7 tendĂȘncias fortes em Vendas que todo lĂ­der comercial deveria ficar alerta

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Quem imaginaria que passarĂ­amos pelas turbulĂȘncias que passamos nos Ășltimos dois anos e como terĂ­amos que nos adaptar tĂŁo rapidamente?

Como não poderia deixar de ser, a área de Vendas foi uma das mais afetadas pela pandemia, que impactou fortemente a cadeia toda de suprimentos, fluxo de trabalho, fluxo de caixa
 tudo está sendo revisado.

Aqui estĂŁo sete tendĂȘncias fortes que vemos afetando a ĂĄrea comercial:

  1. Venda baseada em valor (de verdade, nĂŁo sĂł na conversa).
  2. Vendas virtuais como parte normal do novo modelo.
  3. Salestech para busca de maior eficiĂȘncia.
  4. Empresa-escola.
  5. Metodologia prĂłpria de vendas.
  6. Especialização das funçÔes na equipe de vendas.
  7. Terceirização estratégica de algumas funçÔes na equipe de vendas.

1) Venda baseada em valor Ă© inquestionavelmente o modelo a seguir

  • Clientes nĂŁo querem sĂł o melhor preço. Querem a melhor relação benefĂ­cio/custo.
  • Clientes nĂŁo querem produtos ou serviços. Querem resolver ou evitar um problema.
  • Diferencie-se ou morra. Mesmo que o produto ou serviço seja massificado, o atendimento e a percepção que o cliente tem do produto ou serviço nĂŁo pode ser.
  • Empresas que tĂȘm equipes de vendas treinadas para descobrir mais oportunidades, converter estas oportunidades em conversas de valor agregado e maximizar rentabilidade/lifetime value sĂŁo as que tĂȘm melhores resultados e superam suas metas.

2) Vendas virtuais fazem parte normal do novo modelo

  • NĂŁo adianta ficar reclamando e falar que Ă© diferente de estar na frente do cliente. Óbvio que Ă© diferente. A questĂŁo nĂŁo Ă© essa. Primeiro, porque muitos clientes/compradores estĂŁo preferindo algumas interaçÔes virtuais. Segundo, que Ă© muito mais produtivo atĂ© para o/a vendedor/a. Terceiro, porque Ă© mais uma opção – nĂŁo precisa ser uma coisa OU outra. Pode ser presencial (quando der/quiser) ou virtual (quando der/quiser).
  • Equipes de vendas vĂŁo precisar ser retreinadas a vender nesse novo ambiente virtual: espaço/ambiente, linguagem nĂŁo verbal, como fazer excelentes apresentaçÔes online, como criar engajamento online, como estabelecer rapport e conexĂŁo emocional, etc.

3) Uso de tecnologia, softwares e aplicativos (Salestech) para tornar o processo de venda mais eficiente

Não existe mais espaço para vendedor que usa bloco de anotaçÔes e planilha Excel e acha que isso é organização e profissionalismo. Era uns 10 anos atrås! Agora é sinal de que estå ficando para trås e deixando passar oportunidades enormes de ser mais eficiente. Tecnologia é para trabalhar menos e ter melhores resultados!

A boa gestĂŁo de vendas hoje Ă© toda baseada em INDICADORES. NĂșmero de contatos, como estĂĄ o andamento das propostas, taxa de conversĂŁo, valor mĂ©dio por pedido/fechamento, clientes mais lucrativos (e menos), taxas mĂ©dias de desconto, quem estĂĄ comprando e quem nĂŁo estĂĄ, o que comprou e o que nĂŁo comprou
 tudo isso um bom CRM lhe dĂĄ.

Escolha um bom CRM e use ao mĂĄximo! Depois disso evolua! (BI, por exemplo
 para facilitar a visualização dos indicadores e poder tomar decisĂ”es mais inteligentes de maneira mais rĂĄpida e produtiva).

Lembre que a tecnologia nĂŁo substitui o vendedor, mas o vendedor que sabe usar a tecnologia substitui o que nĂŁo sabe.

Mesma coisa com gestores: gestor que nĂŁo souber usar tecnologia vai rapidamente ser substituĂ­do por gestor que sabe. NĂŁo existe gestĂŁo de vendas hoje sem indicadores e nĂŁo existem indicadores sem software adequado.

Aqui tem um site excelente para vocĂȘ encontrar o que existe de melhor em Salestech no Brasil: www.salestechbrasil.com.br

4) Empresa-escola: encontrar vendedores qualificados é cada vez mais difícil. Solução: treinar e desenvolver

Se vocĂȘ começa a subir a rĂ©gua de exigĂȘncia na contratação de vendedores, simplesmente porque o processo de venda ficou mais complexo e completo, sabe que Ă© cada vez mais difĂ­cil encontrar pessoas realmente qualificadas e prontas para a função.

A solução passa por contratar pessoas com o perfil correto e desenvolvĂȘ-las. Empresa que nĂŁo tem departamento de treinamento de vendas hoje em dia estĂĄ basicamente assumindo publicamente que vai ficando defasada todos os dias.

Se vocĂȘ acha que treinar a equipe Ă© caro, Ă© porque estĂĄ fazendo a conta errada. Calcule quanto custa NÃO TREINAR.

CĂĄlculo rĂĄpido e fĂĄcil de fazer: se a soma que seus vendedores dĂŁo de desconto mensalmente Ă© maior do que sua margem de lucro, entĂŁo claramente temos uma oportunidade para trabalhar (e sĂł estamos falando de um Ășnico ponto especĂ­fico de melhoria – descontos –, fora todos os outros). AliĂĄs, sĂł por curiosidade: jĂĄ fez essa conta? Descontos dados pela equipe x rentabilidade da empresa? Muita gente leva um susto quando descobre a realidade.

Treinamento Ă© investimento, nĂŁo custo. É processo, nĂŁo Ă© evento. É prioridade, nĂŁo secundĂĄrio. É fundamental, nĂŁo superficial.

Esta é basicamente a diferença entre quem investe em treinamento e quem não investe:

A pergunta Ă© simples: em qual das duas linhas vocĂȘ estĂĄ como profissional? E a equipe?

Caso queira trabalhar com a maior empresa de treinamento de vendas do Brasil para ajudar sua equipe a se desenvolver cada vez mais na alta performance, entre em contato: [email protected]

5) Toda empresa precisa de uma metodologia prĂłpria de vendas

VocĂȘ pode chamar de mĂ©todo de vendas, sales book, playbook ou como preferir. Mas Ă© inegĂĄvel que as empresas com os melhores resultados sĂŁo muito conscientes e consistentes em desenvolver uma metodologia de vendas.

Ao definir as etapas da venda na sua realidade e depois definir qual a melhor forma de executar cada uma, vocĂȘ consegue transformar sua equipe numa mĂĄquina de vender.

Isso acaba influenciando recrutamento e seleção, treinamento, comunicação com a equipe, indicadores e até remuneração.

Empresas que entenderam a importùncia de desenvolver sua metodologia de vendas/sales book estão muito à frente de quem não tem e terceiriza para a equipe de vendas a responsabilidade de encontrar as melhores pråticas e o melhor caminho em cada interação com cliente. Isso é muito ineficiente: alguns são ótimos, alguns mais ou menos, outros bem ruins.

VocĂȘ precisa homogeneizar POR CIMA a mĂ©dia da equipe (nĂŁo por baixo!) e isso sĂł acontece se a sua metodologia de vendas, o seu jeito de vender, estĂĄ claro para toda a equipe, sendo praticado com competĂȘncia e consistĂȘncia.

Caso precise/queira ajuda para desenvolver a sua metodologia prĂłpria de Vendas, o seu JEITO DE VENDER, entre em contato: [email protected]

6) Especializar as funçÔes da equipe de vendas serå cada vez mais comum

Aaron Ross Ă© o maior proponente disso e criou toda uma escola baseando-se no conceito da receita previsĂ­vel, em que vocĂȘ basicamente separa a função inicial de prospecção/qualificação da venda consultiva per se.

PĂłs-venda Ă© outra atividade que pode ser desmembrada e, na VendaMais, tambĂ©m defendemos a criação de nĂșcleos que chamamos de ‘Centrais de InteligĂȘncia’, uma central de contact center que dĂĄ apoio Ă  gestĂŁo e cumpre diversas funçÔes estratĂ©gicas e tĂĄticas complementares Ă s funçÔes da equipe comercial.

A especialização permite contratar melhor, controlar melhor, desenvolver melhor, acompanhar melhor. Claramente uma tendĂȘncia forte na ĂĄrea de Vendas.

7) Terceirizar estrategicamente algumas funçÔes de vendas

Ao separar seu processo de vendas em etapas e especializar a equipe comercial, fica claro que algumas tarefas podem ser terceirizadas (por exemplo, SDRs fazendo prospecção).

Algumas empresas do nosso portfĂłlio de consultoria tĂȘm terceirizado TODA a operação comercial. Uma indĂșstria, por exemplo, que prefere que nĂłs façamos a gestĂŁo de todo o processo comercial (incluindo a contratação de um/a diretor/a comercial, com salĂĄrio pago pela VendaMais, mas trabalhando 100% dentro do cliente).

Empresas que trabalham com representação comercial jå estão fazendo esse caminho (micro franquias, em algumas situaçÔes, passam exatamente pelo mesmo ponto).

Qual o melhor modelo para a SUA empresa? Depende, como sempre. Mas os modelos hĂ­bridos (com modelo de vendas bem definido, especialização, indicadores claros, estratĂ©gia bem definida) permitem vocĂȘ ter flexibilidade e montar o modelo ideal para sua situação.

É mais ou menos como a discussĂŁo que o varejo tinha antes, com alguns donos de loja mais atrasados falando que nĂŁo iam lançar e-commerce porque isso competia com a loja. Hoje esse tipo de argumento Ă© visto como um absurdo (e uma falĂĄcia, pois estĂĄ errado… e-commerce feito corretamente melhora fluxo e resultados nas lojas).

Vemos da mesma forma na VM a discussĂŁo entre equipe prĂłpria e terceirizada. DEPENDE. Cada uma tem pontos fortes e fracos e situaçÔes em que hĂĄ vantagens e desvantagens. O segredo, como sempre, Ă© estar aberto e nĂŁo ficar preso a um modelo Ășnico sĂł porque Ă© zona de conforto.

E vocĂȘ: quais dessas tendĂȘncias tem sentido no seu dia a dia como lĂ­der comercial?

Alguma outra tendĂȘncia forte que incluiria na lista?

Abraço, boa $emana e boa$ venda$,

Raul Candeloro
Diretor

P.S. As aulas do meu curso de Gestão de Equipes Comerciais começam agora em fevereiro. São assuntos assim que ajudo meus alunos a repensar, reorganizar e resolver, com agilidade e segurança para continuarem liderando sua equipe de vendas de alta performance. Para fazer sua inscrição: https://gec.vendamais.com.br/2022/

P.S. O que acontece quando algumas pessoas acordam de manhĂŁ e se olham no espelho…

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