5 maneiras diferentes de aprender e evoluir pessoal e profissionalmente

top1

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Especialistas apresentam formas de aprendizagem que fogem dos métodos tradicionais, mas que podem ajudar você a adquirir mais conhecimento e a se tornar uma pessoa e um profissional melhores

Você já deve saber que buscar conhecimento constantemente é importante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, certo? Afinal, neste momento você está lendo uma revista especializada em sua área! Mas o que talvez você não saiba é que o caminho para a aprendizagem não precisa ser sempre o mesmo. Ler revistas e livros, assistir a palestras, fazer cursos e treinamentos são algumas das maneiras mais tradicionais – e eficientes – de adquirir conhecimento. No entanto, elas não são as únicas.

Uma viagem, uma conversa com um desconhecido, uma autoanálise, uma ajuda que você dá para um colega de trabalho, uma meta que você se propõe a alcançar… tudo isso (e muito mais) pode gerar mais conhecimento e fazer você evoluir em sua carreira e em seu desenvolvimento individual.

Sabendo disso, pensando em ajudá-lo a entender como esses diferentes procedimentos de aprendizagem funcionam na prática e também com o objetivo de inspirá-lo a buscar atividades diversificadas no caminho para aprender mais, pedimos a alguns de nossos colunistas que revelassem suas dicas pessoais sobre essa questão. Curioso para saber o que eles disseram? Então, boa leitura!

1 – Aproveite as viagens para expandir seu conhecimento

Jerônimo Mendes, administrador, coach, empreendedor e palestrante.

Muitas pessoas montam roteiros de lugares para visitar quando estão planejando uma viagem. Jerônimo Mendes conta que também faz isso, mas que, além disso, geralmente inclui na sua programação visitas a empresas da região. Essa é ótima ideia para você! Seja em uma viagem a trabalho ou a lazer, aproveitar que você está na mesma localidade de uma grande empresa para conhecer essa organização é uma maneira interessante de sair da rotina e abrir seu horizonte para novas experiências. “Já tive a oportunidade de conhecer sedes de empresas como Apple, Budweiser, Concha Y Toro, Facebook, Google, Oracle e Nespresso, entre outras. Cada visita é uma experiência única e todas me ajudaram a entender um pouco mais sobre a cultura dessas organizações, seus posicionamentos estratégicos e, principalmente, as práticas visionárias que as tornaram tão diferenciadas perante a concorrência”, revela.

Por que isso pode ajudar no seu desenvolvimento?

O ato de viajar, por si só, já vai ajudar a ampliar sua visão de mundo. Mas, ao procurar expandir essa experiência, você poderá sair da sua zona de conforto, conhecendo não só novos lugares, mas também novas formas de vender e de gerenciar um negócio, além de fazer contatos que podem ser importantes no futuro.

Na VendaMais de janeiro/fevereiro deste ano, publicamos uma reportagem em que apresentamos as lições que nossa equipe trouxe direto do Vale do Silício. Ela está disponível em bit.ly/vale-do-silicio-vm. Não deixe de ler. Ela complementa a sugestão de Jerônimo Mendes.

top2

2 – Conheça melhor a si mesmo

J. B. Vilhena, especialista em gestão comercial, consultor e palestrante.

De nada adianta você conhecer praticamente tudo sobre o seu ramo de atuação se você não conhecer a si mesmo e não aprender a lidar com suas emoções. Nesse sentido, J. B. Vilhena relata que a terapia pode ser muito importante para o desenvolvimento pessoal e profissional. “A vida corrida que vivemos, com inúmeras pressões e cobrança constante, me faz crer que, tão importante quanto cuidar do corpo e da alma, é estar atento a seu estado mental. Para me livrar de todo aquele ‘lixo mental’ que nos desanima e, às vezes, paralisa, toda a semana eu tenho uma deliciosa conversa com a Vânia Moraes, minha psicoterapeuta. Em outras palavras, eu recomendo a terapia como forma de aprimorar a sua sensibilidade para você mesmo e para os outros. Isso vai melhorar a fluidez de suas ideias e impedir que você se autossabote por conta das diversas armadilhas mentais que armamos para nós mesmos”, indica.

O especialista ressalta que o caminho para fazer terapia passa por três esforços nada pequenos: “O primeiro é acreditar que terapia é coisa para gente saudável (e não para quem é maluco, como muitos pensam). O segundo é estar disposto a fazer um significativo investimento financeiro em si mesmo (bons terapeutas não são baratos). O terceiro é entender que, sozinho, você não conseguirá lidar com todas as suas emoções (é preciso ter a humildade de reconhecer que não é possível dar conta de tudo que acontece na sua própria vida)”, explica.

Por que isso pode ajudar no seu desenvolvimento?

A terapia é uma ferramenta de autoconhecimento que pode ajudar você a lidar com suas emoções e também contribuir para a melhora do convívio com as pessoas à sua volta. Em última instância, até mesmo o relacionamento com seu cliente pode ser beneficiado com essa filtragem emocional realizada no encontro com o terapeuta.

top3

3 – Ensine o que você sabe e aprenda mais

Sílvia Candeloro, especialista em negociação, consultora empresarial e palestrante.

O conhecimento é um dos bens mais valiosos que alguém pode ter. E, diferentemente de outros capitais, esse é um recurso que, quanto mais você compartilha, mais você tem. Sílvia Candeloro explica que uma das atividades que mais a ajuda a se desenvolver pessoal e profissionalmente é o ato de ensinar e orientar as pessoas, dividindo sua experiência e seu conhecimento. “O que eu faço e que acredito que me mantém sempre em desenvolvimento é dar aula, ensinar, ser coach, enfim, ajudar outras pessoas a se desenvolverem. Essa atividade me deixa em contato constante com muitas pessoas – normalmente, jovens, que são cada dia mais rápidos, mais interativos, exigentes e críticos. Isso faz com que eu esteja sempre atualizada e procure ser melhor a cada turma, tanto na didática quanto no conteúdo, na linguagem e nas ferramentas – que mudam a cada geração. Isso me obriga a estar no cenário e no mercado de HOJE, nada de ‘na minha época era assim’…”, comenta.

Por que isso pode ajudar no seu desenvolvimento?

Quando você está orientando alguém, precisa pensar detalhadamente em cada etapa e em cada questão que envolve aquilo que está sendo ensinado. Seja qual for o tema compartilhado, isso ajuda a desenvolver um pensamento mais analítico. Além disso, ensinar nunca é um caminho único; há sempre uma troca de experiências e informações, o que faz com que todos saiam ganhando.

top4

4 – Preste atenção nas histórias das pessoas

Claudio Diogo, especialista, palestrante e consultor na área de vendas e consumo.

Como profissional da área comercial, seja na gestão, seja na operação de vendas, é bem provável que você tenha contato diário com diversas pessoas. Mas você já parou para escutar, verdadeiramente, o que esses indivíduos têm a dizer?

Segundo Claudio Diogo, ouvir histórias pode ser um excelente caminho para aprender mais. O especialista utiliza-se dessa técnica para adquirir mais conhecimento e sabedoria constantemente. “Tenho o hábito de dedicar uma tarde por semana para andar por centros comerciais da minha cidade, ou da cidade em que eu estiver, para conversar com as pessoas. Pode parecer estranho dedicar tempo para conversar, mas as histórias de vida me fascinam, pois aprendo a lidar com dificuldades e percebo que as minhas dificuldades sempre são pequenas em relação às dos outros. Aprendo histórias de vida, de venda, de sucesso, de felicidade, de luta, de diversão. Entre piadas, tragédias e lições, fortaleço minha inteligência relacional e fico mais perto da minha causa de ajudar pessoas. As histórias que ouço e troco, através das conversas, me tornam mais generoso e humano”, reflete.

Por que isso pode ajudar no seu desenvolvimento?

A experiência é uma das melhores maneiras de aprender. Ao escutar as histórias das pessoas – sejam elas seus clientes, sejam seus vizinhos, sejam outros profissionais –, você poderá aprender por meio da experiência dos outros, além de também desenvolver sua empatia. Quanto mais abertos estivermos para aprender com o que o outro tem a nos dizer, mais aprimoramos nossos relacionamentos e nossa maneira de ver o mundo.

top5

5 – Escolha um tema anual para estudar

Raul Candeloro, diretor da VendaMais, especialista na área de alta performance em vendas e gestão comercial.

Fazer coisas diferentes é importante para o seu desenvolvimento. No entanto, mesmo quando estiver se dedicando a uma atividade extra, ainda é importante ter foco. Não dá para querer aprender tudo de uma vez. Nesse sentido, Raul Candeloro conta que anualmente escolhe um assunto para se dedicar ao longo dos 12 meses seguintes. “Faço isso desde que tenho 18 anos e é excelente. Procuro focar em apenas um assunto por ano. Com o passar do tempo, você entende com profundidade uma série de temas importantes. Acho isso muito melhor do que o estilo ‘beija-flor’ de estudar por conta própria, em que você pula de um assunto para o outro sem se aprofundar em nada”, frisa.

Por que isso pode ajudar no seu desenvolvimento?

Recebemos uma bombástica quantidade de dados o tempo todo. Mas nosso cérebro tem um limite de armazenamento e, com a velocidade que essas informações vêm, elas também vão embora da memória. Focar em um tema específico vai ajudar você a se aprofundar de verdade em um determinado assunto, fazendo com que seja algo que acrescente em longo prazo, e não apenas naquela semana.


Boas dicas, não é mesmo? Agora é com você! Coloque-as em prática e veja os benefícios surgirem. Se tiver outras sugestões para acrescentar a essa lista, envie um e-mail para leitor@vendamais.com.br. O caminho alternativo que você percorre para aprender cada vez mais pode fazer parte do conteúdo da nossa próxima edição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados

trabalhar certo

Times que trabalham muito e vendem pouco: como usar os 3 Cs para reverter isso?

Times de vendas raramente ficam parados. Vendedores estão sempre em movimento, ligando, mandando mensagens, visitando clientes.
Leia Mais →
Blindagem comercial Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Blindagem comercial: Como proteger sua carteira de clientes dos ataques da concorrência

Descubra se sua carteira de clientes está blindada ou vulnerável. Faça o diagnóstico gratuito e receba seu Índice de Blindagem agora!
Leia Mais →
CPID a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

CPID: a métrica que separa vendas rentáveis de vendas que quebram a empresa

“Você pode estar pagando comissão para vendedores que dão prejuízo.” ...
Leia Mais →