A Copa passou, mas o que vimos durante os 30 dias de altas doses de futebol pode trazer uma boa reflexão sobre temas do cotidiano de um líder de vendas.
As metas coletivas estão acima de tudo: os craques sempre buscam seus recordes individuais, mas sabem que seu sucesso particular ajuda sua equipe a atingir os grandes objetivos.
* E o seu campeão de vendas?
Todos se beneficiam de um marca: quem faz o gol é um só, mas a alegria e o mérito por um objetivo alcançado é de todos.
* Sua empresa tem planos de remuneração com base em resultados coletivos?
Treina-se muito mais do que se joga: 80% da rotina de trabalho dos jogadores durante a Copa é composta por treinamentos.
*Quantas horas por mês são dedicadas ao treinamento de sua equipe de vendas?
Todos os mínimos detalhes são observados: replays por diferentes ângulos, câmera lenta, imagens exclusivas. A transmissão pela TV nos mostra que observar todos os detalhes de uma partida é fundamental para que ela possa ser bem analisada e para que se possa aprender com o que passou.
* Você se preocupa em analisar as vendas e as ‘não-vendas’ depois que elas ocorrem?
O adversário é muito estudado: todas as seleções têm seus olheiros acompanhando outros jogos in loco, e os treinadores formam suas equipes com base nas características do adversário.
*Como você estuda e acompanha seus concorrentes? E sua equipe?
A tecnologia é obrigatória: Em 2014, uma nova tecnologia que mostra se a bola ultrapassou – ou não – a linha do gol acabou com as injustiças por gols mal anulados ou confirmados pela arbitragem.
* O quanto sua empresa está perto da tecnologia? Vendedores bem equipados com smartphones e tablets e um bom CRM são fundamentais.