7 maneiras de transformar o risco em oportunidades

Descubra quais são os fatores de risco que mais impactam a saúde financeira de uma empresa. Adrian Slywotzky é um pensador empresarial cujo trabalho acompanho há muitos anos. Descobri-o em uma palestra do Michael Porter, em que o guru dos gurus de estratégia empresarial citava seu nome abundantemente durante a apresentação. Dias depois, assistindo a outra palestra, dessa vez de Philip Kotler, mais da metade de seus slides citavam Slywotzky. Então, pensei: ?Isso é muito mais que coincidência, preciso me aprofundar e estudar mais esse cara?.

Slywotzky começou, anos atrás, como consultor da Bain (onde trabalham outros dois nomes que são duas das minhas maiores referências ? Chris Zook e Frederick Reichheld). Todo seu trabalho está baseado na palavra ?lucro?. De onde vem? Por que algumas empresas são tão bem-sucedidas em termos de lucro, enquanto outras parecem fazer tudo certo, mas dão prejuízo? Por que tantas empresas conseguem ser lucrativas por um certo período de tempo, mas depois se complicam?

Cada um dos seus seis últimos livros busca responder a essas perguntas sob um ângulo diferente, mas sempre com o mesmo foco: a busca do lucro. O seu sétimo e mais recente livro, Do Risco à Oportunidade, trata da questão do lucro pelo prisma do risco. Ou seja, quais são os fatores de risco que mais impactam a saúde financeira de uma empresa?

Segundo Slywotzky, são estes sete:

1. A ?grande iniciativa? falha.
2. Seus clientes começam a abandoná-lo.
3. Seu ramo de negócio se encontra em uma encruzilhada.
4. Um concorrente muito forte, quase imbatível, invade seu mercado.
5. Sua marca começa a perder valor.
6. Sua indústria se transforma em ?soma zero?.
7. Sua empresa pára de crescer.

Analisando de forma séria e criativa essas sete áreas, você certamente estará muito mais bem preparado para diminuir seus riscos e enfrentar a concorrência em 2008.

O texto completo é exclusivo para os assinantes do Gestão em Vendas. Se você ainda não tem a assinatura, poderá fazê-la através do site: www.gestaoemvendas.com.br e começar a receber, na próxima semana, as edições completas.

Conteúdos Relacionados

Rolar para cima