4 dicas para lidar com atrasos

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Uma coisa é fato: todo mundo procrastina! Mas gerentes de vendas de sucesso têm a tendência de procrastinar de maneira mais ou menos organizada, o que diminui os prejuízos causados pela procrastinação. Nesse sentido, estas são algumas dicas úteis:

  1. Identifique a parte mais fácil do projeto e, aí, faça! Você verá que identificar a parte mais fácil do projeto e realizá-la irá ajudar em duas coisas:
    Faz com que você inicie o projeto – o que é uma das coisas mais difíceis. Ajuda a criar um clima que permite que você passe pelas partes mais complicadas mais facilmente.
  2. Faça uma lista dos desafios do projeto. Geralmente, fazer uma lista de tudo o que precisa ser feito é um baita empurrão para o começo da produção. Fale para você mesmo que não está, efetivamente, colocando a mão na massa, está apenas fazendo uma lista do que precisa ser feito. Antes de se dar conta, você já terá riscado uns cinco itens da lista.
  3. Tenha “miniprazos”. Antes de atrasar o projeto, tenha prazos para os pequenos itens. Agendando o trabalho dessa maneira, você se forçará a fazê-lo em certos períodos de tempo. E não tenha medo de se presentear por atingir os prazos estipulados. Isso estimula o restante da caminhada.
  4. Delegue partes da tarefa. Uma maneira de começar a trabalhar em um projeto é dividi-lo entre os seus companheiros de trabalho. Olhe para cada tarefa e se pergunte: “Faz sentido realizá-la ou posso passar para algum funcionário?” Geralmente, os projetos que os gerentes de vendas mais procrastinam são aqueles que eles não deveriam estar fazendo. Na seção “Alta Performance em Vendas” desta edição (páginas 88 e 89), Raul Candeloro apresenta ótimas dicas para quem precisa delegar tarefas.

Como treinar e liderar através de jogos e dinâmicas

Como qualquer atividade em sua empresa, é necessário planejar antes de decidir fazer uma ação de treinamento com o apoio de jogos e dinâmicas. Estas dicas ajudam nesse momento:

  • Defina o que você quer conquistar com a ação. Pode ser estimular a criatividade, a tomada de decisão e responsabilidades, o sentido de grupo, o que for.
  • Encontre um exercício que se encaixe no que você deseja. Há dezenas de livros sobre o tema em qualquer boa livraria. Você também pode pegar algumas ideias com professores de universidades, psicólogos e especialistas de empresas de treinamento.
  • Estruture o encontro. Defina quem serão os participantes, qual será a data, o local e o motivo pelo qual eles deveriam participar daquele treinamento.
  • Pense nos detalhes. Defina materiais (se necessário) e verba (se necessária) para o treinamento, bem como o tempo disponível.
  • Mensure os resultados. Encontre maneiras de verificar se o treinamento atingiu seu objetivo. Combine, com cada participante, um jeito de medir os progressos.

Delegue responsabilidade

Poucas coisas incentivam mais um funcionário do que participar de algo que exija responsabilidade e tenha grande visibilidade. Algumas dicas:

  1. Faça com que os funcionários de mais destaque trabalhem com você em um projeto altamente desafiador.
  2. Caso sua equipe tenha um resultado muito bom, mande dois ou três membros apresentarem esses números na reunião da diretoria ou ao presidente.
  3. Permita que os melhores membros da sua equipe escolham em quais projetos ou clientes eles querem focar.

“Quanto mais você depende de forças externas, mais você é dominado por elas.” – Harold Sherman

Envolva a família

Existem vários programas de TV e revistas que dão conselhos sobre como cuidar dos filhos, da casa, dicas para ajudar os pequenos com tarefas escolares, etc. Copie algumas dessas dicas e faça uma espécie de jornalzinho com elas, enviando para a família de seus funcionários. É uma maneira simpática de envolver todos e mostrar o quanto você se importa.

Feliz retorno

Sempre que um funcionário se afastar por motivo de doença, quando ele voltar, vá ao seu local de trabalho recepcioná-lo e desejar-lhe um feliz retorno. Pergunte como ele está se sentindo – mesmo que ele tenha se ausentado apenas por um dia. Isso demonstra que sua falta foi sentida e que as coisas não andaram sozinhas simplesmente. Além de fazer com que ele se sinta importante e valorizado, essa atitude fará com que ele pense duas vezes antes de usar qualquer doença como desculpa para faltar ao trabalho.

Ideia na cabeça

Crie um ambiente em suas reuniões que facilite o aprendizado dos participantes e, consequentemente, a geração de novas ideias:

  • A preparação é importante. Existem reuniões rápidas, que podem ser feitas em qualquer lugar. Agora, uma reunião para ensinar algo ao seu pessoal, para demonstrar o que sua empresa irá fazer dali para frente, bem, essas devem ser preparadas com cuidado. Uma pessoa não presta atenção se estiver com o calo doendo de tanto ficar em pé, ou se quiser que aquilo termine logo para correr para outro compromisso. Reserve tempo suficiente para esse tipo de encontro, peça para que todos mantenham a agenda livre de compromissos importantes nesse dia e tenha certeza de que todos os participantes ficarão bem acomodados.
  • Use linguagens diferentes. As pessoas aprendem melhor se puderem ver, escutar e pensar sobre a questão. Então, além do audiovisual, pense em fazer algo interativo. Se a ideia não tiver nada de sólido para ser demonstrado (se for um novo produto), faça um exercício, pedindo para que todos ponham no papel o que acharam daquilo.
  • Seja claro e objetivo. Nada de colocar infindáveis gráficos de pizza, cinco ou seis fontes diferentes na apresentação multimídia, nem falar difícil. Respeite sua audiência. Seja claro.

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