Pai e mãe são, de todos os pontos de vista, duas das pessoas mais importantes que teremos sempre nas nossas vidas.
A influência que nossos pais exercem sobre nossa personalidade vai muito além da formação de quem somos na infância.
Seja com seus conselhos, exemplos, as referências que criam ou o apoio que nos dão, nossos pais definem muito de quem somos como pessoas e como profissionais também.
Para preparar uma homenagem aos pais neste mês de agosto, fizemos o seguinte pedido aos nossos leitores: “Se você fosse agradecer o seu pai por 3 coisas que ele lhe deu, estimulou, inspirou, ajudou, apoiou… Quais seriam esses agradecimentos?”.
As respostas selecionadas homenageiam nossos leitores que são pais, e os pais dos nossos leitores.
Feliz Dia dos Pais!
Marcelo Homci
Agradeço ao meu pai pelos seguintes conselhos que me foram passados em uma carta:
- Ensine valores e princípios de vida. Nessa jornada, haverá ventos contrários, surgirão tormentas, terreno duro, espinhoso e pedregoso. Continue, pois semear dá sentido à vida e à fé.
- A vida é um processo de crescimento. Nunca é tarde para começar de novo e nada é tão bom que não possa ser melhorado.
- Prepare-se para continuar sendo uma fonte de inspiração para as pessoas que te rodeiam.
Gabriel Sena Ribeiro
Eu agradeço ao meu pai por ter me ensinado o valor das pessoas, independente de sua posição social, por ter me ensinado que sempre é possível melhorar – ainda que as circunstâncias sejam contrárias –, pois a vida sempre nos possibilita a busca pelo melhor. Me ensinou também que devemos ser como crianças, brincar, aproveitar a vida, ser feliz e curtir os momentos com a família. Estou escrevendo ao lado dele, que está no chão brincando com meu filho Pedro, de 9 meses.
Rosangela Cassiano
Há 40 anos papai nos deixou, porém, três coisas que ele me ensinou me fortalecem a cada situação de desespero: sorrir, amar e perdoar. Essas três palavras fazem parte do meu ser! Apesar de na época só ter 9 anos, eu guardei essas lições. Fecho os olhos e ouço suas palavras carinhosas e o meu sofrimento se abranda.
Catia Lopes
É até meio estranho dizer que meu pai me inspirou em algo, pois ele saiu pra trabalhar e nunca mais voltou. Eu tinha 12 anos, hoje tenho 35. Mas me recordo que ele era muito dedicado ao trabalho, sempre procurou perfeição, pontualidade e responsabilidade. E, com o fato de ter desaparecido das nossas vidas, pude aprender grades lições: que se tem caráter ou não se tem; que coragem tem que ser combustível diário, que o medo tem que nos impulsionar para o que queremos e que nunca podemos nos esconder atrás de desculpas. Apesar da falta paterna, hoje posso dizer que o maior erro dele pode ter sido um grande ensinamento para a nossa família. O meu pai foi minha mãe, e minha mãe é a minha mãe. Não só pelo fato dele não ter convivido conosco, é que minha mãe é incrível, uma mulher multitarefa. Ela merece toda uma página para contar sua história!
Rondinelli Maia
Sem dúvida alguma, meu pai foi o grande responsável pela minha formação e pela minha carreira profissional. Meus três agradecimentos:
Inspiração: Meu pai sempre atuou na área de vendas, ele foi minha maior inspiração. Como a maioria dos vendedores, ele “caiu de pára-quedas” nessa profissão. A necessidade transformou a oportunidade em aprendizado. Sempre o via saindo bem cedo e chegando bem tarde em casa, porém, nada nos faltou, o pouco que tínhamos demos muito valor. Meu pai sempre ensinou que a sinceridade e transparência fazem toda a diferença. Ele podia até ganhar pouco, mas não mentia para levar vantagem em cima dos clientes, na tentativa de desmistificar o pensamento “isso é papo de vendedor”.
Estímulo: Motivação vem de dentro, mas os estímulos são fundamentais para despertar a motivação. Iniciei minha carreira na área comercial em 2004. Era estagiário de vendas em uma grande rede de varejo. Imaginem a alegria do meu pai! Não é “papo de vendedor”, mas a primeira leitura que meu pai me apresentou foi a Revista VendaMais. Desde então, ela nunca mais saiu da minha vida. Me inspira todos os meses, desde dezembro de 2004.
Agradecimento: Serei eternamente grato ao meu pai pelo incentivo à leitura, os princípios e, acima de tudo, à introdução ao mundo VendaMais. Como forma de agradecimento passei, então, a escrever artigos relacionados a vendas. Por ironia do destino, fui procurado pela VendaMais para contribuir com conteúdo para a newsletter “Criatividade em Vendas”, de 2006 a 2013. Imaginem o grau de felicidade e orgulho do meu pai! Pois é… Uma pequena forma de homenagear e agradecer meu grande incentivador.
João Guedes
Agradeço a meu AMIGO (Pai) o amor que ele me deu e ensinou. Foi com isso que aprendi a respeitar as pessoas e crescer sem NUNCA ter passado ninguém para trás; aprendi a lutar com armas justas e ver que cada colega de trabalho, concorrente ou cliente merecem respeito.
Elaine Mischiatti Ferrari
Meu pai me estimulou a ser uma pessoa corajosa, a ter perspectivas de futuro de forma concreta, com planejamento para poder chegar lá. Me ajudou a ter uma formação educacional e um encaminhamento profissional. Me inspirou a ser uma pessoa íntegra, ética e solidária como ele. Mesmo com alguns “puxões de orelha”, sempre apoiou minhas ideias, minha escolha profissional e meu estilo de vida. Foi um super pai.
Francieli Kern
Meu pai é meu ídolo. Ele me inspirou a lutar pelos meus ideais e a nunca desistir, sempre trabalhando de forma muito honesta. Agradeço, pois além de me ajudar a crescer pessoalmente, ele foi um dos maiores incentivadores da minha carreira; sempre muito comunicativo; ele me envolveu nesse mundo fantástico das vendas! Minha inspiração em todos os momentos!