Tendências no comportamento de consumo
1 – Ponto de venda mágico
Com dispositivos móveis em mãos, os consumidores querem ter acesso a pontos de vendas onde quer que estejam.
2 – Deep retail
Esta é a evolução do big data. Por meio do Deep retail, as empresas poderão antecipar necessidades dos clientes por meio da análise de dados.
3 – Clubes culturais
Não é só a maneira como marcas interagem com clientes que conta, a forma como a empresa se relaciona com os colaboradores também pesa na decisão de compra dos consumidores atuais.
4 – A-commerce
O automated commerce (“comércio automático”, em tradução livre) indica que os consumidores estão utilizando ferramentas de automação em todas as etapas da jornada de compra.
5 – Busca por diversidade e inclusão
Diversidade de raças, sexos, quebra dos padrões de beleza e direitos LGBTQI+. Essas são apenas algumas das pautas* que os clientes levam em conta na hora de escolher uma marca.
*Um estudo realizado pela consultoria Edelman apontou que 62% dos brasileiros consomem ou boicotam marcas com base em como elas se posicionam em relação a uma questão relevante para eles.
6 – Experiências X coisas
Muitos clientes sentem que podem fazer diferença para um mundo melhor por meio de suas ações e preferem gastar com experiências ao invés de itens materiais.
7 – Compartilhadores
Há uma nova geração que prefere emprestar e compartilhar a comprar. Esse público tem impulsionando negócios focados no compartilhamento, tais como Uber e Airbnb.
8 – #Ativistas online
Os clientes #ativistas defendem seus valores por meio de ações na web. As decisões de compra e o relacionamento deles com as marcas também levam em conta as causas que defendem.
9 – Empreendedores adaptativos
As pessoas buscam cada vez mais um estilo de vida independente. Assim, rejeitam padrões tradicionais na relação com as empresas e priorizam maior flexibilidade e liberdade.
10 – Realidade mais virtual
Com a expansão das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, os consumidores devem se apoiar cada vez mais nessas tecnologias durante o processo de decisão de compra.
11 – Investigadores
Muitos consumidores assumem o papel de verdadeiros detetives no processo de compra e exigem total transparência das empresas em relação aos processos de produção e de trabalho.
12 – Criadores
Consumidores cada vez mais cuidadosos e conscientes na hora de comprar dão prioridade à aquisição de itens que eles possam personalizar de acordo com seus estilos e preferências.
Tecnologias que impactam a área comercial
13 – Automação dos dados
Segundo a Gartner, até 2020, mais de 40% das atividades de análise de dados serão automatizadas. Com isso, prever vendas e personalizar o atendimento será cada vez mais fácil.
14 – Machine learning/inteligência artificial
A inteligência artificial pode ajudar as empresas a venderem mais por meio de algoritmos que possibilitam otimizar preços, prever vendas, identificar oportunidades comerciais e avaliar a performance da equipe.
15 – Mobile
A tecnologia mobile vem impactando de maneira significativa a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e também como consomem. Tanto no mercado B2C quanto no B2B, cada vez mais os clientes devem utilizar smartphones para tomar decisões de compra.
16 – Realidade aumentada e realidade virtual
Essas tecnologias têm sido utilizadas para ajudar os clientes a terem uma “prova” do produto antes de comprá-lo. Simulações de móveis em um ambiente ou de empreendimentos imobiliários na planta são exemplos disso.
17 – Chatbots e assistentes virtuais
Chatbots e assistentes virtuais automatizam o atendimento em plataformas digitais, aumentando o alcance das marcas e as oportunidades de vendas.
18 – Pagamento digital
O relatório Global Payments Report aponta que, até 2020, os pagamentos feitos por carteiras digitais (Google Pay, Apple Pay etc.) devem representar 47% das transações feitas no e-commerce e 28% das feitas em lojas físicas.
http://bit.ly/trends-pagamento
19 – Criptomoedas
As moedas digitais devem ser cada vez mais utilizadas em operações de vendas. Inclusive, já existem soluções voltadas para o varejo que facilitam a transação das criptomoedas.
20 – Busca por voz
A pesquisa GlobalWebIndex apontou que um em cada quatro internautas utiliza busca por voz em seus smartphones para comprar. Esse é mais um canal para ser trabalhado em ações de marketing e vendas.
Expectativas dos clientes no processo de compra
21 – Transações multicanais integradas
Clientes querem ter acesso à sua empresa em diferentes canais, mas receber um atendimento integrado e contínuo.
22 – Experiência de compra impecável
Atualmente, uma experiência de compra positiva pesa não somente na decisão de compra, como também é um fator essencial para a fidelização.
23 – Personalização de produtos, serviços e comunicação
Os clientes atuais dão preferência a empresas que oferecem soluções e informações alinhadas às suas necessidades e preferências.
24 – Compartilhamento de valores
Além de ajudar os clientes a resolverem problemas e necessidades, as empresas devem se questionar sobre como elas podem ajudá-los a tornar o mundo um lugar melhor.
bit.ly/futuro-varejo-trendwatching
25 – A nova jornada de compra
A jornada do consumidor atual é não linear. Ele quer ter acesso a informações variadas em diferentes momentos do processo de compra.
Agora, é com você!
Avalie como essas tendências e tecnologias podem impactar seu negócio e busque mais conhecimento e informações para adaptar seus processos às transformações do mercado e às novas demandas dos clientes atuais. Você sabe que pode contar com a VendaMais neste processo, não é mesmo?