Muito se comenta da forma correta de se gerenciar uma loja. Mas sempre com base na administração nos EUA, Europa ou Japão, sem pensar no espírito interiorano dos nossos valorosos gerentes brasileiros.
Muito se comenta da forma correta de se gerenciar uma loja. Muito já foi dito e comentado, mas, sempre com base na administração nos EUA da Europa ou Japão. Pensei em trazer bases dentro do espírito interiorano dos nossos valorosos gerentes que de norte a sul do Brasil se revezam num frenesi de abrir e fechar portas. Em meio a desafiante convivência entre clientes, empresa, vendedores, fornecedores e consultores. E não raras vezes "pagam o pato" se as vendas não andam bem ou se os demais números não atingem as metas preestabelecidas. Por isso, resolvi descrever aqui alguns caminhos para que um gerente de loja possa ter êxito e, a que possamos colocar esta "figura" no seu devido lugar.
1º – FIRMEZA NO LEME– Mantenha sua autoridade dentro das quatro paredes de sua loja, sem ser do tipo que mete medo em bandido. Aprenda a trabalhar e formar equipes. Penso que a liderança vem da capacidade de formar boas equipes. Mantenha uma política de trabalho bem definida para poder assim dominar situações difíceis com praticidade e equilíbrio. O bambu é resistente porque é extremamente flexível. Aprenda com as exceções. Lembrando que sua equipe apenas fará as mudanças que já viram você fazendo.
2º – RESPEITO – Cuide para não descarregar seus problemas pessoas nos ombros dos seus subordinados. É bem provável que a causa das suas aflições não seja de responsabilidade da sua equipe. Eles têm alguma responsabilidade por seus problemas pessoais? O respeito começa pelas idéias que se diferem das suas e, principalmente, a posição individual de cada membro da sua equipe. Uma vez presenciei um gerente dar uma "bronca" num determinado funcionário com a bíblia na mão. Querendo convencê-lo a compactuar sua ideologia na força e em nome de Jesus. Será que Jesus agia assim? Parece que resolve, mas, não resolve, entende? É mais fácil e dócil conduzir alguém que queira ser conduzido. Não force, convença-o que será melhor para ele (se for mesmo!). Penso que em um jogo limpo unido a fortes e verdadeiros argumentos são um bom caminho.
3º – OPORTUNIDADE – Você hoje é um gerente pelo seu esforço, capacitação profissional, competência técnica e também caminho escolheu percorrer. Vem desbravando boas oportunidades de comando. Agora, vejo que uma boa meta seja a de ensinar isso para as outras pessoas. Dê oportunidades aos membros de sua equipe de fazerem algo importante, de sentirem-se líderes pelo menos por determinado tempo. Todos têm o direito a pelo menos uma oportunidade na vida. Assim eles aprendem também a serem tão bons quanto você é. Nesta hora é bom a gente aprender a se despir de alguns preconceitos de cor, sexo, religiosidade, filosofias, culturas. Temos que ter o cuidado ao fazer juízo destas coisas. Vivemos num país laico onde todos temos o direito de escolha de credos e opiniões.
4º – ENSINAMENTO– Cuidado com o modo de fazer colocações e correções junto á equipe. Busque uma maneira de conversar com um funcionário faltoso em particular. Jamais faça isso em publico! Tomar um cafezinho na esquina com ele é melhor. O paternalista tende a ficar passando a mão na cabeça de seus funcionários. Os defeitos precisam ser corrigidos para que haja interação e desenvolvimento da equipe e da empresa. Aprenda a corrigir com exemplos – ensinando sempre. Penso que é mais fácil corrigir ouvindo quem errou falar do próprio erro do que ficar chamando a atenção da pessoa. Se ele errou parte do erro é de responsabilidade do Gerente. Você é o mestre que talvez não tenha ensinado de boa maneira ainda.
5º – POSTURA– Aprenda a ler e indique livros para sua equipe ler. Comente sobre os que você já leu e saiba que o seu exemplo vale muito mais que suas palavras. É bom saber que um estudo da neurolingüística nos coloca que numa comunicação a voz exerce somente 7% da influência. O tom de voz empregado 38% da influência e que a sua postura corporal e gestual são responsáveis por 55% da influência na comunicação. O que isso quer dizer? Que sua postura corporal dita a regra daquele dia. Então, cabeça levantada e postura de vencedor. Aí eles terão com quem aprender.
6º – OUVIR – A flexibilidade é uma boa qualidade de liderança. Ouvir seu subordinado, suas sugestões, críticas, problemas pessoais. Seja um conselheiro, um mestre, um amigo. Compartilhe suas idéias. Verifique se tem fundamento, coloque boas idéias em prática. Procure compreender cada membro de sua equipe com seus defeitos, qualidades e opiniões. Corrija aos defeitos e exalte as qualidades. Aprenda que é mais fácil corrigir um defeito aconselhando e apoiando que simplesmente gritando e falando alto. Tornando-se assim querido e admirado por todos; sendo um gerador de confiança. Aí você estará com a equipe na sua mão pra fazer o que precisa ser feito.
7º – RELAÇÕES HUMANAS– A Relação humana é a maneira com que nos comunicamos e nos relacionamos com o outro. Receber a equipe com um bom e sincero cumprimento de BOM-DIA é saber que as relações humanas são fundamentais para o bom desenvolvimento humano e, principalmente, funciona muito bem junto ás equipes. Use o inicio da manhã para motivar o final da tarde para corrigir possíveis falhas. Um BOM-DIA bem aplicado pela manhã gera um bom clima dentro da loja. Boas maneiras são bem vindas no trato com o outro. Até pedir a execução de uma tarefa, use sempre as palavrinhas mágicas. Por favor, por gentileza, obrigado…
8º – VALORIZAÇÃO– Você confia na sua equipe? Penso Que quem confia valoriza! Busque fortalecer as qualidades e acertos das pessoas e da equipe. Esta atitude transmite segurança. Auxilie-os a que vejam um melhor caminho quando não estiverem certos e defenda-os quando andaram bem. Desenvolvendo assim a criatividade inata de cada membro da equipe e fortalecendo os vínculos deles com seus clientes. Dentro deste princípio dará a eles a confiança necessária que precisam ter em você e em sua palavra. Agindo dentro destes critérios a sua credibilidade poderá ser sentida, absorvida, compreendida e aceita por todos. Assim, poderá ser um formador de campeões.
9º – PROSPERIDADE– Já vi lojas perderem grandes clientes por centavos. Você não perde somente a venda perde um cliente também. Alguns produtos apresentam pequenos problemas e nós fazemos tanto alarde e acabamos não resolvendo o problema do cliente. Sujeito a gerar descontentamentos no cliente que possivelmente saíra não falando bem da nossa empresa com exemplos negativos dos nossos produtos e serviços. Não quero dizer com isso que devemos trocar todos os produtos com defeito, mas que você examine bem e com bem mais critérios, que se pese a importância daquele cliente para a empresa. O que fazemos na loja nada mais é que servir às pessoas que chamamos de clientes?
10º – PRODUTIVIDADE– Puxa vida!!! Eu trabalho tanto como Gerente desta loja, fico em média 12 horas por dia na loja, vangloriam-se alguns. E a produtividade? Será que não está servindo apenas de figuração dentro da loja, para dizer que tem Gerente; empurrando com a barriga, insatisfeito com a política da empresa, reclamando do salário, da meta e ainda contando isso pra alguns membros da equipe. Não vai com a cara do supervisor, reclama quando tem treinamento, não gosta de ser avaliado… Se você fosse o dono da empresa e precisasse tomar uma providencia com um Gerente assim, qual seria? Lembrando que dentro das quatro paredes da loja você é o treinador. Ande pelo campo de vendas, instruindo sua equipe diariamente e lembre-se que a repetição constante de uma informação gera o aprendizado da mesma. Quem tem o que fazer não tem tempo pra pensar em se acomodar. Estude, leia, faça cursos, aperfeiçoe-se continuamente. Faça a diferença dentro da equipe de Gerentes de sua empresa, seja uma espécie de "GURU"que todos vem pedir opinião quando precisa fazer uma mudança.
11º – PÓS-VENDA – Uma vez por semana pegue a lista de clientes que compraram na sua loja nos últimos 30 dias e pessoalmente ligue para eles. Pergunte se foram bem atendidos pelo vendedor, pela caixa, pelo gerente. Pergunte se gostou da loja se foi satisfatória sua visita, se está satisfeito com os produtos que comprou. Isso será um forte aliado seu na qualidade da sua administração. Você aí verá vários pontos que precisarão de melhora dentro de sua loja. Isso sim faz a diferença.
12º – PROMESSAS – Penso que promessas feitas são dividas. As pessoas poderão ter mais confiança em você se você se comprometer a cumprir o que prometeu. Seja com seus liderados ou clientes. Diante de uma promessa feita, se não puder cumprir avise, renegocie os prazos e os acordos, volte atrás reconhecendo seu erro em não cumprir o prometido. Para ser um profissional respeitado carece honrar com sua palavra primeiro.
13º – RESULTADOS– Abrace a causa de sua empresa, conheça suas metas e diretrizes. Comprometa-se com o capital da empresa, zele pela estrutura física e busque incessantemente o cumprimento das metas preestabelecidas pela alta gerência. Busque trabalhar dentro de um plano de metas e objetivos bem definidos. Abuse dos incentivos, premiações, competições saudáveis entre a equipe. Incentive-os ao cumprimento das metas.
E quando tiver estes princípios praticados na sua vida diária, talvez, esteja preparado para alçar vôos mais altos.