4 vantagens de utilizar o Business Intelligence na sua empresa

Um dos assuntos em alta nos últimos anos é a utilização de ferramentas de Business Intelligence para auxiliar as empresas a atingir seus objetivos. Empresas que fazem uso de um software de BI vendem, em média, 24% mais do que as que não fazem, conforme a pesquisa Tech Impact ’19 [1]. Os benefícios do BI podem ser notados desde a tomada de decisões ao acompanhamento de metas e visualização de dados.

Conheça quatro vantagens importantíssimas que sua empresa terá com o uso de um BI:

Decisões Baseadas em Dados

Uma das abordagens de gestão que tem se mostrado efetiva no mundo corporativo é a Tomada de Decisão Baseada em Dados, do inglês Data-driven Decision Making (DDDM). Conforme pesquisa feita pela empresa PwC [2], empresas que tomam decisões orientadas por dados têm três vezes mais probabilidade de relatar melhorias significativas na tomada de decisões em comparação com aquelas que dependem menos de dados.

Para que seja possível realizar esta abordagem, é necessária a coleta e análise dos dados. É neste momento que uma ferramenta de Business Intelligence entra em ação, exibindo os dados aos usuários e permitindo que suas decisões não sejam baseadas apenas em opiniões. Um exemplo deste tipo de cenário seria uma indústria que ao analisar quais são seus produtos mais vendidos em um determinado período do ano, define quais matérias primas precisam ter sua compra priorizada ou até mesmo seu volume aumentado com antecedência, se preparando para o período de alta nas vendas.

Métricas de Performance

Quando falamos de atingir metas é imprescindível o acompanhamento da performance atual. Desta maneira podemos atuar antecipadamente em situações que demonstram uma tendência ruim. Uma das métricas mais utilizadas é a comparação da performance do período atual com o histórico do mesmo período do ano anterior, a fim de indicar se houve uma melhora ou piora dos resultados. Dentro de um BI, esses são indicadores essenciais para a gestão de um time eficiente. Outro ponto importante, é o acesso a estes indicadores de qualquer lugar, mesmo através de um smartphone, eliminando a barreira da localização do gestor em seus desafios diários.

Insights Focados em Resultado

Cada negócio possui suas particularidades, mesmo entre empresas do mesmo ramo. A utilização de uma ferramenta de BI permite que você obtenha respostas de perguntas específicas do seu negócio. Imaginemos uma distribuidora que está prestes a iniciar no mercado a venda de um novo sabor de um de seus produtos. Ela poderá identificar qual dos sabores deste produto é o mais vendido, para então, criar um kit promocional junto ao novo sabor a fim de potencializar a entrada dele no mercado.

Visualização dos Dados 

O uso de planilhas não é a melhor forma de se analisar dados para tirar conclusões. A partir de representações gráficas de informações do seu negócio você será capaz de enxergar grandes quantidades de dados de maneira mais clara, objetiva e principalmente mais rápida. Diferentemente de quando você analisa números brutos, através de formatos visuais, padrões podem ser identificados mais facilmente e, além disso, é mais fácil prender a atenção e interesse das pessoas.

Se você deseja ter estas vantagens competitivas e impactar seu negócio positivamente, conte com a DW para a implementação do módulo de Business Intelligence. Comece a usar os dados ao seu favor.

Referências

[1] Tech Impact ’19: How technology used by the UK’s fastest growing businesses

[2] PwC’s Global Data & Analytics Survey Big Decisions, 2016

Este conteúdo foi desenvolvido pela Plataforma DW. A DW ofereçe as ferramentas de Força de VendasCRMBusiness Intelligence e E-commerce B2B que são essenciais para mensurar a rentabilidade do negócio, ampliar os resultados e continuar em constante evolução juntamente com o mercado.

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