5 atitudes para não ser morno na hora de prospectar | Parte 2: Criatividade

5 atitudes para não ser morno na hora de prospectar

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Depois de termos abordado INICIATIVA como a primeira atitude importante da prospecção premium, vamos continuar hoje a conversa falando sobre a segunda atitude fundamental na prospecção diferenciadas que é a CRIATIVIDADE.

Separei algumas razões pelas quais a criatividade é importante nas abordagens de prospecção:

  1. Diferenciação: Destacar-se da concorrência é essencial. Abordagens criativas chamam a atenção dos clientes potenciais, tornando sua empresa memorável.
  2. Engajamento: A criatividade desperta emoções e curiosidade, envolvendo os clientes potenciais com sua mensagem.
  3. Memorabilidade: Experiências criativas são lembradas. Abordagens criativas aumentam a probabilidade de serem lembradas pelos clientes.
  4. Quebra de Barreiras: Abordagens criativas superam resistências iniciais, despertando a curiosidade de clientes que, de outra forma, poderiam ignorar abordagens tradicionais.
  5. Conexões Emocionais: A criatividade cria conexões emocionais, construindo relacionamentos sólidos desde o início.
  6. Demonstração de Inovação: Abordagens criativas mostram que sua empresa é inovadora e capaz de soluções únicas.
  7. Flexibilidade: A criatividade pode te ajudar a se adaptar a diferentes públicos, aumentando a eficácia da comunicação.
  8. Aumento da Curiosidade: Abordagens criativas despertam a curiosidade, levando a conversas detalhadas e oportunidades de vendas.
  9. Economia de Tempo e Recursos: Embora exijam esforço inicial, as abordagens criativas geram resultados duradouros, economizando recursos a longo prazo.
  10. Versatilidade: A criatividade não se limita a formatos e/ou canais únicos abrindo diversas possibilidades para atrair clientes.

Revisando a lista de benefícios da criatividade na prospecção, fica claro não só sua importância, mas surge principalmente a pergunta: “Porque cargas d’água (ainda se usa esta expressão??? 🙂 as abordagens são sempre as MESMAS??”.

A mesmice é ruim em várias áreas da vida, mas em prospecção ela geralmente é mortal. Se você liga para um prospect e ele percebe você como exatamente igual ao concorrente… então você virou commodity. O contrário de premium.

As principais consequências da falta de criatividade na prospecção são:

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  1. Baixa Diferenciação: Abordagens genéricas dificultam destacar os benefícios únicos de seu produto.
  2. Falta de Atenção do Cliente: Mensagens monótonas são ignoradas.
  3. Perda de Oportunidades: A criatividade é necessária para identificar oportunidades únicas.
  4. Resistência e Desinteresse do Cliente: Abordagens previsíveis podem resultar em resistência e rejeição.
  5. Imagem Desfavorável da Marca: Falta de originalidade afeta a percepção de valor da sua marca.
  6. Redução das Taxas de Conversão: Abordagens criativas têm taxas de conversão mais altas, pois são mais envolventes e relevantes para o cliente.
  7. Desperdício de Recursos: Abordagens genéricas levam ao desperdício de recursos.
  8. Limitação do Potencial de Crescimento: Falta de criatividade restringe a inovação e o crescimento, a capacidade da sua empresa de se adaptar a novas tendências do mercado, desenvolver novas soluções e expandir sua base de clientes.
  9. Dificuldade em Engajar os Clientes: Se suas abordagens não conseguirem envolver os clientes em um nível mais profundo, eles podem não ver o valor do seu produto/serviço.
  10. Perda de Competitividade: A falta de criatividade pode fazer com que seu negócio perca terreno para concorrentes que estão mais dispostos a explorar maneiras únicas de se conectar com os clientes.

Dicas para melhorar a criatividade na prospecção:

  • Crie personas detalhadas;
  • Use abordagens multicanais;
  • Personalize mensagens;
  • Compartilhe histórias de sucesso;
  • Ofereça soluções criativas;
  • Utilize vídeos personalizados;
  • Proporcione valor antes de pedir;
  • Integre gamificação;
  • Faça perguntas provocativas;
  • Promova eventos de networking;
  • Explore parcerias estratégicas;
  • Ofereça feedback personalizado.

Livros recomendados para quem quer melhorar sua CRIATIVIDADE e usar isso depois para melhorar suas prospecções de novos clientes:

“Roube Como um Artista” por Austin Kleon: Este livro desvenda a influência de outras fontes, oferecendo insights valiosos para desbloquear a criatividade. Aborda como podemos criar algo genuinamente autêntico e único. Inclui dicas práticas e ilustrações inspiradoras.

“Desbloqueie Sua Criatividade” por Michael J. Gelb: Neste livro, Gelb apresenta princípios e exercícios práticos para liberar o potencial criativo, superando bloqueios mentais, cultivando a intuição e aplicando a criatividade em várias áreas da vida.

“Encontre Sua Criatividade: 25 Exercícios para Libertar o Seu Potencial Criativo” por Tina Seelig: É um livro altamente recomendado para estimular a criatividade. Oferece uma abordagem prática e inspiradora com exercícios, atividades e desafios para expandir horizontes criativos, questionar suposições e adotar uma mentalidade inovadora.

Vou reforçar sempre a mesma coisa ao final destes artigos sobre as 5 atitudes da prospecção premium: lembre-se que a melhoria da criatividade e da diferenciação é um processo contínuo. Leva tempo para desenvolver hábitos e uma mentalidade que estimule esse mindset vencedor. Comece com pequenos passos e, ao longo do tempo, você verá um progresso incrível na sua CRIATIVIDADE.

Prospectar com criatividade deixa de ser ATO isolado e passa a ser HÁBITO. O que é justamente a consistência que os campeões de alta performance tem. Não são ATOS de alta performance e sim HÁBITOS de alta performance. Isso sim é pensamento premium.

Abraço, sucesso, boa$ vendas,
Raul Candeloro, Diretor da VendaMais.

P.S. Gravei uma videoaula sobre o PERMA e a aplicação de conceitos de psicologia positiva no trabalho de liderança que pode interessar a empresários/as, diretores/as e gestores/as interessados/as no assunto. Clique aqui e assista!

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