5 tendências de consumo para acompanhar em 2018

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Anualmente, a Trendwatching, empresa líder em pesquisas de consumo e mercado, lança um relatório com as tendências que devem impulsionar as principais transformações na interação entre marcas e seus públicos. De acordo com o estudo mais recente, estas são as cinco principais tendências que irão moldar o comportamento do consumidor em 2018:

1 – A-commerce

A tendência a-commerce (automated commerce – ou “comércio automático”, em tradução livre) aponta que, cada vez mais, os consumidores demandarão conveniência e personalização na hora de comprar, utilizando sistemas inteligentes e que automatizam tarefas do processo de compra – tais como pesquisar, negociar, pagar e configurar a entrega do produto ou serviço.

Por exemplo:

Na China, uma loja da rede de fast food KFC está testando o sistema “Sorria para pagar”, em que o cliente realiza o pagamento por meio de um sistema que reconhece o rosto de cada consumidor.

2 – Assistência ao desenvolvimento

De acordo com o estudo da Trendwatching, os consumidores atuais esperam que as marcas os ajudem na transição para a vida adulta. A nova geração quer que as empresas ofereçam a possibilidade de terceirizarem atividades diárias ou os ajudem a definir e alcançar objetivos pessoais.

Por exemplo:

Blue Apron é uma empresa que oferece aos recém-adultos a possibilidade de criar uma variedade de pratos saborosos e saudáveis. O serviço entrega os ingredientes (pré-preparados) para determinados pratos, com a instrução de como cozinhá-los.

3 – Companheiros virtuais

Outra tendência identificada na análise da Trendwatching é o fortalecimento da relação entre pessoas e assistentes virtuais. Estudos indicam, por exemplo, que até 2020 as pessoas devem conversar mais com chatbots do que com seus próprios cônjuges.

Por exemplo:

Replika é um aplicativo que tem o objetivo de se tornar o seu “clone virtual”. Por meio de interações com o usuário, a ferramenta cria uma personalidade digital alinhada aos seus gostos e preferências.

4 – Tolerância pós-venda

Cada vez mais os clientes vão exigir que as marcas tenham tolerância e os ajudem a reavaliar suas decisões. Para conquistar a lealdade dos consumidores atuais, é preciso atender suas necessidades e preferências em todas as etapas – inclusive no pós-venda, adaptando produtos e serviços de acordo com suas novas prioridades e desejos.

Por exemplo:

RYU é uma marca de roupas e acessórios fitness. Para ajudar seu público, a empresa oferece uma condição especial para clientes que perderam peso ou ganharam massa muscular fazendo exercícios: eles podem comprar novas peças no tamanho correto com 50% de desconto.

5 – Glass Box – a transparência da marca

Em um mundo tão conectado como o atual, as ações internas da empresa se refletem rapidamente no mercado e nos clientes. Os consumidores estão observando o tempo todo os valores, as ações, e os relacionamentos das marcas – e tomando decisões baseadas no que eles podem observar.

Por exemplo:

A marca de roupas Everlane tem a proposta de oferecer roupas de qualidade, feitas com condições de trabalho justas, e com preço acessível. Quando o cliente compra da marca, ele sabe exatamente quais são os custos distribuídos na peça – materiais, mão de obra, transporte etc.


Não existe mais off-line x on-line – existe um processo de compra conectado

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Os consumidores estão cada vez mais curiosos e exigentes na hora de fazer compra. Isso significa que, antes de cada decisão de compra – seja ela B2C ou B2B –, muitas pesquisas são feitas. E, na maioria dos casos, essa investigação pré-compra acontece na internet.

Para se ter uma ideia, estudos da Google apontam que a busca pela expressão “os melhores” – relacionada a diversos produtos – cresceu 80% nos últimos dois anos.

E engana-se quem pensa que essa apuração on-line acontece apenas com produtos e serviços mais caros, como eletrodomésticos ou softwares, por exemplo. Até mesmo na hora de comprar itens de menor valor (pasta de dente, hidratante, louças etc.) os consumidores também estão buscando pelos itens mais bem recomendados na web.

Além disso, um estudo da consultoria BCG aponta que a internet influencia mais de 50% das compras efetuadas em lojas físicas pelos consumidores conectados.

Ou seja, mesmo que sua empresa não venda pela internet, as informações na web influenciarão diretamente a decisão do seu cliente. Por isso, é cada vez mais importante pensar em processos de vendas que conectem o mundo on-line e o off-line.


Tendências de vendas para 2018

Após conversar com gestores comerciais, representantes e vendedores de diversos segmentos, a HubSpot, uma das maiores empresas de tecnologia para vendas, reuniu algumas das principais tendências para o mundo das vendas em 2018. São elas:

Prospecção por vídeos

Em vez de responder o prospect por e-mail, você já pensou em enviar um vídeo?

Essa é uma maneira muito mais dinâmica e pessoal de entrar em contato com possíveis clientes. Nessa etapa da venda, o vídeo aumenta o engajamento e também serve como um diferencial para sua marca.

Treinamento intensivo na área de qualificação de leads

Ao mesmo tempo em que o uso da tecnologia tem facilitado a captação de novos clientes, a concorrência também está muito mais acirrada. Por isso, ter profissionais com alto nível conhecimento na área de qualificação de leads será um diferencial em 2018.

Aplicativos de mensagens instantâneas

Estudos mostram que as pessoas passam mais tempo em aplicativos como Messenger ou WhatsApp do que em outras redes sociais. Por isso, é inevitável que profissionais de venda passem a utilizar essas ferramentas para entrar em contato com prospects e clientes.

Confira mais previsões (em inglês) na página da HubSpot: bit.ly/tendencias-vendas-hubspot

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