve conter números e informações que sua equipe possa usar no trabalho, dados sobre as diferentes áreas da empresa para que todos saibam como seu trabalho está afetando a companhia.
Nada de lançar uma edição apenas com notícias sobre a pelada Contabilidade x Produção ou a inauguração da churrasqueira do Almir do financeiro.
- Seja pró-ativo e tome suas próprias decisões
Certo, em seu primeiro mês, é esperado que o novo líder consulte seus superiores. Mas se ele continuar a fazer isso após seis meses, um ano, significa que alguma coisa está errada. Afinal, ele assumiu aquela posição justamente para tomar uma nova decisão. Não cometa esse erro.
Em vez de pedir permissão aos seus superiores ou sócio para tudo, faça e mostre os resultados. Fazer e errar é muito melhor do que prejudicar a empresa por omissão.
- Quando se sabe somar, sobra mais para dividir
Você precisa estimular sua equipe a trabalhar coesa, junta, toda voltada para um só objetivo. Todos precisam dar apoio a todos para que o melhor resultado seja atingido.
Para tanto, delegue responsabilidades, ouça diferentes opiniões (já ouviu isso em algum lugar, não?), esteja sempre aberto para mudar o andamento de projetos e serviços quando sua equipe descobrir uma maneira diferente e mais prática para realizá-lo.
Em sua equipe, ninguém ? muito menos você ? deve se colocar na posição de dono da verdade.
- Tire um tempo para relaxar e refletir
A posição de líder não significa dedicar-se 24 horas por dia sem parar.
Ao contrário, você precisa de uma pausa para recarregar as baterias e refletir sobre o que está sendo feito e o que pode ser melhorado. Então, separe um tempo para você, seus amigos e sua família.
Para certificar-se de que realmente vai ter essa pausa, use sua agenda e trate o jantar com aquela pessoa especial com o mesmo sentido de compromisso que trata uma reunião de negócios.
Assim que você tiver acertado uma relação de trabalho com seu pessoal, é hora de fazer o mesmo com seu superior ou sócio. Você deve ter em mente exatamente o que se espera de seu trabalho ali, naquele momento. Não tenha receio de perguntar, questionar, até ver a situação claramente.