15 perguntas para descobrir se a sua equipe de vendas precisa de treinamento

Rethink VM, nosso programa semanal de gestão de vendas de alta performance

Esta semana o Rethink é com MARCELO CAETANO, que vai falar sobre o impacto da tecnologia no modelo comercial

4ª feira, 23/02, às 20h

Bate-papo de alto nível com um dos sócios da VM e um dos principais especialistas em gestão de vendas do Brasil.

Marque aí na agenda e aproveite a oportunidade de interagir diretamente com o Marcelo neste evento único e especial

O Rethink acontecerá no youtube da VendaMais, então clique no link, inscreva-se e ative o sininho para ser notificado.

https://bit.ly/VendaMais-Rethink-02

***

Uma das coisas que mais gosto de fazer é estar com o radar ligado a sinais de alerta de que algo precisa de atenção. Pode ser um relacionamento, um investimento, um produto ou serviço… até na minha vida pessoal isso é muito forte (quando subo na balança para me pesar, por exemplo!).

Quando detectamos sinais de problema rapidamente podemos nos antecipar e agilizar não só a resposta, mas, principalmente, entender a CAUSA daquela situação e agir para resolver a CAUSA.

Gestores fracos acabam no papel de bombeiros, apagando incêndios porque estão ocupados demais com consequências.

Gestores de alta performance prestam atenção nas CAUSAS, pois sabem que ali podem fazer a diferença.

Fiz, junto com alguns mentorados e alunos meus, uma lista de 15 sinais de alerta que uma equipe de vendas precisa de treinamento.

Faça uma avaliação rápida (sozinho/a ou em grupo mesmo – isso dá uma ótima reunião com o time de vendas) e responda a cada uma das perguntas numa escala de 0 a 10 (sendo 10 a melhor nota).

15 perguntas para descobrir se a sua equipe de vendas precisa de treinamento

  1. Sua equipe de vendas entende os verdadeiros motivadores de compra de prospects e de clientes?
  2. Como gestor/a, você tem certeza absoluta de que seus vendedores representam a sua empresa sempre no nível adequado ao que se espera deles em termos de postura, abordagem e comunicação?
  3. Sua equipe de vendas entende com profundidade o posicionamento da sua empresa, seus diferenciais em relação à concorrência, seu histórico de mercado, e utiliza isso em todas as suas abordagens?
  4. Sua equipe de vendas está realmente preparada para lidar com concorrentes e compradores cada vez mais agressivos?
  5. Sua equipe de vendas tem a agilidade que você gostaria que tivesse?
  6. Sua equipe de vendas tem o nível de organização e planejamento que você gostaria que tivesse?
  7. Sua equipe de vendas utiliza e aprofunda ao máximo todas as oportunidades de vendas que tem disponíveis?
  8. Ao prospectar novos clientes, a equipe de vendas tem claro qual é seu perfil de cliente ideal e foca seus esforços de prospecção nesse perfil específico?
  9. Sua equipe de vendas está preparada e alinhada para lidar com as situações mais comuns do seu dia a dia, com metodologia/processos claros que todos respeitam, de forma a maximizar resultados?
  10. Sua equipe de vendas está engajada e motivada não só para bater metas, mas para melhorar no que for necessário para bater as próximas metas num mercado em mudança e cada vez mais concorrido?
  11. A equipe de vendas bate metas (vendas, rentabilidade, mix, novas contas/clientes) de forma consistente?
  12. A equipe de vendas está aberta ao seu feedback e direcionamento para executar melhor tarefas/rotinas e com isso melhorar resultados?
  13. A equipe de vendas representa realmente você e sua empresa na frente do cliente ou na prática representa o cliente dentro da sua empresa? #parapensar
  14. A sua equipe de vendas recebe consistentemente elogios, testemunhais e reconhecimento por parte de prospects e clientes pelo atendimento diferenciado que recebem?
  15. A sua equipe de vendas tem espírito KAIZEN, de melhoria contínua dos seus indicadores de performance?

Algo mais que incluiria na lista? Só pensar nisso já é um excelente exercício!

Treinamento de vendas é um dos melhores investimentos que toda empresa pode fazer. Se você não respondeu 10 com convicção a todas as perguntas acima, sabe que essa é uma oportunidade clara de melhoria.

Se respondeu 10 a todas… parabéns. Coloco minha mão no fogo que você é dos que acredita fortemente em treinamento. Esse é nosso jogo, essa é nossa praia, é nisso que acreditamos e é isso que praticamos.

Essa última frase é importante reforçar: não basta acreditar, tem que praticar.

Abraço, boa $emana, $uce$$o e boa$ venda$,

Raul Candeloro

Diretor

P.S. Caso você queira trabalhar conosco para montar um treinamento específico ou um programa mais abrangente para desenvolver seu time de vendas, entre em contato: [email protected] que eu lhe direciono pessoalmente à pessoa responsável por isso na VendaMais.

P.S.2: Não se esqueça que na 4ª feira, 23/02, tem encontro com o Caetano no Rethink VM https://bit.ly/VendaMais-Rethink-02

P.S.3: Vendedor explicando ao cliente por que seu preço é maior do que o concorrente e ainda sim comprar dele é um excelente negócio: https://bit.ly/3h48unL

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima