Outubro é o mês do vendedor. Por isso, a VendaMais Digital e o VendaMais Responde do décimo mês deste ano trazem um verdadeiro guia sobre como conduzir os primeiros 90 dias de um vendedor em sua empresa. Raul Candeloro e Marcelo Caetano falam sobre erros e acertos, apresentam boas práticas e dão excelentes conselhos para quem quer que o período inicial de um novo profissional em sua equipe de vendas seja bom para todos. O resultado, segundo eles, é a diminuição no turnover e, claro, mais vendas!
Esses materiais chegam aos e-mails dos nossos assinantes no começo de outubro. Deles, trazemos os dois grandes erros destacados por nossos especialistas. Assim, você encerra a leitura desta edição da VendaMais já se preparando para, no mês que vem, saber como eliminá-los da sua rotina!
1) Não ter um plano para os primeiros 90 dias
Você sabe exatamente como serão os primeiros três meses de cada novo vendedor da sua equipe? Não? Pois deveria! Como destaca Caetano, quanto mais estruturado forem os primeiros 90 dias de um novo profissional na sua empresa, melhor. “Quando o vendedor percebe que a empresa tem um verdadeiro plano para ele, que aquela é uma empresa diferenciada, ele também vai querer apresentar um resultado diferenciado. Isso é bom porque gera retenção e, obviamente, porque faz as vendas evoluírem”, analisa.
2) Dar muita teoria e mandar o vendedor para a rua
Outro problema é achar que, para fazer um vendedor conseguir vender seu produto/serviço, basta usar os primeiros dias dele na empresa para ensinar a teoria. Na sequência, é só mandá-lo para a rua e esperar os resultados. Mas não é isso que defendem Caetano e Candeloro. “Use os primeiros dois dias para falar sobre missão, visão, valores, sobre seus clientes e sobre a empresa. Logo em seguida, mande-o para a rua na companhia de vendedores experientes, para que ele possa acompanhá-los e observar como funciona o jogo sem estar de fato jogando. Quando você for treiná-lo depois disso, a eficiência do treinamento será muito maior”, afirma Caetano.
E aí, você comete esses erros? Se sim, saiba que eles são fáceis de contornar e que, com a ajuda dos materiais que enviaremos em outubro, a missão de eliminá-los da sua empresa ficará ainda mais simples. Não perca!