25 livros de vendas escritos por autores brasileiros que você deveria ler

25 livros nacionais

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Segundo dados do estudo Retratos da Leitura, realizado pelo Instituto Pró-Livro:

25 livros nacionais

– 44% da população brasileira não tem o hábito de ler;

– 30% da nação nunca comprou um livro;

– Ler livros é a décima atividade favorita dos brasileiros, perdendo para coisas como assistir TV, ouvir música e navegar na internet.

Para quem sabe da importância da leitura, este é um cenário que entristece. Com a gente, da VendaMais, é assim. Afinal, nós acreditamos piamente que ler pode ajudá-lo não apenas a melhorar seus resultados e a alcançar o sucesso, mas também a garantir seu posicionamento no mercado em longo prazo. E é por isso que lutamos tanto para mudar este panorama da leitura em nosso país, e fazemos isso falando frequentemente sobre livros, apresentando títulos que consideramos essenciais para o sucesso em vendas e incentivando empresas e profissionais do Brasil a lerem mais.

Na edição de outubro de 2014, contamos histórias de empresas que utilizam a leitura como ferramenta de vendas. Leia a reportagem (que está disponível em bit.ly/2gMLk5r) e inspire-se para criar ações parecidas na sua empresa!

Se você ainda não possui o hábito da leitura, ou gostaria de incentivar sua equipe comercial a ler mais, as listas de livros que apresentamos nesta edição especial de 25 anos da VendaMais irão ajudá-lo a dar o primeiro passo nesse caminho de evolução constante.

Na primeira reportagem desta série (pgs. 42 a 47), você conheceu livros de vendas escritos por autores internacionais importantes. Agora, está na hora de descobrir 25 obras escritas por profissionais brasileiros que mostram o verdadeiro valor da leitura para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.

Vamos lá!

25 livros nacionais 21) A incrível ciência das vendas, por Luiz Gaziri

Você sabia que, em muitos casos, as comissões pioram os resultados de vendas? E que a maneira como as metas são definidas pode influenciar a performance da equipe?

Estas e outras descobertas científicas que o ajudarão a gerenciar seus vendedores de forma mais eficiente são amplamente analisadas e debatidas no livro de estreia de Luiz Gaziri, um profissional jovem e que vem provocando reflexões importantíssimas sobre o nosso mercado.

Raul Candeloro e Luiz Gaziri conversaram (em vídeo) sobre A incrível ciência das vendas. Para assistir à entrevista, acesse bit.ly/ciencia-vendas.

2) Motivação em vendas, por Eduardo Botelho

Eduardo Botelho foi uma pessoa muito especial para a VendaMais. Ele, que faleceu em 2004, foi o primeiro especialista em vendas a aceitar o convite feito por Raul Candeloro para ser colunista da revista. Por anos, abrilhantou as páginas de nossas edições com seus belos artigos.

Além disso, deixou como legado diversos livros, entre eles Motivação em vendas, que revela como ter pequenas doses diárias de motivação e, assim, construir uma trajetória de sucesso profissional e pessoal.

Como Botelho dizia, a paixão e a vontade de fazer cada vez melhor é um dos principais ingredientes para alcançar grandes resultados em vendas, e não pode faltar na sua receita!

25 livros nacionais3) Desafios de vendas, por Raul Candeloro e Marlus Jungton

A proposta de Desafio de vendas é simples: ser um guia que orienta e desafia os profissionais de vendas de todos os segmentos.

No livro, Raul Candeloro e Marlus Jungton apresentam os 30 maiores desafios de vendas e oferecem 90 artigos com dicas, técnicas e informações necessárias para compreender e superar cada um dos obstáculos. Uma obra que vai tirá-lo da sua zona de conforto e ajudá-lo a se superar em vendas, dia após dia.

Quer ter uma ideia dos desafios que você vai encontrar nesta obra? Acesse bit.ly/desafio-passos-da-venda e conheça um dos exercícios propostos no livro.

4) Inteligência em vendas, por Marcelo Ortega

Marcelo Ortega produziu um verdadeiro manual para os líderes comerciais que precisam aprimorar a forma de conduzir e mobilizar a equipe de vendas. O livro tem abordagem funcional e é aplicável a qualquer empresa, independente de seu porte ou ramo de atividade.

25 livros nacionais 45) Como ficar muito rico com vendas, por César Frazão

Muitos vendedores possuem uma visão limitada da profissão. O objetivo deste livro é justamente mostrar que, com as atitudes certas, é possível fazer uma fortuna em vendas. Para isso, Frazão revela alguns princípios-chave para alcançar o sucesso na área comercial.

“Para ficar rico, tudo é uma relação de causa e efeito. São os detalhes que fazem a diferença. O livro baseia-se em uma linha de raciocínio que mostra ao vendedor os problemas, as causas e as soluções para chegar lá!”, destaca o autor.

Saiba mais sobre o livro e sobre a opinião de Frazão lendo a entrevista que está disponível em bit.ly/enriquecer-vendas.

6) O vendedor pitbull, por Luis Paulo Luppa

Luis Paulo Luppa defende que, para ter sucesso em vendas, é preciso antecipar negócios, encontrar novos nichos e buscar aprimoramento constante. Neste livro, ele apresenta materiais para auxiliá-lo nas visitas comerciais e mostra como se preparar para atender diferentes tipos de clientes e ser um vendedor pitbull.

7) Vendas B2B, por Renato Romeo

Quem quer se destacar no mercado B2B precisa, acima de tudo, conhecer as particularidades deste segmento e suas necessidades específicas. Por isso mesmo, este livro deveria ser leitura obrigatória para todos os que vendem “de empresa para empresa”. Nele, Renato Romeo ensina como desenvolver estratégias eficientes para vendas B2B e apresenta cases de sucesso de vendedores dessa área.

Renato Romeo foi um dos entrevistados da reportagem de capa da VendaMais de novembro de 2018, sobre fechamento de vendas. Para ler a entrevista concedida por ele, acesse bit.ly/renato-romeo

25 livros nacionais 58) Vendas não ocorrem por acaso, por Thiago Concer

Ao contrário do que muitos pensam, o sucesso em vendas não vem por um dom divino ou golpe de sorte. Como Thiago Concer mostra nesta obra, a alta performance comercial é resultado de fatores como motivação, planejamento, foco, estratégia, controle e técnica.

9) Sucesso em vendas com motivação, por André Ortiz

“Um vendedor falando com o outro.” É assim que André Ortiz define o livro Sucesso em vendas com motivação.

A obra traz técnicas e dicas práticas para ajudar os profissionais de vendas a melhorarem sua performance, sem perder a motivação e o brilho nos olhos.

“A proposta desse livro não é limitar o estudo de técnicas de vendas, mas, sim, fornecer uma alternativa para o vendedor lapidar a sua carreira”, aponta Ortiz.

Em entrevista a Raul Candeloro, André Ortiz revelou detalhes sobre o livro e apresentou dicas práticas para ajudá-lo a melhorar sua performance em vendas. Acesse bit.ly/andre-ortiz e confira!

10) 84 perguntas que vendem, por Jaques Grinberg

As técnicas apresentadas neste livro ensinam a aprimorar suas habilidades de comunicação, a estabelecer conexão e empatia com o comprador, a identificar antecipadamente os desejos de quem compra, a direcionar a venda de forma assertiva, e muito mais! Quem é que não quer saber de tudo isso?

25 livros nacionais 611) Você não vai mais conseguir vender assim, por Guilherme Machado

Guilherme Machado defende que para ter resultados acima da média é preciso “quebrar as regras”, ou seja, sair do óbvio e ter um olhar diferenciado. No livro, ele mostra como fazer isso, apresentando técnicas e ferramentas para identificar e aproveitar ao máximo cada oportunidade de vendas.

“O profissional, seja ele veterano ou não, precisa estar sempre em evolução. Portanto, é necessário aprender sempre, afinal, nosso setor é dinâmico: o mercado muda, as pessoas mudam, então os profissionais precisam mudar, se atualizar, se adequar a estas mudanças.” Guilherme Machado

Em entrevista ao Portal VendaMais, Guilherme Machado contou boas histórias e deixou excelentes lições de vendas. Para ler, visite bit.ly/Entrevista-Guilherme-Machado.

12) Escola de Vendas KLA, por Edílson Lopes

É gestor comercial e está procurando dicas, técnicas e aplicações práticas para capacitar e elevar a performance da sua equipe de vendas? Este livro é para você!

Nele, o autor ensina quais são os passos a serem seguidos para fazer com que os vendedores alcancem grandes resultados.

13) Viva melhor e venda mais, por Ricardo Lemos e William Douglas

Na ânsia por bater metas e alcançar seus objetivos, muitos gestores comerciais e vendedores acabam comprometendo sua qualidade de vida. Neste livro, os autores mostram como equilibrar essas questões e ter êxito tanto na vida profissional quanto pessoal.

“Não espere a sexta feira às 18h para ser feliz. Tenha uma missão de vida e busque ser feliz todos os dias.” Ricardo Lemos

14) 13 princípios do sucesso em vendas, por Lupércio Hilsdorf

Você sabe quais são as atitudes adequadas para ter relacionamentos bem-sucedidos e duradouros? Não? Pois deveria! Afinal, esse conhecimento pode ajudá-lo a vender mais e melhor.

É isso, aliás, que Lupércio Hilsdorf ensina neste livro, mostrando o poder da comunicação para o sucesso nas vendas.

25 livros nacionais 715) Chega de desconto!, por Marcelo Caetano

Está na hora de fazer sua equipe entender que o desconto não é a única forma de superar objeções e, consequentemente, fechar vendas. E Marcelo Caetano pode ajudá-lo nessa missão!

Neste livro, o sócio-diretor da consultoria Soluções VendaMais apresenta dicas e histórias que mostram como trocar o corte no preço por práticas mais lucrativas e interessantes não apenas para a empresa, mas também para o cliente.

“Vejo muitos vendedores investindo mais tempo em dar desculpas por não vender – e o preço é sempre a maior delas – do que preocupados em verdadeiramente agregar valor. Também observo muitos líderes mais ocupados em pressionar a equipe, do que em vender valor para seu grupo e seus clientes. E, pior, esses vendedores e líderes são os que mais reclamam que não conseguem sustentar preço e precisam dar desconto. Se você não utiliza seu tempo agregando valor, o que você está fazendo? Em que está investindo seu tempo?”
Marcelo Caetano

16) Vendedor falcão, por Marcos Scaldelai

Segundo Marcos Scaldelai, vendedor falcão é aquele que, antes de tudo, acredita no seu potencial. Além disso, esse tipo de profissional sabe que primeiro precisa saber se vender, vender seu propósito, para depois vender o produto ou serviço. O livro apresenta dicas práticas e inovadoras para desenvolver essa habilidade.

Saiba mais sobre este livro acessando bit.ly/vendedor-falcao.

17) Venda muito mais, por Claudio Tomanini

Você já se perguntou como alcançar bons resultados em vendas de forma constante, independentemente de crise ou concorrência?

O segredo para isso, segundo Tomanini, é planejar muito bem suas ações e adaptar suas estratégias ao mercado. E é sobre como fazer isso que ele fala neste livro!

18) Vendedor diamante, por Eduardo Tevah

O mercado está cheio de profissionais medianos, que fazem o trabalho básico. Mas se você quer se destacar, precisa ser um vendedor diamante e não se contentar com o razoável. Quer saber o que você precisa fazer para evoluir e conseguir resultados acima da média? Leia este livro!

“A disposição diminui diante dos obstáculos porque as pessoas se motivam por estímulos que os outros dão a elas, e não pelos seus próprios motivos. Acredito que um dos maiores problemas atualmente é que a maioria dos profissionais para de sonhar. O maior inimigo que temos atende pelo nome de rotina, e só existe um antídoto para isso: os sonhos. Quando você sonha, encontra motivos para seguir em frente”, analisa Eduardo Tevah.

25 livros nacionais 819) Ganhe mais vendendo valor e não preço, por Marcio Miranda

Em um mercado cada vez mais competitivo, e com clientes cada vez mais exigentes, muitas empresas acabam focando apenas no preço como o seu diferencial. Mas isso pode custar caro!

Pensando em ajudá-lo a não cometer este erro, neste livro, Marcio Miranda dá dicas preciosas de negociação para você vender o verdadeiro valor do seu produto ou serviço.

20) Correndo pro abraço, por Sérgio Almeida e Raul Candeloro

Neste livro, Raul Candeloro e Sérgio Almeida oferecem ferramentas e dicas práticas para que profissionais de vendas aperfeiçoem seu relacionamento com os clientes, garantindo a recompra em longo prazo.

Além da parte técnica, os autores também abordam tendências e conceitos fundamentais para o sucesso em vendas no século XXI.

21) V.E.N.D.E.R mais e melhor, por Claudio Diogo

Todas as questões básicas do processo comercial, que são cruciais para alcançar o sucesso em vendas, são detalhadas por Claudio Diogo neste livro. A obra é um guia para orientar quem está começando e também para ajudar vendedores veteranos a melhorarem seus resultados.

22) Quer vender bem? Deixe de ser vendedor, por Antonio Braúna Braga

Com base em sua experiência de mais de 40 anos na área comercial, Antonio Braga mostra neste livro como “deixar de ser um vendedor” para se tornar um profissional de vendas alinhado às demandas atuais, um consultor de negócios que não apenas vende, mas constrói relacionamentos duradouros.

“Para ser bom, o profissional tem que ser especialista. Portanto, somente sai da mesmice o vendedor que está disposto a ‘aprender, desaprender e reaprender’. É preciso desapegar-se de hábitos ruins e técnicas de vendas desatualizadas e aprender coisas novas, acompanhando a evolução do mercado e a exigência dos clientes cada vez mais bem informados.” Antonio Braga

No artigo “Desaprender e reaprender são os segredos do vendedor profissional”, Antonio Braga fala um pouco mais sobre a filosofia que defende. Leia acessando bit.ly/desaprender-reaprender.

23) Vendas. Como eu faço?, por José Ricardo Noronha

Como podemos ajudar mais os clientes? O que podemos fazer para transformar o sucesso dos clientes em nosso sucesso?

Estas são algumas das perguntas que José Ricardo Noronha responde em Vendas. Como eu faço?. Leia e aprenda dicas práticas sobre como adaptar suas estratégias às demandas do mercado atual.

25 livros nacionais 924) Vendas 3.0, por Sandro Magaldi

Este livro fala sobre as grandes mudanças no cenário dos negócios, em que as necessidades e demandas dos consumidores transformam-se rapidamente. A obra traz 70 cases de grandes empresas do Brasil e do mundo que indicam como se adaptar às movimentações do mercado.

“Sandro Magaldi aborda de forma detalhada e com profundo bom senso analítico cada um dos dilemas que afligem a eficiência comercial das empresas nesses novos tempos. É um livro para se ler anotando, grifando, transcrevendo trechos e tabelas para suas próximas apresentações, junto a seus dirigentes ou dirigidos. Um livro que não apenas aponta problemas, mas também mostra caminhos.” Walter Longo

25) O vendedor na era digital, por João Kepler e César Frazão

Vivemos na era digital, mas muitos vendedores ainda não se adaptaram ao novo cenário e, com isso, estão perdendo espaço e muitas oportunidades de vendas. Este livro vai ajudá-lo a entender o novo consumidor e a aproveitar melhor as ferramentas online para vender mais!


Viu como não faltam bons livros de vendas no Brasil?

Sua missão agora é se programar para ler essas – e muitas outras – obras e tirar o melhor delas.

Já leu algum desses livros e quer compartilhar a sua opinião com os leitores da VendaMais? Escreva para leitor@vendamais.com.br. Sua avaliação pode despertar o interesse de outros profissionais, e assim, aos poucos, ajudaremos a reverter as estatísticas que mostram que o Brasil (ainda) não é um país de leitores. Que tal?

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