Se você já notou que está ignorando o ponto de vista dos outros, criticando de forma dura, interrompendo quando alguém está falando ou tendo outro comportamento negativo que gostaria de mudar, aqui vai uma boa notÃcia: essa mudança é possÃvel. Se você já notou que está ignorando o ponto de vista dos outros, criticando de forma dura, interrompendo quando alguém está falando ou tendo outro comportamento negativo que gostaria de mudar, aqui vai uma boa notÃcia: essa mudança é possÃvel. É apenas uma questão de treinamento e prática. A chave é analisar seu comportamento, planejar uma mudança, e implementar os seguintes passos:
- Reconheça o que está fazendo. Seja especÃfico: identifique as situações e o que você faz. Por exemplo: “Nas reuniões com minha equipe, finjo que levo em consideração as idéias dos outros, mas estou apenas procurando os pontos fracos”.
- Descreva o que acontece. Depois, meça o impacto de seu comportamento. Por exemplo: “Por não estar aberto à s idéias dos outros, eu desencorajo as pessoas a proporem qualquer coisa, limitando severamente os insights que poderiam servir ao departamento”.
- Pense numa maneira melhor e ponha em prática. Crie um pequeno script a seguir. Por exemplo: “Quando as pessoas derem suas opiniões, eu vou procurar escutar o sentido e não os pontos fracos a serem rejeitados. Então, vou propor algumas questões que ajudarão os autores a esclarecer suas idéias”.
- Peça um feedback. Por exemplo, depois de uma reunião, pergunte aos membros da equipe – em particular – se eles sentem que você não tem estado muito aberto à s idéias dos outros. Diga que você apreciaria muito um feedback e que tentará mudar.
Adaptado do Managing Workplace Negativity, de Gary S. Topchik.