25 tendências e tecnologias para ficar de olho em 2019

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Tendências no comportamento de consumo

1 – Ponto de venda mágico

Com dispositivos móveis em mãos, os consumidores querem ter acesso a pontos de vendas onde quer que estejam.

2 – Deep retail

Esta é a evolução do big data. Por meio do Deep retail, as empresas poderão antecipar necessidades dos clientes por meio da análise de dados.

3 – Clubes culturais

Não é só a maneira como marcas interagem com clientes que conta, a forma como a empresa se relaciona com os colaboradores também pesa na decisão de compra dos consumidores atuais.

4 – A-commerce

O automated commerce (“comércio automático”, em tradução livre) indica que os consumidores estão utilizando ferramentas de automação em todas as etapas da jornada de compra.

5 – Busca por diversidade e inclusão

Diversidade de raças, sexos, quebra dos padrões de beleza e direitos LGBTQI+. Essas são apenas algumas das pautas* que os clientes levam em conta na hora de escolher uma marca.

*Um estudo realizado pela consultoria Edelman apontou que 62% dos brasileiros consomem ou boicotam marcas com base em como elas se posicionam em relação a uma questão relevante para eles.

6 – Experiências X coisas

Muitos clientes sentem que podem fazer diferença para um mundo melhor por meio de suas ações e preferem gastar com experiências ao invés de itens materiais.

7 – Compartilhadores

Há uma nova geração que prefere emprestar e compartilhar a comprar. Esse público tem impulsionando negócios focados no compartilhamento, tais como Uber e Airbnb.

8 – #Ativistas online

Os clientes #ativistas defendem seus valores por meio de ações na web. As decisões de compra e o relacionamento deles com as marcas também levam em conta as causas que defendem.

9 – Empreendedores adaptativos

As pessoas buscam cada vez mais um estilo de vida independente. Assim, rejeitam padrões tradicionais na relação com as empresas e priorizam maior flexibilidade e liberdade.

bit.ly/trends-consumer

10 – Realidade mais virtual

Com a expansão das tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, os consumidores devem se apoiar cada vez mais nessas tecnologias durante o processo de decisão de compra.

11 – Investigadores

Muitos consumidores assumem o papel de verdadeiros detetives no processo de compra e exigem total transparência das empresas em relação aos processos de produção e de trabalho.

12 – Criadores

Consumidores cada vez mais cuidadosos e conscientes na hora de comprar dão prioridade à aquisição de itens que eles possam personalizar de acordo com seus estilos e preferências.

Tecnologias que impactam a área comercial

13 – Automação dos dados

Segundo a Gartner, até 2020, mais de 40% das atividades de análise de dados serão automatizadas. Com isso, prever vendas e personalizar o atendimento será cada vez mais fácil.

http://bit.ly/trends-techs

14 – Machine learning/inteligência artificial

A inteligência artificial pode ajudar as empresas a venderem mais por meio de algoritmos que possibilitam otimizar preços, prever vendas, identificar oportunidades comerciais e avaliar a performance da equipe.

15 – Mobile

A tecnologia mobile vem impactando de maneira significativa a forma como as pessoas se comunicam, se relacionam e também como consomem. Tanto no mercado B2C quanto no B2B, cada vez mais os clientes devem utilizar smartphones para tomar decisões de compra.

16 – Realidade aumentada e realidade virtual

Essas tecnologias têm sido utilizadas para ajudar os clientes a terem uma “prova” do produto antes de comprá-lo. Simulações de móveis em um ambiente ou de empreendimentos imobiliários na planta são exemplos disso.

17 – Chatbots e assistentes virtuais

Chatbots e assistentes virtuais automatizam o atendimento em plataformas digitais, aumentando o alcance das marcas e as oportunidades de vendas.

18 – Pagamento digital

O relatório Global Payments Report aponta que, até 2020, os pagamentos feitos por carteiras digitais (Google Pay, Apple Pay etc.) devem representar 47% das transações feitas no e-commerce e 28% das feitas em lojas físicas.

http://bit.ly/trends-pagamento

19 – Criptomoedas

As moedas digitais devem ser cada vez mais utilizadas em operações de vendas. Inclusive, já existem soluções voltadas para o varejo que facilitam a transação das criptomoedas.

20 – Busca por voz

A pesquisa GlobalWebIndex apontou que um em cada quatro internautas utiliza busca por voz em seus smartphones para comprar. Esse é mais um canal para ser trabalhado em ações de marketing e vendas.

bit.ly/busca-voz

Expectativas dos clientes no processo de compra

21 – Transações multicanais integradas

Clientes querem ter acesso à sua empresa em diferentes canais, mas receber um atendimento integrado e contínuo.

22 – Experiência de compra impecável

Atualmente, uma experiência de compra positiva pesa não somente na decisão de compra, como também é um fator essencial para a fidelização.

23 – Personalização de produtos, serviços e comunicação

Os clientes atuais dão preferência a empresas que oferecem soluções e informações alinhadas às suas necessidades e preferências.

24 – Compartilhamento de valores

Além de ajudar os clientes a resolverem problemas e necessidades, as empresas devem se questionar sobre como elas podem ajudá-los a tornar o mundo um lugar melhor.

bit.ly/futuro-varejo-trendwatching

25 – A nova jornada de compra

A jornada do consumidor atual é não linear. Ele quer ter acesso a informações variadas em diferentes momentos do processo de compra.

Agora, é com você!

Avalie como essas tendências e tecnologias podem impactar seu negócio e busque mais conhecimento e informações para adaptar seus processos às transformações do mercado e às novas demandas dos clientes atuais. Você sabe que pode contar com a VendaMais neste processo, não é mesmo?

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