Quase 200 pessoas participaram da pesquisa que fizemos para nos ajudar a planejar a matéria de capa desta edição. Uma das perguntas que elas responderam foi referente ao que elas têm feito, em vendas, para serem mais criativas e quais resultados essas ações têm trazido.
Os comentários que recebemos nos deixaram muito felizes, pois mostram que há muita gente Brasil afora que prefere arregaçar as mangas, pensar fora da caixa e fazer acontecer, ao invés de reclamar da crise.
Compilamos algumas das respostas mais interessantes a seguir. Infelizmente não couberam todas aqui, mas a lista completa está em nosso portal (http://bit.ly/opiniao-vm-jan). Inspire-se e venda mais!
Como lidar com clientes inativos
A cada seis meses, nós revisamos todos os clientes da carteira, vemos quem gastou mais e, depois, os visitamos, levando sempre um brinde – nem que seja apenas um bloco de rascunho. Em 70% dos casos, os clientes voltam a comprar.
Luciano Muller
Prospecção de clientes
Uma regra em nossa empresa é prospectar diariamente.
Não tem o que fazer? Vá prospectar!
Chegou na empresa? Vá prospectar!
Acabou o plantão? Vá prospectar!
Tem feriado? Vá prospectar!
Prospectou? Vá prospectar!
Sim, prospecção, prospecção, prospecção, mas ainda assim dá tempo de atender bem os clientes!
Só tem tempo quem não tem tempo!
Estamos melhorando gradativamente os números de nossas vendas dessa forma.
Leonir Welter Caetano
Pós-venda
Todos da equipe concordaram que nosso pós-venda deveria ser algo perene e surpreendente, aquilo que o cliente não espera. Ou seja, um passo a mais. Então, criamos o kit pós-venda, que consiste em brindes não apenas ligados ao produto que ele comprou, mas também em mimos para a família (bolas de futebol, ingressos para o cinema, vouchers para almoço, etc.). O resultado é muito legal. Vem em forma de indicação. É impressionante esse compromisso moral que o cliente sente em retribuir nossa gentileza indicando outros possíveis compradores.
Isaías Carvalho
Prospecção/pós-venda
Trabalho bem com todas as redes sociais, acompanhando os projetos dos meus clientes e concorrentes. Envio e-mails marketing com lançamentos, promoções, tendências e trocas de showroom – o que sempre acaba gerando novas ligações à procura de algum dos itens enviados. Sou muito proativa, leio várias revistas, inclusive a VendaMais. Utilizo várias matérias com a equipe comercial.
Suzi Boleta
Gestão da carteira de clientes
Percebo que a maioria dos clientes não possui controle da gestão da carteira. Ter esse controle, visualizando o que há de fato, entre ativos, inativos e ex-clientes, já é um grande salto para bons resultados. Então, em primeiro lugar, faço uma gestão efetiva da carteira de clientes. Depois, penso em campanhas efetivas de ativação de clientes. O fato é que alguns clientes reclamam que não estão sendo atendidos, estão esquecidos, então a simples ação de aumentar a quantidade de contatos com eles resulta em vendas. Simples assim.
Marcio Torres
Ao invés de buscar dez clientes de R$ 1 milhão, busco um de R$10 milhões. Dessa forma, consigo dar mais atenção a ele, que paga mais para ter um atendimento de qualidade e soluções para problemas reais de sua empresa.
Juliane Fenner
Tenho usado um trabalho mais agressivo, ideal para o momento de crise que estamos vivendo: o porta a porta. Em minhas visitas, sempre carrego uma ficha de visita simples, porém eficiente, para registrar todas as visitas realizadas, criar uma carteira de retornos e levantar indicações.
Jesy Kennedy de Paula Santos
Fidelização
Nós resumimos todas as nossas ações em busca da fidelização de clientes em uma palavra: QUALIDADE!
QUALIDADE de pessoas.
QUALIDADE do produto.
QUALIDADE dos processos.
Dionas Cavalheiro
Prospecção de clientes
Prospectamos clientes enviando nossa força de campo (assessores comerciais) para regiões novas e novos mercados. Resultado: incremento de 10% na carteira de clientes e de 25% no volume de vendas!
Maurício Romão Sanches
Venda de mix
Faço o acompanhamento sistêmico de cada cliente da minha carteira, avaliando o mix, o giro de cada item, o crescimento financeiro, a participação no negócio e fazendo um comparativo com a concorrência. Depois, uso esses dados para vender mais.
André Luiz Cardozo
Em algumas visitas, tenho identificado que os clientes não vêm o produto que estou oferecendo como prioridade, principalmente em tempos de recessão, mas é comum que relacionem outros produtos e serviços de que estejam precisando e que se tornaram mais prioritários. As ações têm sido realizadas com o objetivo de definir de que forma eu poderia atendê-los, buscando parcerias com fabricantes e fornecedores de outros tipos de produtos, o que o cliente enxerga como investimento, principalmente porque consegue visualizar seu retorno em curto e médio prazos.
Sérgio Possidônio
Prospecção de clientes/diferenciação
Estamos fazendo ações com abordagem via WhatsApp com os devidos cuidados e um script bem minucioso. As primeiras reuniões vêm dando sinais de que, se trabalhado em grande escala, com a devida dedicação, esse app se mostra mais uma ferramenta interessante de captação de clientes e de diferenciação.
Humberto Thompson de Oliveira