Network é uma corrente de conexões que se cruzam em intervalos regulares, envolvendo contatos e relacionamentos que podem ajudá-lo a alcançar seus objetivos profissionais. Resumindo, network é marketing boca a boca. Não é prospectar, nem recrutar, nem vender. É conhecer, se relacionar, conversar. Investir em aumentar seu network profissional pode:
- Aumentar seu número de prospects.
- Aumentar sua visibilidade e a da sua empresa.
- Melhorar sua reputação perante a comunidade.
- Aumentar sua influência.
Interessante, não é mesmo? Sabendo disso, apresento a seguir oito regras simples que, quando seguidas, facilitam muito a construção do seu network em eventos.
- Dê seu cartão somente quando existir uma boa razão – O melhor momento para dar seu cartão é quando o contato tiver algum benefício em fazer negócios com você, quando vocês concordaram em trocar mais informações ou quando concordaram em aprofundar o relacionamento, marcando um encontro ou telefonema posterior.
- Crie um comercial de 30 segundos – Uma breve explicação do que você faz permite uma abertura que, preferencialmente, deve focar a conversa nos resultados que você traz aos clientes, e não apenas nas características do que você vende.
- Tenha um objetivo específico para cada encontro – Pense no propósito de cada reunião ou evento antes de se apresentar.
- Vá devagar – Em grandes eventos, comece você mesmo os contatos. Fique em pé ao lado da porta de entrada, cumprimente as pessoas conforme elas forem entrando e encoraje-as a se apresentar. Os melhores networkers são aqueles que deixam o ego de lado. O negócio não é chamar a atenção, e sim conhecer mais pessoas interessantes profissionalmente.
- Indique antes de pedir indicações – Pessoas que participam de organizações ou eventos apenas para sugar raramente têm sucesso a longo prazo. Se você demonstrar que está disposto a ajudar os outros a atingirem seus objetivos, certamente eles o ajudarão a atingir os seus. Ao entrar em qualquer grupo, trabalhe primeiro em benefício dele. Invista tempo em descobrir os outros e deixe as pessoas conhecerem você melhor – é a melhor forma de convencê-los do seu valor.
- Crie oportunidades – Ande pelo local do evento. Não sente sempre no mesmo lugar. Não tome café sempre na mesma mesa. Não almoce sempre no mesmo restaurante. Encontre pessoas novas e diferentes.
- Lembre-se dos seus clientes – O network mais importante que existe são os seus clientes, não apenas para vender mais, mas também para proteger-se de ataques da concorrência, de compradores que mudam de empresa, de demissões, etc. Fazer parte da vida dos seus clientes aumenta a lealdade deles em relação a você.
- Faça com que as pessoas saibam que fazem parte de seu network – Um network não é um banco de dados. Pessoas em seu network precisam ser tratadas com atenção, e isso requer contatos pessoais. Para conseguir o máximo deles, doe seu tempo, sua energia e seu conhecimento. O resto acontecerá naturalmente.
O network é tão importante que deveria ser parte do trabalho de todo vendedor, incluindo avaliações de performance por parte do líder de vendas.
The Sales Doctor é uma empresa norte-americana especializada em vendas e no aprimoramento de profissionais de vendas. Para contatá-la, visite www.brianazar.com ou, se preferir, www.salesdoctor.com.