Teoria e prática – Atravessando a ponte

Quer conversar com um especialista?
Entre em contato!

Atualmente discute-se muito como deve ser o profissional do futuro. Muitas teorias são trazidas ao nosso conhecimento através de conferências, palestras, seminários, fóruns, livros e consultores de maneira geral. Acreditamos que tudo isso é muito válido, porém acaba existindo um desbalanceamento entre essas teorias e suas aplicações práticas.

Daí a nossa preocupação em abordar neste artigo as dificuldades que acabamos enfrentando para colocarmos em prática estas teorias – que sabemos, irão nos ajudar a melhorar nossa performance em geral e, consequentemente, as organizações. Porque é tão difícil?

Imaginemos agora uma ponte onde de um lado encontra-se a teoria e do outro os resultados que queremos obter, sendo o caminho entre eles as ações necessárias para o êxito.

Quando iniciamos esta travessia, ou seja, passamos a agir em busca dos objetivos pré-estabelecidos, deparamo-nos com as dificuldades que infelizmente acabam muitas vezes por se tornarem intransponíveis para a maioria dos profissionais.

Quais são essas dificuldades?

Em um primeiro momento, é natural sentirmos medo oriundo das incertezas que invariavelmente aparecem quando fazemos algo pela primeira vez. Neste ponto é imprescindível encararmos isto não só como algo positivo e desafiador , mas, principalmente, como um sinal de que devemos seguir em frente. Procure excitar-se com o medo, lembrando-se que enfrentá-lo é o único caminho possível para que você se transforme em um diferencial competitivo dentro da sua organização.

Após superarmos este obstáculo, outras características são importantes para continuarmos a travessia. A disciplina no cumprimento de metas previamente estabelecidas por escrito e com datas torna-se fundamental, pois não permite desviarmos o foco, levando-nos a assumir compromissos que assegurarão o êxito final.

Este comprometimento deve ser a base para levarmos a “fazer com paixão o que deve ser feito”, estando alertas todo o tempo, pois muitas vezes – como comprovaram inventores e filósofos – as idéias podem surgir nas horas mais inesperadas. Não devemos, contudo, abdicar da vida afetiva ou familiar, pois já sabemos ser impossível alcançarmos o sucesso estando divididos.

A frustração será com certeza uma constante durante a travessia e, portanto, necessitamos aprender a controlá-la, sob pena de desistirmos no meio da jornada. Neste ponto o aspecto individual de cada um é o que conta: precisamos ter autocontrole aliado com a capacidade de auto motivação. Esta última pode ser conseguida através do conhecimento de si mesmo, gerando a crença e a persistência necessárias para continuarmos até o fim.

Outra dica interessante é a de nos associarmos com as pessoas que tenham os mesmos princípios que nós e também sucesso no que fazem, pois como a história mostra, a vitória é contagiante e acaba por nos envolver.

Por último, gostaríamos de salientar que o processo de travessia não cessa jamais, pois sempre após uma ponte aparecem outras, sendo fundamental evitarmos a acomodação – tão comum em nossa realidade profissional. Lembre-se que o sucesso é uma jornada e não um destino! Então, o que estamos esperando para agir?

Claúdio Affonso L.F Chaves é Gerente de Desenvolvimento de Mercado da Alcan Alumínio do Brasil. Ele pode ser contatado pelo fone (011) 446-8430. Cléber Lima Guarany é Engenheiro de Vendas e Assistência Técnica, também da Alcan Alumínio. Cléber pode ser contatado pelo fone (011) 446-8427.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Conteúdos Relacionados